Atualidade
Faculdade de Economia do Porto homenageia arquiteto responsável pelo seu edifício quinquagenário
Direção-Geral do Património Cultural considera esta obra como Monumento de Interesse Público

No âmbito das celebrações do seu 70º aniversário até maio de 2024, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está a promover uma série de eventos, incluindo um ciclo de conferências que abordam diversos temas. A próxima sessão será dedicada ao 50º aniversário do edifício da FEP, inaugurado em junho de 1974.
Idealizado pelo arquiteto Alfredo Viana de Lima para ser um espaço propício ao estudo e ensino, este edifício é atualmente reconhecido como Monumento de Interesse Público pela Direção-Geral do Património Cultural. A entidade destaca que “a coerência formal e a qualidade arquitetónica são o melhor testemunho da mestria do seu criador, que desenhou aquela que é hoje uma obra de destaque na história da arquitetura moderna portuguesa, que se impõe na cidade, tanto pela escala como, e sobretudo, pela importância institucional”.
Assim, no dia 23 de fevereiro, às 18h00, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitetónicos desta obra especial, muito apreciada por entusiastas de arquitetura. O arquiteto Pedro Martins, responsável pela obra de reabilitação do edifício, juntar-se-á a Sérgio Fernandez, arquiteto que colaborou com Alfredo Viana de Lima, bem como aos Professores da FEP Ana Paula Delgado e José Varejão.
Viana de Lima procurou criar um edifício com diversos espaços que permitissem aos estudantes conviverem com colegas ou estarem sozinhos, de acordo com a sua personalidade e vontade. Ana Paula Delgado, professora da FEP, desde a inauguração da obra, afirma que “o edifício é muito confortável, possui amplos corredores e muitas áreas envidraçadas, que servem tanto como espaços de trabalho como de convívio”.
Ao longo destes 50 anos, foram realizadas algumas alterações para atender a necessidades que não foram previstas no projeto original, como a instalação de equipamentos informáticos ou a substituição do pavimento. A reabilitação concluída no final de 2017 visou melhorar as condições de conforto e dar resposta ao crescimento da FEP, especialmente no que diz respeito à oferta de cursos e alunos.
Com o apoio de outras escolas da Universidade do Porto, como a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Engenharia, foram instaladas cadeiras mais largas e mesas mais confortáveis nos anfiteatros, as cadeiras icónicas em fibra de vidro foram restauradas, e o espelho de água, até então inativo, foi reativado. Simultaneamente, houve uma preocupação em preservar o mobiliário original e respeitar o traço inicial de Viana de Lima.
Mais informações sobre a conferência e inscrições aqui.
Foto: UP.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca