Connect with us

Atualidade

Prisão preventiva de homem por roubo em residência em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Marrazes, no passado dia 12 de fevereiro, pelas 04h20, deteve um homem com 42 anos de idade, por se ter introduzido, sem consentimento, no interior de uma residência, enquanto os seus habitantes dormiam no interior da mesma, na zona de Gândara dos Olivais, Leiria.

O suspeito teria já furtado uma bicicleta, uma consola Playstation e dois telemóveis, quando foi surpreendido por um dos moradores numa das divisões da casa. O homem, acusado do crime de roubo, terá tentado atacar esse mesmo morador com recurso a uma faca de cozinha, envolvendo-se os mesmos em agressões, resultando ferimentos ligeiros em ambos e, ainda, numa outra moradora que veio em auxílio do primeiro.

Após conseguirem manietar o suspeito, as vítimas deram de imediato o alerta à polícia, que rapidamente se deslocou ao local, recuperando os vários artigos furtados e entregando os mesmos aos seus legítimos proprietários.

O suspeito já estava referenciado por envolvimento em situações de ofensas à integridade física, furtos e crimes contra a propriedade, tendo sido já detido, em flagrante delito, no passado dia 8 de janeiro, por danos na Estação de Caminhos de Ferro de Leiria.

Após condução ao Hospital de Leiria para tratamento de alguns ferimentos ligeiros resultantes da altercação com os moradores, o detido foi presente à autoridade judiciária competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Equipa da Universidade do Minho procura fármaco eficaz contra a malária e a leishmaniose

Cientistas identificaram compostos ativos eficazes contra parasitas que causam aquelas doenças infeciosas e vão começar estudos in vivo em animais

Publicado

on

Descobrir um medicamento eficaz para a malária e a leishmaniose, que são das principais doenças infeciosas transmitidas por insetos. É este o objetivo de uma equipa liderada pelo Centro de Química (CQ) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), num projeto iniciado há três anos e que pode demorar pelo menos dez anos.

Os cientistas encontraram já em laboratório 28 compostos ativos eficazes contra a malária e 15 contra a leishmaniose e depois otimizaram-nos. Em breve vão começar os estudos in vivo em animais, imprescindíveis para provas de eficácia e avaliação da segurança em humanos. O projeto chama-se PuryMal e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

“Encontramos compostos muito ativos no microrganismo e que não são tóxicos para as células do hospedeiro, ou seja, o ser humano”, explica a investigadora Maria Alice Carvalho. No caso da malária, esses compostos foram identificados em estirpes resistentes e não resistentes e com baixa toxicidade para serem testados em animais. “Ficamos surpreendidos com os compostos ativos que encontramos em 90 compostos analisados, pois em projetos deste tipo a probabilidade é de um em dez mil”, acrescenta a docente.

Estes avanços “são importantíssimos, pois uma das maiores ameaças de saúde pública é o desenvolvimento de resistência dos parasitas aos fármacos”, adianta Maria Alice Carvalho. O trabalho está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da UMinho e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.

Há vários fármacos no mercado neste âmbito, mas têm baixa eficácia, sendo fundamental obter novos medicamentos. A leishmaniose e a malária colocam em risco cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, sobretudo nas zonas tropicais, e provocam milhares de mortes por ano. Crianças com menos de 5 anos são o grupo mais vulnerável, representando cerca de 80% das vítimas por malária.

Os parasitas destas doenças são resistentes e estão em desenvolvimento, tornando os medicamentos existentes menos eficazes. “A zona de África é problemática, devido ao acesso limitado a cuidados de saúde, aos cenários de guerra e às populações a moverem-se, levando a que as doenças se espalhem de forma incontrolável”, salienta Maria Alice Carvalho.

Foto: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: “Amores Imperfeitos”, de Madalena Macedo, em exposição no Museu de Olaria

Na Sala da Capela até janeiro de 2025

Publicado

on

É inaugurada, no próximo sábado, às 17h00, na Sala da Capela do Museu de Olaria, a exposição “Amores Imperfeitos”, da artista Madalena Macedo, que estará patente ao público até 19 de janeiro de 2025.

“Amores Imperfeitos” é uma mostra de obras em cerâmica que exalta o prazer de modelar barro.  As falhas, os erros, as gretas embebem as peças de beleza e magia. As imperfeições emprestam voz e alma às esculturas. Elas falam por si próprias e entre elas. Têm corpos espessos, marcados pelas ferramentas e pelos dedos. Alguns nasceram dos pedaços de barro que se acumulam no local de trabalho, outras renasceram dos cacos, mas todas são únicas. Contêm em si as vozes que me habitam no dia a dia. São a criança feliz a voar na roda de oleiro e que pousa, no velho muro, as pequenas figurinhas toscas e encantadas. São o adulto que ainda se espanta num mundo de decadência. Nesta coleção, sente-se o perfume da terra molhada e da uva esmagada enquanto se espera pelo fim da fornada. Ao barro misturei literatura, amassei sorrisos e memórias, contei histórias assim nasceu a felicidade. Em suma, “Amores Imperfeitos” é a memória de Barcelos guardada pela criança eterna em mim e pelo abraço quente da amizade.

Pode visitar a exposição de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 17h30; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Sobre a artista

Madalena Macedo, artista plástica, nasceu em Guimarães a 23 de janeiro de 1966. Frequentou a Cooperativa “Árvore”, no Porto e em Guimarães. É licenciada em Línguas e Literaturas Europeias – Universidade do Minho. Desde sempre viveu e trabalhou no meio artístico sobretudo ligado à cerâmica e à pintura. Evoluiu, utilizando diversas técnicas, suportes e matérias. Realizou pinturas em painéis de decoração pública e trabalhou em ilustração de livros, retrato, pintura de azulejos, escultura, pintura a óleo e acrílico, entre outros. Parte do percurso foi feito em França com a revista literária e pictural “Les Amis de Thalie” como ilustradora. Na última década, foi curadora de variados eventos coletivos de arte. Tem participado em vários eventos artísticos e em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, França e Itália.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Theatro Gil Vicente com 25 espetáculos até ao fim do ano

Sara Correia, Salvador Martinha e Gisela João

Publicado

on

Aproxima-se o final do ano e a programação para os últimos dois meses traz muitas novidades e um grande conjunto de espetáculos. Sara Correia, Salvador Martinha e Gisela João são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente para os meses de novembro e dezembro.

A agenda de espetáculos inicia, no dia 2 de novembro, com o concerto da fadista Sara Correia, com a apresentação do seu terceiro álbum “Liberdade”, pela Universal Music Portugal. O bilhete tem um valor de 12,50€.

A música continua no dia 7, às 22h00, com o espetáculo de Camille Emaille, concerto inserido no Ciclo Jazz ao Largo. Nos dias 9 e 22, o triciclo está de volta ao TGV. No dia 9, com o Serviço Educativo – “Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (reimagined)” e no dia 22 recebe o compositor canadiano Eric Chenaux.

A ópera tem ainda lugar no dia 16, às 21h30, com o espetáculo “Maria de Buenos Aires Revisitada”, uma ópera-tango de Astor Piazzolla e Horacio Ferrer, pela Ópera Norte / Associação Portuguesa de Flautas.

Stand-Up e Cinema

Nos dias 5 e 6, às 21h30, o humorista Salvador Martinha apresenta o espetáculo de stand-up comedy “Aura Super Jovem”. Depois de algumas temporadas a trabalhar como ator, Salvador Martinha regressa ao stand-up puro, para nos contar o que andou a fazer nos últimos 5 anos, desde o seu último solo. A sessão tem um custo de 15,00€.  

O cinema também está de volta ao Theatro Gil Vicente. No dia 12, às 21h30, com a película “Toda a Beleza e Carnificina”, de Laura Poitras”, e no dia 19, é a vez de “Orlando, A Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado.

Teatro

Os mais novos terminam o ano no reino da fantasia com a peça “Hugo” – espetáculo em galego – trazida pel’ Os Náufragos Teatro”, no dia 3, às 16h00. No dia 17, é a vez de subir ao palco a “Fada Juju” – A Escola dos Sentidos”, pela Brain Entertainment. Estas peças inserem-se na rubrica “Em família no TGV”.

Entretanto no dia 24, há ainda lugar para duas sessões de música para bebés (dos 3 meses aos 3 anos) com o espetáculo “World Rock Bebé” pela Caixa de Cena, às 10h00 e 11h30. Neste mesmo dia, mas às 11h00, há ainda lugar para uma oficina dedicada às grávidas, “Grávidas em Movimento Acompanhado”, pela Escola de Dança de Barcelos.

O último dia do mês, 30 de novembro, é dedicado ao teatro, com a peça “Unidos na Desunião”, pelo Teatro Experimental dos Feitos.

Noutras artes, entre o dia 31 de outubro e o dia 30 de novembro, estará patente no Café-Concerto a exposição “O Abutre no seu Habitat”, da Barcelos Sénior.

Dezembro

O Natal marca a programação cultural de dezembro do Theatro Gil Vicente (TGV). O teatro infantil tem especial relevo, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

Destaque para Gisela João, fadista de Barcelos, que leva ao Theatro Gil Vicente um concerto memorável, nos dias 14 e 15, às 21h30 e 18h00, com “Gisela Canta Abril”, pela Match – Attack.

No dia 7, o triciclo está de volta com a mais recente vibração da cidade de Barcelos, “Criatura-dança”, que junta Elisabete Silva na voz/guitarra elétrica, Vítor Oliveira, na guitarra elétrica, Pedro Marques, na bateria/percussão), Ricardo Carvalho, nas teclas/coros e Carolina Alves, no baixo/coros.

Cinema e Teatro

Outras artes, outros gostos, o Cineclube Zoom apresenta no Theatro Gil Vicente dois filmes: no dia 3, “Grande Tour”, de Miguel Gomes e, no dia 17, a exibição do filme “Luz da Manhã + Amor Fati”, de Cláudia Varejão. As sessões acontecem às 21h30 e têm um custo de 3,50€.

Já depois do Natal, no dia 26, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com o Festival Curtas-Metragens, com a projeção das “Novas Curtas Portuguesas”, uma seleção de filmes Made in Portugal.

Entretanto, o teatro sobe ao palco do espaço vicentino com duas estreias: no dia 6, a peça de teatro alusiva ao Natal “O Verdadeiro Natal”, pelo IAESM e, no dia 27, a peça “As Mais Belas Coisas do Mundo”, pela APACI.

Teatro para crianças

Já na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 8, pelas 16h00, é encenada a peça “A Carochinha e o João Ratão”, pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos; e no dia 22 “O Circo Mágico de Natal”, pela Jonatas Cardinali.

Já depois do Natal, no dia 29, há teatro para bebés (dos 8 meses aos 36 meses). São também duas sessões, às 10h00 e 11h30, da peça “Pisca, Pisca Estrelinha”, pela Ponto Produções.

Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas