Connect with us

Atualidade

“Orphée”, de Philip Glass, com Orquestra Metropolitana de Lisboa, no CCB a 27 e 29 de janeiro

Compositor americano inspirou-se em Jean Cocteau

Publicado

on

Fascinado pelos filmes do francês Jean Cocteau, que viu na adolescência, ainda durante os anos 50 do século passado em Paris, é já como um dos compositores mais importantes da sua geração que o americano Philip Glass decide fazer uma trilogia de adaptações a partir de Cocteau. A ópera “Orphée” (1993), baseada no filme de 1949 sobre o mito de Orfeu — poeta e músico que move os céus e a terra para trazer a sua amada Eurídice de volta do mundo dos mortos — foi a primeira.

O encenador escolhido para encenar “Orphée” no Rio de Janeiro, o encenador e realizador carioca Felipe Hirsch, revela ter ficado muito sensibilizado pelo facto de durante a composição desta obra, Glass estar numa luta pessoal intensa para ajudar a sua mulher, a designer Candy Jernigan, a lutar contra um tumor. Segundo o encenador, “Philip Glass transformou a obra-prima de Jean Cocteau numa outra obra-prima. É algo incomum, mas ser incomum é uma característica de Glass”. Felipe Hirsch conheceu Philip Glass nos anos 2000 e ambos estudavam a hipótese de vir a colaborar juntos.

Felipe Hirsch diz ter feito no “Orphée” um trabalho “muito centrado em Jean Cocteau”, um artista múltiplo, poeta, romancista, dramaturgo, cineasta, ator, diretor de teatro e designer. Na adaptação foi muito influenciado pelo trabalho de espelhos do cenógrafo checo Josef Svoboda. O espelho é outro personagem de “Orphée” e simboliza a relação com a morte e o envelhecimento. Segundo o encenador, uma profunda reflexão sobre qual o lugar da vida que cada um de nós ocupa no momento atual, nesta situação, neste contexto. É a reflexão de todos os artistas que chegam a uma certa idade, a um certo nível de reconhecimento, e que se reinventam por amor à arte.

Orphée”, de Philip Glass, uma ópera de câmara em dois atos, acompanhada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dias 27 e 29 de janeiro, pelas 19h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

Cartaz do concerto (Imagem: DR)

Por Carla Caramujo (soprano / Princesa), André Baleiro (barítono / Orphée), Susana Gaspar (soprano / Eurídice), Luís Gomes (tenor / Heurtebize), Marco Alves dos Santos (tenor / Cégeste), Nuno Dias (baixo / Juiz, Comissário), Luís Rodrigues (barítono / Poeta), Cátia Moreso (mezzo-soprano / Aglaonice), João Pedro Cabral (tenor / Repórter, Glazier)

Maestro: Pedro Neves; Cenografia: Daniela Thomas; Direção Cénica: Felipe Hirsch.

De acordo com a recente Orientação da Direção-Geral da Saúde, para acesso a eventos culturais é exigida, a partir dos 12 anos, a apresentação de um dos seguintes documentos:

. Certificado Digital COVID-19 (vacinação, testagem ou recuperação) válido;

. Teste laboratorial (PCR) realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;

. Teste rápido de antigénio (TRAg), verificado por entidade certificada e realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;

. Não são aceites autotestes.

. É obrigatório o uso de máscara.

Imagem: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas