Connect with us

Atualidade

Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

Publicado

on

Acabou de ser publicado o novo livro gratuito do projeto LIFE INVASAQUA, com o título “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”. São 257 páginas dedicadas a este tema, ilustradas com inúmeras fotografias de elevada qualidade e com linguagem acessível a todos os públicos. O livro contou com a colaboração de 20 autores de capítulos, 11 centros de investigação e 9 instituições de ensino superior e pode ser descarregado aqui gratuitamente.

Para Filipe Ribeiro do MARE / FCUL, este livro “é fundamental para facilitar a prevenção e gestão das espécies exóticas invasoras aquáticas em Portugal”. Já Pedro Anastácio do MARE / Univ. Évora explica que “espécies invasoras são espécies nativas de outras áreas geográficas que foram introduzidas por ação humana, de forma intencional ou acidental, e que se propagam sem controlo, afetando negativamente a biodiversidade, a economia ou a saúde humana”. Três exemplos marcantes de espécies invasoras aquáticas em Portugal são: o lagostim-vermelho-da-luisiana, com impactes sobre a biodiversidade, o mexilhão-zebra, com impactes económicos graves (presente em Portugal desde 2019) e o mosquito-tigre-asiático, potencialmente transmissor de dengue, febre amarela e Zika.

Este livro foi editado por Filipe Ribeiro, Inês Sequeira, Helena Geraldes e Pedro Anastácio e foi publicado no âmbito do projeto LIFE INVASAQUA, numa colaboração entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a Wilder – Rewilding your days e a Universidade de Évora. Resultou dos artigos da série “Espécies Aquáticas Invasoras”, escritos por diferentes cientistas e peritos ligados ao projeto LIFE INVASAQUA e publicados na revista Wilder ao longo de dois anos, entre outubro de 2020 e novembro de 2022.

O projeto LIFE INVASAQUA, iniciado em 2018, teve como objetivo alertar a sociedade civil e diferentes grupos-chave para a problemática das espécies exóticas invasoras em ecossistemas aquáticos na Península Ibérica. Pretendeu também melhorar a gestão e reduzir os impactes destas espécies, promovendo a difusão de informação e o intercâmbio de conhecimentos sobre soluções e práticas ambientais eficazes. Ao longo de 5 anos, contribuiu para o aumento da sensibilização do público em geral, promovendo a formação dos setores envolvidos e criando um sistema internacional eficiente de deteção precoce e resposta rápida às espécies exóticas invasoras.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas