Connect with us

Atualidade

Barcelos: Município investe 16 milhões no novo ano letivo

Ano escolar arranca com quase 14 mil alunos

Publicado

on

Cerca de 14 mil alunos do ensino público de Barcelos vão frequentar o ano letivo 2023-2024, distribuídos por 92 estabelecimentos de ensino, entre pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos, ensino secundário e ensino técnico-profissional.

O número total de estudantes indica um aumento de mais de 300 alunos em relação ao ano transato, sendo que esse acréscimo acontece quase todo no ensino pré-primário.

Para fazer face às despesas decorrentes do normal funcionamento deste ano letivo, o Município tem prevista uma verba de 16 milhões de euros, montante que se divide da seguinte forma: 9 milhões para despesas com pessoal afeto às escolas; 3,6 milhões destinam-se aos transportes escolares; 2,8 milhões são para financiar as refeições escolares, e mais de meio milhão é contratualizado com as Juntas de freguesia para despesas com a manutenção corrente dos edifícios e espaços exteriores.

Os apoios do Município são planeados e concretizados tendo em conta três princípios: o sucesso educativo; o bem-estar, saúde e cidadania; e os programas terapêuticos.

No que respeita a outros investimentos, a Câmara Municipal volta este ano a oferecer os livros de fichas aos alunos com escalão A, B, e C, num valor a rondar os 75 mil euros, a que se somam mais 80 mil euros contratualizados com os Agrupamentos para apoio aos planos de atividades e projetos das escolas.

Programas para o sucesso educativo

Além destes apoios, o Município continua a colocar à disposição da comunidade escolar – alunos e professores do 9º ao 12º ano – a Plataforma “Escola Virtual”, ferramenta pedagógica que permite o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem e que é também uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Aliás, o Município pretende alargar a disponibilização deste recurso educativo aos alunos do 5º ao 8º ano.

Além da Plataforma Escola Virtual, vai continuar o apoio aos programas de “Educação financeira – No poupar está o ganho”, “Hypatiamat” e “Ensinar e Aprender Português”.

Do mesmo modo, mantêm-se os programas de equitação e natação terapêuticas, e está assegurado o transporte dedicado para as crianças com necessidades de saúde específicas.

Além destes apoios, o Município, através dos seus serviços educativos, assegura um vasto programa de atividades, para o qual foram compiladas informações materializadas em brochuras físicas (separadas por ciclo de estudos, para mais fácil consulta) e totalmente disponíveis online.

Além disso, vai ser reforçado o projeto RISEe junto das comunidades de aprendizagem, desenvolvendo-se o modelo de sessões com os pais e encarregados de educação, com workshops subordinados ao tema “Educamos juntos”, assim como com momentos formativos para educadores e professores do primeiro ciclo.

Dando continuidade ao trabalho do ano transato, vão também ser promovidas várias sessões de edutalks, subordinadas ao tema “A escola que queremos construir”, ciclos de conversas informais sobre educação, com especialistas convidados.

Dados relativos ao Ano Escolar 2023-2024

1 – Nº de escolas sob alçada do Município, incluindo pré-escolar – 92

2 – Nº salas do pré-escolar – 119

3 – Nº de turmas do 1º ciclo – 205

4 – Nº de alunos do pré-escolar – 2.258

5 – Nº de alunos do 1º ciclo – 3.633

6 – Nº de alunos do 2º ciclo – 1.835

7 – Nº de alunos do 3º ciclo – 3.343

8 – Nº de alunos do secundário – 1.911

9 – Nº de alunos do Técnico-Profissional – 3.633

10 – Nº total de alunos das Escolas Públicas – 13.765

11 – Valor do investimento em Fichas de Estudo – 75 mil euros

12 – Valor para apoios a atividades e projetos – 80 mil euros (agrupamentos)

13 -Valor para pequenas reparações e manutenções de edifícios e exteriores – 525 mil euros (Juntas de Freguesia)

14 – Valor do investimento em transportes escolares – 2,8 milhões

15 – Valor do investimento em refeições escolares – 3.6 milhões.

Foto: DR.

Atualidade

Verão “traz” Ciclo-Patrulhas” da PSP em Guimarães

Publicado

on

Entre o dia 04 de junho e 02 de setembro, a Esquadra Policial de Guimarães vai constituir equipas de patrulhamento com recurso a bicicletas, designadas por Ciclo-Patrulhas, no âmbito de um policiamento de proximidade e visibilidade, específico e direcionado, abrangendo as áreas turísticas e de lazer da área de responsabilidade da cidade de Guimarães.

“Pretende-se desenvolver ações de policiamento, particularmente durante o período diurno, que potenciem e aumentem a segurança nas áreas abrangidas e aproveitar as potencialidades inerentes aos meios utilizados neste tipo de policiamento”, afirma a PSP.

Os locais de patrulhamento privilegiados serão os seguintes:

  • Zona do centro histórico da cidade: Esta área concentra a maior parte do comércio tradicional da cidade e é frequentada por um elevado número de turistas e residentes.
  • Parque da Cidade da Freguesia da Costa e Mesão Frio: Um espaço verde de lazer muito popular entre as famílias.
  • Parque da Cidade Desportiva da Freguesia de Candoso São Tiago: Um parque verde com diversas infraestruturas desportivas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas