Connect with us

Atualidade

Tesouros do “Nosso Mar” para conhecer e preservar com a ajuda da realidade aumentada (RA)

Atividade infantil gratuita do MAR Shopping Matosinhos realiza-se entre 10 e 31 de agosto

Publicado

on

Entre 10 e 31 de agosto, o MAR Shopping Matosinhos convida a mergulhar no nosso maravilhoso mar e a explorar a sua incrível imensidão. Sabias que no mar existem verdadeiros tesouros (e não estamos a falar de arcas de ouro afundadas por piratas)? E que sem os oceanos não seria possível viver na Terra? Pois bem, já deves ter percebido que o mar está cansado de lutar contra a poluição, a pesca excessiva, o aquecimento das águas que mata as suas espécies. É urgente preservá-lo. E contamos contigo para iniciar esta aventura. Pronto para zarpar?!

Na segunda metade de agosto, o MAR Shopping Matosinhos tem reservadas para ti várias atividades integradas na iniciativa “nosso mar”, que inclui uma exposição, jogos, ateliers, mergulho virtual na imensidão do oceano, entre outras. Acontecerão no Atrium (piso 0) e, através delas vais sentir-te a “mergulhar” no mar. Através de RA, vais poder conhecer a beleza e a complexidade do oceano de uma forma imersiva.

VR 360º “Mergulho”

É uma experiência interativa e imersiva, que te permitirá explorar o oceano e sentir que estás nas suas profundezas dentro de um ambiente 360º virtual. Será um verdadeiro mergulho virtual e poderás acompanhar o mesmo no ecrã presente no espaço.

Exposição “nosso mar”

A poluição é uma questão global e afeta os oceanos e mares em todo o mundo. Os esforços para reduzir e mitigar o seu impacto são cruciais para proteger a saúde do nosso planeta. Sabes porquê? É que são as águas do mar que “temperam” os padrões de temperatura e clima da Terra. Sem elas, o nosso Planeta arderia literalmente… Além disso, os oceanos abrigam uma enorme quantidade de biodiversidade, que é crítica para o equilíbrio dos ecossistemas na Terra e, em última análise, para a própria existência do Homem. Só que poluentes como plásticos, produtos químicos e óleo estão a prejudicar a vida marinha e, por conseguinte, a perturbar a cadeia alimentar.

Esta exposição vai alertar-te para estes problemas, na esperança de que tu e todos os que te rodeiam abracem a missão de proteger o nosso querido mar, casa de espécies que sabemos que adoras como baleias, golfinhos, leões marinhos ou mesmo os pequeninos peixes-palhaço.

O espaço estará organizado em três módulos:

Tartarugas Marinhas

Sabias que elas são uma espécie de indicador da saúde do oceano? E quem lhes resiste? São tão fofinhas! O problema é que estamos a dificultar-lhes muito a vida. Além dos riscos normais que correm até chegar ao mar (como serem apanhadas por predadores), as tartarugas bebés enfrentam cada vez mais dificuldades para sobreviverem, nomeadamente, a iluminação artificial à beira-mar e a poluição, que são responsabilidade nossa.

Plásticos e microplásticos

Estes resíduos podem demorar centenas de anos a decompor-se, causando danos aos habitats e ecossistemas marinhos. Os animais marinhos estão a ficar enredados em resíduos plásticos, além de que muitas espécies, como aves e peixes, confundem-nos com alimentos, ingerindo-os. Tudo isto tem conduzido à morte de milhares de animais.

Recifes de corais

O aquecimento global está a fazer desaparecer os recifes de corais. Além de paisagens marinhas de enorme beleza que se estão a perder, os peixes herbívoros, que ajudam a controlar o crescimento das algas, vêem-se ameaçados pela falta de alimento. Fica ainda mais frágil o já delicado equilíbrio do ecossistema marinho.

Nos painéis da exposição, serão introduzidos ícones indicando a presença dos conteúdos da RA.

Jogo de pesca “O Lixo”

É um jogo educativo em que, além de perceberes o impacto negativo que tem a poluição na vida marinha, serás encorajado a reduzir o desperdício e, claro, a limpar o oceano, pescando o máximo de lixo, como garrafas de plástico, redes de pesca, entre outros.

Jogos digitais

“Jogo das Diferenças”, “Jogo dos Pares” e “Jogo Sabias Que” serão os jogos que terás à disposição. De uma forma divertida vais identificar problemas que afetam os oceanos e ficar cada vez mais sensibilizado para a sua importância e para contribuíres para que o nosso mar seja mais feliz!

Atelier “Amigos Marinhos”

Como nosso pequeno marujo que és, vais encontrar neste atelier a oportunidade de pintar, recortar e montar um “amigo marinho”.

Fotos na “boca de um tubarão” ou a “bordo de um submarino”

Sabemos que quererás recordar este momento para sempre. Por isso, terás dois espaços para registar fotografias, uma junto a um tubarão branco e outro junto a um submarino.

Estas atividades frescas e a bulir são todas para ti. E são do nosso mar.

“Matosinhos é um concelho com uma enorme ligação ao mar. Com o maior centro da indústria conserveira, onde há ainda uma comunidade piscatória dinâmica e nas nossas ruas ainda se houve o canto das varinas. Além disso, as atividades de lazer desta zona são muito ligadas à frente de mar. O nosso nome tem, aliás, inspiração neste grande recurso, que cabe a todos preservar. As crianças são as principais embaixadoras na transmissão desta mensagem”, explica Sandra Monteiro. A diretora geral do MAR Shopping Matosinhos acrescenta: “Fazendo parte do dia a dia de um grande número de pessoas, esforçamo-nos por cumprir as suas aspirações de uma vida melhor para cada um e para o nosso planeta.”

Horários “Nosso Mar”

Atrium (piso 0), MAR Shopping Matosinhos

10 a 31 de agosto

Segunda a sexta-feira: 14h00 – 20h00*

Sábados, Domingos e feriado: 11h00 – 13h00 e 14h00 – 20h00*

* Última entrada até 15 min. antes do fecho.

Entrada gratuita, sem limitação etária (exceto no Atelier “Amigos Marinhos”, destinado a maiores de 3 anos)

Lotação máxima de 40 (quarenta) pessoas.

Lotação máxima de 10 (dez) crianças nos ateliers.

Imagem: IC.

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

Publicado

on

No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas