Atualidade
Tesouros do “Nosso Mar” para conhecer e preservar com a ajuda da realidade aumentada (RA)
Atividade infantil gratuita do MAR Shopping Matosinhos realiza-se entre 10 e 31 de agosto

Entre 10 e 31 de agosto, o MAR Shopping Matosinhos convida a mergulhar no nosso maravilhoso mar e a explorar a sua incrível imensidão. Sabias que no mar existem verdadeiros tesouros (e não estamos a falar de arcas de ouro afundadas por piratas)? E que sem os oceanos não seria possível viver na Terra? Pois bem, já deves ter percebido que o mar está cansado de lutar contra a poluição, a pesca excessiva, o aquecimento das águas que mata as suas espécies. É urgente preservá-lo. E contamos contigo para iniciar esta aventura. Pronto para zarpar?!
Na segunda metade de agosto, o MAR Shopping Matosinhos tem reservadas para ti várias atividades integradas na iniciativa “nosso mar”, que inclui uma exposição, jogos, ateliers, mergulho virtual na imensidão do oceano, entre outras. Acontecerão no Atrium (piso 0) e, através delas vais sentir-te a “mergulhar” no mar. Através de RA, vais poder conhecer a beleza e a complexidade do oceano de uma forma imersiva.
VR 360º “Mergulho”
É uma experiência interativa e imersiva, que te permitirá explorar o oceano e sentir que estás nas suas profundezas dentro de um ambiente 360º virtual. Será um verdadeiro mergulho virtual e poderás acompanhar o mesmo no ecrã presente no espaço.
Exposição “nosso mar”
A poluição é uma questão global e afeta os oceanos e mares em todo o mundo. Os esforços para reduzir e mitigar o seu impacto são cruciais para proteger a saúde do nosso planeta. Sabes porquê? É que são as águas do mar que “temperam” os padrões de temperatura e clima da Terra. Sem elas, o nosso Planeta arderia literalmente… Além disso, os oceanos abrigam uma enorme quantidade de biodiversidade, que é crítica para o equilíbrio dos ecossistemas na Terra e, em última análise, para a própria existência do Homem. Só que poluentes como plásticos, produtos químicos e óleo estão a prejudicar a vida marinha e, por conseguinte, a perturbar a cadeia alimentar.
Esta exposição vai alertar-te para estes problemas, na esperança de que tu e todos os que te rodeiam abracem a missão de proteger o nosso querido mar, casa de espécies que sabemos que adoras como baleias, golfinhos, leões marinhos ou mesmo os pequeninos peixes-palhaço.
O espaço estará organizado em três módulos:
Tartarugas Marinhas
Sabias que elas são uma espécie de indicador da saúde do oceano? E quem lhes resiste? São tão fofinhas! O problema é que estamos a dificultar-lhes muito a vida. Além dos riscos normais que correm até chegar ao mar (como serem apanhadas por predadores), as tartarugas bebés enfrentam cada vez mais dificuldades para sobreviverem, nomeadamente, a iluminação artificial à beira-mar e a poluição, que são responsabilidade nossa.
Plásticos e microplásticos
Estes resíduos podem demorar centenas de anos a decompor-se, causando danos aos habitats e ecossistemas marinhos. Os animais marinhos estão a ficar enredados em resíduos plásticos, além de que muitas espécies, como aves e peixes, confundem-nos com alimentos, ingerindo-os. Tudo isto tem conduzido à morte de milhares de animais.
Recifes de corais
O aquecimento global está a fazer desaparecer os recifes de corais. Além de paisagens marinhas de enorme beleza que se estão a perder, os peixes herbívoros, que ajudam a controlar o crescimento das algas, vêem-se ameaçados pela falta de alimento. Fica ainda mais frágil o já delicado equilíbrio do ecossistema marinho.
Nos painéis da exposição, serão introduzidos ícones indicando a presença dos conteúdos da RA.
Jogo de pesca “O Lixo”
É um jogo educativo em que, além de perceberes o impacto negativo que tem a poluição na vida marinha, serás encorajado a reduzir o desperdício e, claro, a limpar o oceano, pescando o máximo de lixo, como garrafas de plástico, redes de pesca, entre outros.
Jogos digitais
“Jogo das Diferenças”, “Jogo dos Pares” e “Jogo Sabias Que” serão os jogos que terás à disposição. De uma forma divertida vais identificar problemas que afetam os oceanos e ficar cada vez mais sensibilizado para a sua importância e para contribuíres para que o nosso mar seja mais feliz!
Atelier “Amigos Marinhos”
Como nosso pequeno marujo que és, vais encontrar neste atelier a oportunidade de pintar, recortar e montar um “amigo marinho”.
Fotos na “boca de um tubarão” ou a “bordo de um submarino”
Sabemos que quererás recordar este momento para sempre. Por isso, terás dois espaços para registar fotografias, uma junto a um tubarão branco e outro junto a um submarino.
Estas atividades frescas e a bulir são todas para ti. E são do nosso mar.
“Matosinhos é um concelho com uma enorme ligação ao mar. Com o maior centro da indústria conserveira, onde há ainda uma comunidade piscatória dinâmica e nas nossas ruas ainda se houve o canto das varinas. Além disso, as atividades de lazer desta zona são muito ligadas à frente de mar. O nosso nome tem, aliás, inspiração neste grande recurso, que cabe a todos preservar. As crianças são as principais embaixadoras na transmissão desta mensagem”, explica Sandra Monteiro. A diretora geral do MAR Shopping Matosinhos acrescenta: “Fazendo parte do dia a dia de um grande número de pessoas, esforçamo-nos por cumprir as suas aspirações de uma vida melhor para cada um e para o nosso planeta.”
Horários “Nosso Mar”
Atrium (piso 0), MAR Shopping Matosinhos
10 a 31 de agosto
Segunda a sexta-feira: 14h00 – 20h00*
Sábados, Domingos e feriado: 11h00 – 13h00 e 14h00 – 20h00*
* Última entrada até 15 min. antes do fecho.
Entrada gratuita, sem limitação etária (exceto no Atelier “Amigos Marinhos”, destinado a maiores de 3 anos)
Lotação máxima de 40 (quarenta) pessoas.
Lotação máxima de 10 (dez) crianças nos ateliers.
Imagem: IC.
Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.
O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.
Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.
As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação