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Viana do Castelo avança com Plano de Mobilidade Urbano Sustentável “para arranjar soluções mais suaves, sustentáveis e inclusivas”

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A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, ontem, a apresentação pública da Fase I – Caracterização e Diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbano Sustentável (PMUS) de Viana do Castelo, momento durante o qual foram, também, recolhidos contributos de munícipes.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Viana do Castelo pretende definir soluções sustentadas de mobilidade para resolução de problemas relacionados com o tráfego automóvel, estacionamento e transportes coletivos, englobando também as questões relacionadas com a promoção dos modos suaves, nomeadamente, a circulação pedonal e ciclável, que possibilitem a adoção de políticas de gestão de mobilidade mais amigáveis, tornando, simultaneamente, o território mais humanizado.

A Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, revelou que o PMUS é “importantíssimo para nós” por abranger diversas temáticas cruciais para o dia a dia, nomeadamente, nas deslocações para o trabalho e para casa. “O que se pretende é arranjar soluções mais suaves, mais sustentáveis, mais inclusivas, e que nos motivem a viver o espaço urbano com maior transparência e segurança”, considerou, explicando que o Plano vai abranger não só a cidade, mas também as freguesias.

De acordo com os últimos censos, 75% das deslocações dos residentes em Viana do Castelo acontecem com recurso ao automóvel, sendo que 14% se deslocam a pé e somente 10% através do recurso a transportes públicos. O estudo agora apresentado mostrou que as deslocações no interior da freguesia sede do concelho são predominantes (52%), reforçando a mobilidade de repensar o atual modelo de mobilidade local.

Paula Teles, Presidente e fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) em Portugal e CEO da empresa Mpt® – Mobilidade e Planeamento do Território, responsável pela apresentação desta Fase 1, indicou que a “mobilidade é transversal” e, por isso mesmo, Viana do Castelo terá de contar “com a participação de múltiplas entidades para ajudar a construir o PMUS”.

“Estamos a entrar naquele que será o mês mais quente de sempre e esse é um forte argumento para trabalharmos estas questões, até porque boa parte dos gases poluentes e da poluição advêm dos meios que utilizamos em termos de mobilidade”, frisou. “Temos de atacar a raiz do problema”, assumiu Paula Teles. “Temos de trabalhar os meios de transporte coletivos a nível nacional, temos de andar mais no espaço público, viver a rua, viver o espaço público”, disse ainda, referindo a necessidade de investir em áreas para que os munícipes caminhem, em ciclovias, trabalhando soluções de mobilidade mais sustentáveis, em espaços com mais luz e na criação de mais áreas verdes.

“O trabalho mais difícil é resgatar espaço ao automóvel. Temos de conseguir reduzir o asfalto e o espaço dedicado ao automóvel e colocar esse espaço ao serviço das pessoas e das soluções mais amigas do ambiente”, realçou.

O Município pretende que a elaboração deste documento estratégico sirva de instrumento de atuação e sensibilização, que fomente a articulação entre os diferentes modos de transporte, visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional, com o mínimo custo de investimento e exploração, que permita diminuir o uso de transporte individual motorizado e, simultaneamente, garanta a adequada mobilidade da população, promovendo a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.

Nesse sentido, o PMUS tem como objetivos a promoção da mobilidade sustentável, garantindo a acessibilidade universal ao sistema de transportes e fomentando a utilização dos modos de deslocação ativos e suaves, tais como o pedonal, ciclável e os transportes públicos, em detrimento do uso de veículos individuais motorizados; a redução do ruído, da poluição atmosférica e do consumo energético, potenciando a atratividade e qualidade do ambiente e do desenho urbanos e a eficácia económica e a relação custo-benefício do transporte de pessoas e bens; a melhoria da segurança nas deslocações, tendendo ao objetivo de zero mortes na estrada.

São, ainda, objetivos deste Plano a garantia de interoperabilidade entre os diferentes modos de transporte e bem ainda entre os diversos componentes da cadeia de transporte, atendendo não apenas à via pública e passeios como também às diversas estruturas de suporte como as plataformas de comunicação entre modos, paragens, estações, abrigos, entre outros; o reforço da informação urbana, incluindo não apenas sinalização de tráfego como também sobre transportes e de orientação genérica, que não só colmate as deficiências hoje existentes reabilite culturalmente as deslocações, promovendo a utilização de modos mais sustentáveis; a garantia de articulação entre planeamento da mobilidade e do uso do solo.

É, assim, objetivo do PMUS de Viana do Castelo encontrar soluções sustentadas de mobilidade para a resolução dos problemas relacionados com a circulação automóvel, estacionamento e segurança rodoviária, priorizando, contudo, as questões relacionadas com a promoção dos modos suaves, nomeadamente a circulação pedonal e ciclável, por forma a viabilizar a adoção de políticas de gestão da mobilidade mais salubres.

A Fase I – Caracterização e Diagnóstico, agora apresentada, teve como principal objetivo a compreensão do funcionamento do sistema de transportes e do modelo de mobilidade, englobando todos os modos de transporte e a sua articulação, refletindo a sua relação com o uso do solo e considerando os seus impactes na qualidade do ambiente urbano. Esta fase compreendeu a recolha e análise de informação essencial para a execução do plano, bem como a análise da situação atual e dos mecanismos gerais das deslocações, incidindo sobre os vários modos de transporte e respetivas sinergias com o ordenamento do território.

De seguida, na Fase II – Estratégia de Intervenção, serão definidos os principais eixos de intervenção para a definição da estratégia de mobilidade a implementar tendente à melhoria da qualidade do ambiente urbano, assim como a definição das prioridades, programa e cronograma de execução.

Já a Fase III – Versão Final do Plano, corresponde ao desenvolvimento do documento final e síntese do plano, incorporando os contributos pertinentes que decorram dos diversos momentos de participação e envolvimento dos stakeholders relevantes.

Foto: CMVC.

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Câmara de Barcelos distribui ecobags para aumentar reciclagem

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O Município de Barcelos está a dinamizar uma campanha de sensibilização para aumentar a reciclagem de resíduos urbanos. Nesse sentido, a partir de segunda-feira (13 de maio) vão começar a ser distribuídos, gratuitamente, aos munícipes conjuntos de 3 ecobags do sistema trifluxo – verde, azul e amarelo – para que todos possam melhorar a separação seletiva dos resíduos que produzimos em casa. Esta é uma forma de todos podermos colaborar, de maneira simples e eficaz, na valorização de resíduos, contribuindo para um Ambiente mais limpo, para a sustentabilidade do planeta em que vivemos e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Para receber o seu conjunto de 3 ecobags, deverá solicitar informação à Junta de Freguesia da sua residência. No caso das pessoas residentes na freguesia de Arcozelo e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro), a entrega funcionará na entrada do Estádio Cidade de Barcelos, de 13 a 25 de maio, das 10h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 14h00, aos sábados.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da fatura de resíduos da sua residência, como forma de que os ecobags cheguem ao maior número de casas possível.

Foto: CMB.

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Barcelos marca encontro com o “fiel amigo”

Fim de Semana do Bacalhau em 41 restaurantes

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O Fim de Semana do Bacalhau está de volta a Barcelos e a edição deste ano, que se realiza de 17 a 19 de maio, conta com a participação de 41 unidades de restauração de todo o concelho. Como é sabido, há mil e uma maneiras de confecionar o “fiel amigo” e cada restaurante vai dar o seu melhor para agradar às centenas de comensais que não vão perder esta bela oportunidade de saborear uma das iguarias mais afamadas da Cozinha Tradicional Portuguesa.

À mesa, os restaurantes aderentes vão levar pratos como bacalhau com broa, grelhado na brasa, assado no forno, gratinado, na caçarola, com natas, bacalhau recheado e outras mais formas de o confecionar, conforme a arte e a imaginação de cada cozinheiro.

O Fim de Semana do Bacalhau, além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, tem também como objetivo atrair mais clientes aos estabelecimentos de restauração barcelenses, promovendo desta forma a economia local. Simultaneamente, potencia a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Esta iniciativa inclui também, no dia 19 de maio, entre as 8h30 e as 13h00, a realização do percurso “Pelos trilhos do Caminho de Fátima”, integrado na programação de Touring 2024.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’ Armanda (Silva); ); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

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Voleibol: Convocatória de Sub-18 masculinos

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Tendo em vista a preparação da Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos para a Fase Final do Campeonato da Europa, a realizar de 10 a 21 de julho de 2024 nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, a equipa técnica liderada por Diogo Rosa convocou os seguintes atletas para os treinos regulares, que se iniciam hoje na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto:

AA Espinho

João Máximo França

Luís Candeias

Tiago Ferradaz

Castêlo da Maia GC

Alexandre Colaço

CV Oeiras

Leandro Prey

Pedro Abecasis

Esmoriz GC

Rafael Pinto

GC Vilacondense

Pedro Ferreira

Leixões SC

André Leal

Francisco Pinho

Gabriel Pereira

Rodrigo Fernandes

SC Espinho

Miguel Pedro Pereira

Ricardo Pedrosa

Vasco Dias Cardoso

SL Benfica

Diogo Brás

Vasco Lopes

SO Marinhense

Aleksandr Barbazyak

VC Viana

Afonso Felgueiras

Duarte Monteiro

A Fase Final do Europeu de Sub-18 realiza-se nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, de 10 a 21 de julho de 2024, e Portugal integra o grupo do organizador (Pool I), constituído pelas seleções de Bulgária, Polónia, França, Turquia, Finlândia, Áustria e Ucrânia.

A Bulgária, que é o anfitrião do Europeu de Sub-18 e recebe também a primeira edição do Mundial de Sub-17 (24 a 31 de agosto), é a atual vice-campeã europeia de Sub-17 enquanto a Polónia foi 5º classificada nessa competição de 2023; a França foi vice-campeã e a Bulgária foi 3ª classificada, a Polónia 8ª classificada e a Finlândia 10ª classificada no último Europeu de Sub-18, em 2022.

A Pool II, igualmente constituída por oito equipas, será formada pela campeã europeia Itália, a Chéquia, a Bélgica, a Eslovénia, a Grécia, a Roménia, a Espanha e a Estónia.

Diogo Rosa, Selecionador Nacional, reconhece que “será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objetivos estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores. É isso mesmo que vamos encontrar. Vamos defrontar os melhores, mas esse tem de ser o nosso objetivo: andar a disputar as fases finais e lutar com as melhores seleções da Europa, tentando ganhar algum espaço entre elas e, eventualmente, sedimentar um bocadinho a nossa posição entre os melhores da Europa. Tem de ser esse o nosso objetivo. O nosso grupo saiu do apuramento com uma ambição muito grande e uma vontade enorme de trabalhar e vamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos o melhor possível. Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível“.

Com a qualificação dos Sub-18 Masculinos para a fase final do Campeonato da Europa, subiu para cinco (e poderão vir a ser seis*) as seleções nacionais que conseguiram, recentemente, o apuramento para as respetivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação.

A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.

Foto: FPV.

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