Connect with us

Atualidade

Programa ‘Bora Jovens coloca 100 jovens com menos oportunidades no mercado de trabalho

Publicado

on

Em dois anos, este programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal e que está a ser implementado pela ONG Ajuda em Ação conseguiu integrar, com sucesso, no mercado nacional um total de 100 jovens entre os 18 e os 25 anos em risco de exclusão social

Com um total de 100 jovens entre os 18 e os 25 anos em situação de risco de exclusão social já a trabalhar no mercado nacional, e outros 31 a aguardar por colocação, o sucesso do programa ‘Bora Jovens da Coca-Cola em Portugal e desenvolvido pela ONG Ajuda em Ação, ao longo destes últimos dois anos, é indiscutível.

Este programa de empregabilidade jovem, que conta com o apoio de 38 empresas integradoras, tem conseguido excelentes resultados ao dotar todos os seus participantes com ferramentas que lhes garantam mais oportunidades de emprego. Tem sido particularmente importante para capacitar jovens que à partida já estão em desvantagem devido ao seu contexto de vulnerabilidade social e à falta de oportunidades que esta realidade acaba por gerar.

É o caso do jovem Pedro que, hoje, se sente mais preparado e confiante para enfrentar o mercado de trabalho. “Durante o programa ensinam os protocolos e regras de trabalho. No caso de pessoas que têm entrevistas pela primeira vez, isso dá bastante jeito. E mostrou-me perspetivas diferentes”.

O ‘Bora Jovens conta, atualmente, com inscrições de jovens de 9 cidades de Norte a Sul do país – Lisboa, Loures, Almada, Setúbal, Porto, Gaia, Viseu, Guarda e Faro – e rapidamente ultrapassou as expetativas da Coca-Cola em Portugal e da Ajuda em Ação: desde fevereiro de 2021 já apoiaram com 979 sessões de capacitação 275 jovens, entre os quais 133 rapazes e 142 raparigas, e registam uma taxa de frequência superior a 80%.

Manuel Bastos, Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, explica que “o programa ‘Bora Jovens surge na sequência do objetivo global da Coca-Cola de capacitar 500.000 pessoas que enfrentam obstáculos no mercado de trabalho até 2030. Queremos ser agentes de mudança positiva e fazer chegar as mesmas oportunidades a todos. Em Portugal são já 100 jovens e respetivas famílias que puderam beneficiar e vamos continuar a fazer crescer este impacto como parte da nossa responsabilidade social para os próximos anos”.

Para Mário Baudouin, Diretor da Ajuda em Ação em Portugal, “os resultados traduzem em primeiro lugar, a coragem e a vontade dos jovens em aceitar o apoio e o desafio para reorganizar o seu projeto de vida com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade”.

Combater a dificuldade de entrada no mundo laboral é o grande objetivo do programa ‘Bora Jovens

A maioria dos participantes inscritos no ‘Bora Jovens são os chamados jovens NEET, isto é, jovens que não se encontram a trabalhar – embora possam estar à procura de uma ocupação profissional – ou a estudar. Além disso, são jovens que “apresentam baixas competências e baixos níveis de escolaridade, clarifica o Diretor da Ajuda em Ação em Portugal Mário Baudouin. Acrescentando que é “através da capacitação, treino de competências e de um acompanhamento genuíno e interessado em promover a mudança, que este programa pretende dar uma resposta à atual dificuldade de entrada dos jovens no mercado de trabalho”.

A somar a este grande desafio que se impõe aos jovens de hoje, Mário relembra que “após uma pandemia voltamos a enfrentar uma muito difícil situação económica e ninguém pode ficar indiferente a isso, nem a uma taxa de desemprego jovem de 19,6% no primeiro trimestre do ano”.

Isadora, que “gosta muito da área de gastronomia”, e está, atualmente, a trabalhar na secção alimentar de uma das empresas integradoras, afirma que o ‘Bora Jovens fez toda a diferença para conseguir o seu atual trabalho. “Ajudou na minha capacitação e a saber mais sobre mim mesma, o que me ajudou nas entrevistas porque já ia mais preparada”.

Se a integração no mercado de trabalho é o grande objetivo deste programa de empregabilidade, por outro lado tem sido muito positivo ver que os participantes redescobriram no ‘Bora Jovens a vontade de voltar a estudar para lutarem por um futuro melhor. Cerca de 27 jovens estão atualmente de volta a instituições de ensino.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas