Atualidade
Barcelos: Projeto Mediadores Municipais e Interculturais apresenta “resultados positivos”
De acordo com o Município

Menos absentismo escolar e mais participação dos pais nas reuniões e nas questões individuais em contexto de escola, bem como mais sensibilidade para a sua importância, são algumas das grandes conclusões, após a implementação do Projeto Mediadores Municipais e Interculturais, que decorreu durante quase dois anos, no concelho de Barcelos.
Os resultados deste projeto foram apresentados na passada sexta-feira, em sessão pública, no auditório da Biblioteca Municipal, que contou com a presença de representantes das entidades envolvidas, entre as quais o vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, entidade promotora deste programa, cujo objetivo era a integração social das comunidades ciganas residentes no concelho de Barcelos.
Outros resultados da avaliação do projeto foram apresentados por Virgínia Santos, avaliadora externa, e deles sobressai “menos faltas às consultas e mais acesso a consultas de especialidade e exames de diagnóstico, mais acesso a ações de formação e integração no mercado de trabalho”.
Em termos de cidadania, as comunidades ciganas concelhias “estão mais conscientes dos seus direitos e deveres”, sendo que a “confiança nos mediadores e, consequentemente, nas instituições ajudaram a uma maior compreensão dos procedimentos necessários e da sua importância, sendo dado o exemplo da regularização documental, por exemplo no Portal das Finanças.
Em termos de habitação, “as comunidades mostram mais confiança nas instituições, acreditando que a curto e médio prazo terão melhores condições”. Em termos de reflexão, o relatório final sublinha que deve ser dada continuidade de ações de mediação como estratégia de integração, já que o tempo de duração do Projeto Mediadores Municipais e Interculturais (20 meses) “não foi suficiente para desenvolver e consolidar mudanças estruturais visíveis e consistentes”.
Na sua intervenção, o vereador António Ribeiro disse ser necessário continuar com este trabalho de aproximar as comunidades que existem no concelho e alertou: “não podemos falar de números, isto são sementes que se lançam”.
O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais em Barcelos foi financiado pelo POISE-03-4233- FSE-000088, aprovado no âmbito do Aviso nº POISE 33-2021-02.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca