Atualidade
São João do Porto: operação especial da STCP garante uma mobilidade fácil e sustentável
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A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto volta a fazer parte das festas da cidade do Porto com uma operação especial para a noite de São João. Em 2023 a maior operadora de transportes públicos do Grande Porto oferece aos seus passageiros um serviço ágil e de confiança para as deslocações de ida e vinda da cidade, com a garantia de viagens toda a noite e madrugada e em segurança, através do reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na ‘cidade invicta’.
A STCP convida, assim, a população a optar pela deslocação em transportes públicos, dado que a operação especial de S. João assegura o aumento da frequência e dos lugares nos autocarros das linhas que chegam ao epicentro das festas, com ajuste de alguns términos e paragens devido aos condicionalismos de trânsito — com a salvaguarda de que as viaturas STCP terão acesso a vias exclusivas e corredores especiais para responderem, da melhor forma, às necessidades dos seus clientes e poderem chegar a zonas da cidade onde, nessa noite, os automóveis não vão poder circular.
A operação da STCP estará em curso entre o início da noite de sexta-feira (23 de junho) e a manhã de sábado (feriado de 24 de junho), e consiste num reforço nos principais eixos de chegada à Baixa do Porto, aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade, permitindo uma mobilidade eficaz entre os seis concelhos onde a STCP tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e VN Gaia). No Grande Porto, a rede STCP é a que oferece maior cobertura territorial durante toda a madrugada, possibilitando ligações de maior proximidade, diretas ao destino ou complementares a outros modos de transportes.
Autocarros – términos especiais e reforços
Términos na Rua da Restauração (junto ao Hosp. Sto. António) para as linhas 200/ 501/ 507/ 601/ 602/ 1M/ 12M/ 13M
- Linhas 200 (Bolhão-Cast. Queijo) + 1M (Aliados-Matosinhos Praia) – eixo do Campo Alegre – frequência de 30 minutos toda a noite e madrugada, com autocarros articulados.
- Linha 602 (Cordoaria-Aeroporto Via Padrão Moreira) – eixo Carvalhido/Monte dos Burgos/Moreira da Maia – oferta de 30 em 30 minutos toda a noite até cerca da 1h00, até às Guardeiras.
- Regresso de madrugada pela linha 3M, com partida da Trindade.
- Linhas 501, 507, 601 e 13M – eixo da Av. AEP, no horário habitual.
- Linha 12M (Aliados-Sto. Ovídio) – eixo do Campo Alegre até Junta Massarelos, no horário habitual.
Términos na TRINDADE para as linhas 600/ 4M/ 3M
- Linha 600 + 4M (Aliados-Maia Barca) – eixo de Antero de Quental/ Amial/ Ponte da Pedra – no serviço noturno e até às 3h00 da manhã, frequência de 12,5 minutos, entre a Ponte da Pedra e o centro do Porto. Afetação de autocarros articulados.
- Linha 4M (Aliados-Maia Câmara) – a partir das 0h30 e até as 2h30, de 15 minutos entre Ponte da Pedra e Aliados. Entre as 3h00 e as 6h00, o reforço da 4M passa a 30/30 minutos entre Aliados e Maia. Afetação de autocarros articulados.
- Linha 3M (Aliados-Aeroporto) – eixo de Carvalhido/ Monte dos Burgos/ Maia – no serviço de madrugada, a partir da 1h00, tem frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de 60 minutos até ao Aeroporto até cerca das 3h00. Entre as 3h00 e as 6h00, frequência de 30 minutos até ao Aeroporto. Afetação de autocarros articulados.
Términos no BOLHÃO (Rua do Bolhão) para as linhas 502/ 701/ 702/ 5M
- Linhas 701 (Bolhão-Codiceira) + 702 (Bolhão-Travagem) – eixo de Sta. Catarina/ Costa Cabral/ Afonso Henriques/ Alto da Maia – frequência reforçada para 15/15 minutos no eixo comum durante o serviço noturno, até à estação de Ermesinde. Serviço com autocarros articulados.
- Linha 5M (Aliados-Ermesinde) – frequência de 15 minutos durante a madrugada (após a 1h00).
Términos no BOLHÃO (Rua Sá da Bandeira) para as linhas 401/ 700/ V94/ 800/ 801/ 305/ 7M/ 8M
- Linhas 305, 401 e 700 efetuam o horário noturno habitual.
- Linha 800 (Bolhão-Gondomar) + 801 (Cordoaria-São Pedro da Cova) – eixos Baixa/ S. Roque/ Sta. Eulália – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1h00. A partir dessa hora permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos até ao centro de Gondomar. Afetação de autocarros articulados.
- Linha 8M (Aliados-São Pedro da Cova) – eixo de Fernão Magalhães/ Areosa/ S. Roque/ Sta. Eulália) – oferta de 30 em 30 minutos na madrugada (combinada com a 800). Afetação de autocarros articulados.
- Linha 7M (Aliados-Valongo) eixos Bonfim/ S. Roque/ Alto da Serra/ Valongo – oferta de 40 em 40 minutos toda a madrugada. Afetação de autocarros articulados.
Alterações nas linhas provenientes de Vila Nova de Gaia 901/ 905/ 906/ 907/ 10M (a partir das 22:00)
- Linhas 901 (Trindade-Valadares) e 906 (Trindade-Madalena) – As linhas provenientes de Vila Nova de Gaia em operação terminarão na Avenida da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22:00, pela R. General Torres, R. Daniel Serrão, Av. República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
- Linha 905 (Bolhão-Monte da Virgem) – Frequência de 40 minutos até à Avenida da República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
- Linha 907 (Boavista-Vila D’Este) – eixo (Vila d’Este/ Sto. Ovídio/ Gaia Shopping) – reforço da frequência para um intervalo de 15 minutos entre autocarros até à meia-noite, entre Vila d’Este e Sto. Ovídio, mantendo o serviço normal de 45 minutos ao Gaia Shopping.
- Linha 10M (Aliados-Vila D’Este) – eixo Av. República/ Sto. Ovídio/ Vila D’Este – Frequência de 20 minutos até cerca das 2h00 e de 40 minutos após essa hora.
Linhas que serão suprimidas
Devido aos impedimentos de trânsito, algumas linhas não irão operar no período noturno e madrugada, devendo a população optar pelas alternativas mais próximas.
- Linhas 500 e 900 – terminam o serviço às 19h30.
- Linha 904 – termina o serviço às 20h30.
- Linha 11M – Não circula na noite de São João.
Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Carmo Pr. Liberdade, Aliados, S. Bento, D. João I, Ribeira e, em VN Gaia, na parte final da Av. da República e acessos à Ponte do Infante, estão, em face das alternativas acima explicadas, desativadas.
As demais linhas de autocarro operam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada.
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Elétricos
Em relação aos Elétricos, o serviço da linha 1 (Infante-Passeio Alegre) irá terminar mais cedo na sexta-feira, véspera de S. João, às 18h10. A linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) funciona sem alterações.
Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.
- Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:
- Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios
- site explore.porto.pt
- QR Code na paragem
- Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.
Títulos de Transporte / Tarifário
Recomenda-se a compra antecipada do título de transporte para todas as viagens necessárias, na ida e regresso. O título Bilhete de Bordo pode ser adquirido à entrada dos autocarros (2,50€), em dinheiro ou através de MB WAY, válido para uma viagem na STCP. Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento também pode ser feito com VISA.
Títulos válidos
– Títulos ocasionais Andante;
– Tarifa de bordo Agente Único (2,50€);
– Assinatura Andante que inclua as zonas a utilizar.
Imagens: STCP.
Atualidade
Viana do Castelo: Concurso público internacional para Novo Mercado Municipal e envolvente avança por 13,399 ME
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O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, o projeto, abertura de procedimento de concurso público internacional, autorização da despesa, aprovação das peças e aprovação de júri para a empreitada “Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente” por um valor de 13,399 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio agora aprovado para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
O projeto de execução refere que um mercado implica uma forte articulação entre o processo de gestão e o projeto de intervenção de arquitetura, tendo por base os seguintes princípios: existência de condições adequadas para o aprovisionamento dos operadores, devidamente sectorizado, nomeadamente quanto ao controlo higiossanitário e de variação de temperaturas; existência de condições de estacionamento para clientes, condição essencial para que se possa considerar válida uma área de influência superior a 400 metros de distância; condições para tratamento e acondicionamento de resíduos, nomeadamente os respeitantes a produtos de origem animal; desenvolvimento orgânico do espaço de mercado tradicional num único piso e em relação direta com a sua envolvente; organização sectorizada do mix comercial; introdução de atividades complementares que contribuam para a viabilidade comercial do equipamento no seu todo, nomeadamente com aquelas que tragam novos públicos; integração em edifício com arquitetura relevante e em bom estado de conservação, criação de uma imagem comum que identifique o mercado como um todo enquanto espaço moderno de distribuição agroalimentar; compromisso entre a gestão do mercado e os operadores, participando na dinâmica do mercado.
Recorde-se que o Mercado Municipal que existia no centro da cidade foi demolido em 2022, levando à transferência do mercado para uma instalação provisória na Avenida Capitão Gaspar de Castro.
O projeto do novo mercado está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
Imagem: CMVC.
Atualidade
Valença avança com reabilitação e ampliação do Centro de Saúde
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A Câmara Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público para a empreitada de “Reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença”, na última reunião do Executivo Municipal.
2 milhões e 700 mil euros é o preço base do concurso, num investimento a lançar pela Câmara Municipal de Valença, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra contempla a requalificação do edifício existente, datado de 1991, e a construção de um novo bloco, a poente, com 2 pisos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta é uma obra urgente, prioritária e muito desejada por todos os valencianos e pretende criar todas as condições para uma resposta de serviços de saúde primários e de especialidades mais rica e qualificada em Valença”.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que estão a ser criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
A saúde é uma das linhas de atuação prioritárias da Câmara Municipal de Valença que tudo tem feito junto da ULSAM e da tutela, pela melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados pelo Centro de Saúde de Valença, à população valenciana.
Recorde-se que, ao dia de hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil e juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.
Foto: CMV.
Atualidade
Estudo sobre o tubarão-azul sublinha a importância da proteção e da preservação dos canhões submarinos
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Estudo revela padrões de comportamento do tubarão-azul e o impacto do ruído de barcos na espécie. Crucial na manutenção da estabilidade e da saúde dos ecossistemas marinhos, o tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial. Classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 2019, em Portugal é frequentemente vítima da frota do palangre de superfície, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte.
Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente colocaram sistemas de câmaras remotas com isco ao largo da costa do Parque Natural da Arrábida para observar e caracterizar padrões de comportamento de tubarão-azul (Prionace glauca), e o efeito do ruído de embarcações em termos de alterações comportamentais. Um estudo realizado no âmbito da tese de Doutoramento da investigadora Noélia Ríos, inserida no projeto INFORBIOMARES, acabado de publicar na revista Marine Ecology Progress Series.
Bastante sensíveis, estas espécies são muito difíceis de observar e estudar, sobretudo no que diz respeito ao seu comportamento em meio natural. As câmaras colocadas pelos investigadores conseguiram registar os comportamentos de 79 tubarões, revelando padrões distintos entre juvenis e adultos consoante a estação do ano e a distância à costa.
A investigação revelou que tubarões juvenis foram avistados mais frequentemente em águas menos profundas e durante a primavera, o que coincide com a época de reprodução da espécie, reforçando, assim, a enorme importância da área ao largo do Parque Natural da Arrábida, na zona do canhão de Lisboa, como potencial zona de berçário para o tubarão-azul. Estas observações levam os investigadores a defender a necessidade de olhar para os canhões submarinos como zonas a proteger e preservar.
O estudo revelou também que, na presença de ruído de embarcações, os tubarões-azuis alteraram alguns padrões comportamentais, sugerindo que pode existir um efeito oculto do ruído sobre a eficiência na procura e captura de alimento, abrindo caminho a mais estudos dedicados que confirmem essa hipótese.
Os tubarões desempenham um papel crucial na manutenção da estabilidade e saúde dos ecossistemas marinhos. A pesca comercial excessiva destas espécies, com pesca dirigida ou acessória, exerce uma enorme pressão nas populações de tubarões a nível global, provocando desequilíbrios ecológicos com repercussões em todo o ecossistema.
O tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial, e em 2019 foi classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN. Em Portugal, é a espécie de tubarão mais capturada pela frota do palangre de superfície, uma pesca realizada com linhas e anzóis, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte, mas que frequentemente captura tubarões, atraídos pelo isco.
Foto: Frederico Almada.
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