Connect with us

Atualidade

São João do Porto: operação especial da STCP garante uma mobilidade fácil e sustentável

Publicado

on

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto volta a fazer parte das festas da cidade do Porto com uma operação especial para a noite de São João. Em 2023 a maior operadora de transportes públicos do Grande Porto oferece aos seus passageiros um serviço ágil e de confiança para as deslocações de ida e vinda da cidade, com a garantia de viagens toda a noite e madrugada e em segurança, através do reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na ‘cidade invicta’.

A STCP convida, assim, a população a optar pela deslocação em transportes públicos, dado que a operação especial de S. João assegura o aumento da frequência e dos lugares nos autocarros das linhas que chegam ao epicentro das festas, com ajuste de alguns términos e paragens devido aos condicionalismos de trânsito — com a salvaguarda de que as viaturas STCP terão acesso a vias exclusivas e corredores especiais para responderem, da melhor forma, às necessidades dos seus clientes e poderem chegar a zonas da cidade onde, nessa noite, os automóveis não vão poder circular.

A operação da STCP estará em curso entre o início da noite de sexta-feira (23 de junho) e a manhã de sábado (feriado de 24 de junho), e consiste num reforço nos principais eixos de chegada à Baixa do Porto, aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade, permitindo uma mobilidade eficaz entre os seis concelhos onde a STCP tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e VN Gaia). No Grande Porto, a rede STCP é a que oferece maior cobertura territorial durante toda a madrugada, possibilitando ligações de maior proximidade, diretas ao destino ou complementares a outros modos de transportes.

Autocarros – términos especiais e reforços

Términos na Rua da Restauração (junto ao Hosp. Sto. António) para as linhas 200/ 501/ 507/ 601/ 602/ 1M/ 12M/ 13M

  • Linhas 200 (Bolhão-Cast. Queijo) + 1M (Aliados-Matosinhos Praia) – eixo do Campo Alegre – frequência de 30 minutos toda a noite e madrugada, com autocarros articulados.
  • Linha 602 (Cordoaria-Aeroporto Via Padrão Moreira) – eixo Carvalhido/Monte dos Burgos/Moreira da Maia – oferta de 30 em 30 minutos toda a noite até cerca da 1h00, até às Guardeiras.
    • Regresso de madrugada pela linha 3M, com partida da Trindade.
  • Linhas 501, 507, 601 e 13M – eixo da Av. AEP, no horário habitual.
  • Linha 12M (Aliados-Sto. Ovídio) – eixo do Campo Alegre até Junta Massarelos, no horário habitual.

Términos na TRINDADE para as linhas 600/ 4M/ 3M

  • Linha 600 + 4M (Aliados-Maia Barca) – eixo de Antero de Quental/ Amial/ Ponte da Pedra – no serviço noturno e até às 3h00 da manhã, frequência de 12,5 minutos, entre a Ponte da Pedra e o centro do Porto. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 4M (Aliados-Maia Câmara) – a partir das 0h30 e até as 2h30, de 15 minutos entre Ponte da Pedra e Aliados. Entre as 3h00 e as 6h00, o reforço da 4M passa a 30/30 minutos entre Aliados e Maia. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 3M (Aliados-Aeroporto) – eixo de Carvalhido/ Monte dos Burgos/ Maia – no serviço de madrugada, a partir da 1h00, tem frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de 60 minutos até ao Aeroporto até cerca das 3h00. Entre as 3h00 e as 6h00, frequência de 30 minutos até ao Aeroporto. Afetação de autocarros articulados.

Términos no BOLHÃO (Rua do Bolhão) para as linhas 502/ 701/ 702/ 5M

  • Linhas 701 (Bolhão-Codiceira) + 702 (Bolhão-Travagem) – eixo de Sta. Catarina/ Costa Cabral/ Afonso Henriques/ Alto da Maia – frequência reforçada para 15/15 minutos no eixo comum durante o serviço noturno, até à estação de Ermesinde. Serviço com autocarros articulados.
  • Linha 5M (Aliados-Ermesinde) – frequência de 15 minutos durante a madrugada (após a 1h00).

Términos no BOLHÃO (Rua Sá da Bandeira) para as linhas 401/ 700/ V94/ 800/ 801/ 305/ 7M/ 8M

  • Linhas 305, 401 e 700 efetuam o horário noturno habitual.
  • Linha 800 (Bolhão-Gondomar) + 801 (Cordoaria-São Pedro da Cova) – eixos Baixa/ S. Roque/ Sta. Eulália – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1h00. A partir dessa hora permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos até ao centro de Gondomar. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 8M (Aliados-São Pedro da Cova) – eixo de Fernão Magalhães/ Areosa/ S. Roque/ Sta. Eulália) – oferta de 30 em 30 minutos na madrugada (combinada com a 800). Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 7M (Aliados-Valongo) eixos Bonfim/ S. Roque/ Alto da Serra/ Valongo – oferta de 40 em 40 minutos toda a madrugada. Afetação de autocarros articulados.

Alterações nas linhas provenientes de Vila Nova de Gaia 901/ 905/ 906/ 907/ 10M (a partir das 22:00)

  • Linhas 901 (Trindade-Valadares) e 906 (Trindade-Madalena)As linhas provenientes de Vila Nova de Gaia em operação terminarão na Avenida da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22:00, pela R. General Torres, R. Daniel Serrão, Av. República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 905 (Bolhão-Monte da Virgem) – Frequência de 40 minutos até à Avenida da República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 907 (Boavista-Vila D’Este) – eixo (Vila d’Este/ Sto. Ovídio/ Gaia Shopping) – reforço da frequência para um intervalo de 15 minutos entre autocarros até à meia-noite, entre Vila d’Este e Sto. Ovídio, mantendo o serviço normal de 45 minutos ao Gaia Shopping.
  • Linha 10M (Aliados-Vila D’Este) – eixo Av. República/ Sto. Ovídio/ Vila D’Este – Frequência de 20 minutos até cerca das 2h00 e de 40 minutos após essa hora.

Linhas que serão suprimidas

Devido aos impedimentos de trânsito, algumas linhas não irão operar no período noturno e madrugada, devendo a população optar pelas alternativas mais próximas.

  • Linhas 500 e 900 – terminam o serviço às 19h30.
  • Linha 904 – termina o serviço às 20h30.
  • Linha 11M – Não circula na noite de São João.

Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Carmo Pr. Liberdade, Aliados, S. Bento, D. João I, Ribeira e, em VN Gaia, na parte final da Av. da República e acessos à Ponte do Infante, estão, em face das alternativas acima explicadas, desativadas.

As demais linhas de autocarro operam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada.

Elétricos

Em relação aos Elétricos, o serviço da linha 1 (Infante-Passeio Alegre) irá terminar mais cedo na sexta-feira, véspera de S. João, às 18h10. A linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) funciona sem alterações.

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.

  • Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:
  • Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios
  • site explore.porto.pt
  • QR Code na paragem
  • Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.

Títulos de Transporte / Tarifário

Recomenda-se a compra antecipada do título de transporte para todas as viagens necessárias, na ida e regresso. O título Bilhete de Bordo pode ser adquirido à entrada dos autocarros (2,50€), em dinheiro ou através de MB WAY, válido para uma viagem na STCP. Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento também pode ser feito com VISA.

Títulos válidos

– Títulos ocasionais Andante;

– Tarifa de bordo Agente Único (2,50€);

– Assinatura Andante que inclua as zonas a utilizar.

Imagens: STCP.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas