Connect with us

Atualidade

50 anos da Escola Superior de Saúde “contribuiu de forma significativa” para história de Viana do Castelo

Palavras de Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, considerou, hoje, na Sessão Solene comemorativa dos 50 anos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que “a história dos 50 anos da ESS-IPVC contribuiu, de forma significativa, para a história de Viana do Castelo”.

“A Escola Superior de Saúde teve um papel absolutamente fundamental na literacia da saúde na cidade e no concelho, junto dos vianenses e das entidades”, declarou, afirmando que “estamos conscientes e queremos ser parceiros efetivos para que a sociedade vianense beneficie da presença desta escola que apresenta um ensino de excelência”.

Na sessão, foi, ainda, firmado o Protocolo de Cooperação no âmbito da definição e operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, entre o Município de Viana do Castelo e a Escola Superior de Saúde.

Assim, de acordo com o documento, compete ao Município assegurar o apoio logístico e/ou técnico necessário à Escola Superior de Saúde, conforme as necessidades apresentadas e a disponibilidade do Município, com vista à adequada prossecução dos objetivos e ações previstas no âmbito do protocolo; apoiar a divulgação dos resultados das investigações produzidas na área da saúde mental, promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar que permitam apoiar a definição de políticas municipais neste âmbito; garantir as condições e acompanhamento adequados à integração e desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional que possam ter enquadramento nos serviços e respostas municipais.

Já à Escola Superior de Saúde, compete disponibilizar assessoria técnica especializada para a elaboração e concretização da Estratégia Municipal de Saúde, bem como de outros estudos que venham a ser considerados pelas partes como importantes para a definição de políticas municipais no domínio da promoção da saúde; contribuir com pareceres ou indicações de cariz técnico-científico para prossecução de políticas municipais no domínio da promoção da saúde, que derivem do desenvolvimento de outros estudos e investigações realizadas pela Escola Superior de Saúde, na área da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar e que se possam constituir em ganhos para a saúde da população; apoiar a realização de atividades e intervenções no âmbito da promoção da literacia em saúde; facilitar o desenvolvimento de ações de capacitação em parceria, no domínio da promoção da saúde e da saúde mental, que venham a ser designadas.

Na cerimónia, o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, afirmou que foram “50 anos de evolução da evolução da sociedade, das necessidades de cuidados de saúde, da resposta a essas necessidades, mas também das suas exigências perante os prestadores e o sistema”. “50 anos ao longo dos quais a agora ESS-IPVC soube exercer a sua responsabilidade de formar com excelência, como é por todos reconhecido”, vaticinou.

Já a Diretora da Escola, Aurora Pereira, afirmou que a ESS-IPVC regista na sua génese a criação da Escola de Enfermagem, em 1973, sendo que em 2001 integrou-se no Instituto Politécnico e, em 2009, com a alteração estatutária, passou a designar-se de Escola Superior de Saúde.

“Ao longo deste trajeto, a ESS cresceu e desenvolveu-se de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se, para melhor responder às mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, qualificando o seu corpo docente e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente com o aumento e atualização dos espaços e equipamentos a nível dos laboratórios”, considerou.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”

Publicado

on

Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação. 

A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.

A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:

Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.

Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.

Foto: PSP.

Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.

Fotos: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago

Publicado

on

O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.

A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.

Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.

Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.

Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.

Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.

A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas