Connect with us

Atualidade

Visitas temáticas inéditas desvendam novidades nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio

Publicado

on

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, a Parques de Sintra dedica duas visitas temáticas inéditas aos que gostam de ser os primeiros a conhecer as novidades nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra, onde a investigação constante conduz a novas descobertas e origina novas abordagens museográficas.

No Palácio Nacional de Queluz, um projeto museográfico em curso vai fazer renascer o oratório de D. João VI. Durante a visita “Devoção Real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz”, agendada para as 10h30, Hugo Xavier, conservador do Palácio, explica como o estudo dos inventários da época está a permitir a reconstituição deste espaço de oração fundamental para conhecer os hábitos da Família Real. Algumas valiosas peças que vão regressar ao seu local original, como uma estatueta de São Pedro oferecida ao rei D. João VI pelo Papa Pio VII e pinturas de Domingos Sequeira, Jean-Baptiste Debret e Arnaud Pallière, foram já restauradas. Os participantes nesta visita poderão aceder às reservas do Palácio para conhecer, em primeira mão, o resultado desses trabalhos de restauro.

No Palácio Nacional de Sintra, às 15h00, decorre a visita “Retrato de jovem nobre, cavaleiro da Ordem de Calatrava: novas pinceladas de investigação”, conduzida pelo conservador Fernando Montesinos, que vai revelar dados inéditos sobre um dos mais enigmáticos retratos de corte que integram a coleção do monumento. Em 2017, uma monografia editada pela Parques de Sintra respondeu a muitas das interrogações geradas até então à volta da pintura, mas, agora, há novas informações acerca da identificação da personagem representada e da pertença da pintura a uma das pinacotecas mais importantes da aristocracia cortesã da primeira metade do século XVII. Assim, impõe-se uma questão: será necessário proceder a novos “repintes” na interpretação deste retrato?

As visitas temáticas integradas na comemoração do Dia Internacional dos Museus são limitadas a 15 participantes e têm a duração aproximada de uma hora e meia. Os bilhetes vendem-se exclusivamente online no site da Parques de Sintra e custam 10€ para adultos e 8,5€ para jovens (6-17 anos) e seniores (>65 anos).

Mais informações e aquisição de bilhetes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/dia-internacional-dos-museus/

Foto: PS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas