Atualidade
Museu Virtual da Lusofonia assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa
O Museu Virtual da Lusofonia (MVL), uma unidade cultural da Universidade do Minho (UMinho), assinala, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, estendendo as atividades ao longo do mês.
Esta sexta-feira lança a coleção “Convergências na Língua Portuguesa”, na plataforma Google Arts & Culture. A mostra parte do 9° Festival Cultural Convergências Portugal/Galiza, que ocorreu em fevereiro, reunindo as expressões artísticas e os workshops realizados em Braga (Portugal), Ponteareas e Santiago de Compostela (Espanha). A coleção conta a história do festival e inclui uma entrevista exclusiva à organização do evento.
Exposição colaborativa
A 8 de maio, o MVL lança um desafio nas redes sociais para construir uma exposição virtual colaborativa, a partir de conteúdos enviados pelos públicos dos países de língua oficial portuguesa. O objetivo da campanha “Olhares sobre as culturas em Língua Portuguesa”, a decorrer até final de maio, é os conteúdos serem cocriados pelos públicos, apresentando as diferentes expressões artísticas que envolvem arte urbana, dança, música, literatura, poesia, cinema, artes plásticas e ocupação dos espaços públicos, entre outros. O lançamento desta exposição colaborativa está previsto para julho, na Google Arts & Culture.
Entretanto, esta quinta-feira, na Galeria do Paço, em Braga, realizou-se o seminário “Investigação e práticas em narrativas mediáticas, consciência histórica e educação: diálogos e desafios”. O evento contou com Carlos Alberto de Carvalho (Universidade de Minas Gerais, Brasil), Giane Lessa (Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil), Júlia Alves Brasil (CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho), Manuel Chaparro (Universidade de Málaga, Espanha) e Olga Bailey (Universidade de Nottingham Trent, Reino Unido). O encontro fez parte do projeto MediaMigraActs, sediado no CECS, em parceria com o MVL e a Rede Casas do Conhecimento.
BabeliUM com várias atividades
O BabeliUM – Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho está a comemorar esta semana o Dia Mundial da Língua Portuguesa com várias ações, desafiando os participantes dos seus cursos e o público em geral. O programa já incluiu a gravação de vídeo-testemunhos sobre boas razões para aprender português e o que é, para cada um, a língua portuguesa. Houve, também, a declamação de poemas num roteiro pelo centro de Braga, a visualização de um vídeo, um quizz sobre o pluricentrismo do português e o brincar com poemas lusófonos ao preencher lacunas com novas palavras. Nesta sexta-feira, prevê-se um jogo Kahoot, um desafio de adivinhas, uma nuvem de palavras favoritas na plataforma Mentimeter, além de jogos com provérbios traduzidos e uma interação oral sobre antónimos.
Imagem: UM.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca