Connect with us

Atualidade

“Salvar o planeta é uma arte” em exposição no MAR Shopping Matosinhos

Trabalhos artísticos de alunos da ESAD realizados a partir de lixo recolhido nas praias e parques públicos da cidade de Matosinhos

Publicado

on

O MAR Shopping Matosinhos lançou o desafio. Os alunos do curso de pós-graduação em Ilustração e Animação Digital da ESAD – Escola Superior de Artes e Design abraçaram-no, de imediato, e o resultado estará na exposição “Salvar o Planeta é uma Arte”. Em exibição no Atrium do MAR Shopping Matosinhos, entre os dias 2 e 10 de maio, estarão os três trabalhos vencedores de um concurso lançado pelo meeting place, mais três peças que obtiveram menções honrosas, bem como outros trabalhos selecionados pela ESAD entre os 15 que concorreram. São todos trabalhos artísticos realizados a partir de lixo reciclável recolhido nas praias e parques públicos de Matosinhos e pretendem sensibilizar para a necessidade de preservarmos o Planeta.

Aquí, pero ausente”, de Mava Munoz, foi o trabalho vencedor. É uma escultura de uma cegonha no seu ninho. “As cegonhas são aves migratórias que habitam as zonas mediterrânicas durante a primavera e o verão, migrando para África no inverno em busca de alimento. No entanto, o comportamento das cegonhas, bem como de outras aves migratórias, mudou drasticamente, pois encontram uma fonte de alimento acessível nas lixeiras de Portugal e Espanha. Embora, esta adaptação seja positiva para a preservação da espécie, é preocupante que os instintos naturais dessas aves sejam alterados pelo impacto ambiental produzido pelo homem e aumente o perigo de envenenamento e sufocamento das aves pela ingestão de lixo, especificamente por plásticos. Esta escultura representa os aspetos negativos decorrentes da contaminação humana”, refere a vencedora Mava Munoz.

“Oitavo Oceano”, de Carolina Esteves Vieira, que ganhou o segundo prémio, é uma escultura interativa de um animal marinho, compos­to por redes de pesca, as quais foram recolhendo ao longo do seu percurso, não peixe, mas lixo. “Estima-se que entre 500 mil e um milhão de toneladas de redes de pesca são perdidas ou descartadas nos oceanos todos os anos. Estas redes descarta­das, às quais se dá o nome de equipamento fantasma, vão-se tornando lentamente, mas a passo certo, num ‘Oitavo Oceano’”. O objetivo da autora foi chamar a atenção para “um mar que, em vez de dar vida, se torna no antagonista daqueles que o habitam ou que por lá passam; e se torna no seu maior predador”.

“Corais”, de Clarisse Silva, conquistou o terceiro prémio. “Esta escultura representa a vida e a morte dos corais, devido ao aumento da temperatura da água do mar, provocado pelo aquecimento global. Devido à emissão excessiva de CO2 pelo ser humano e absorção do mesmo pelos oceanos, os corais sofrem um processo de branqueamento, acaban­do por morrer. O objetivo desta escultura é levar a um processo de reflexão sobre a ação do homem no planeta, e demonstrar a importância da vida dos corais, já que protegem as zonas costeiras e abrigam milhões de seres vivos”.

“Nem tudo o que vem à rede é peixe”, de Inês Fernandes, “Uma Cidade Invisível”, de José Teixeira, e “O Voluntário”, de Cláudio Gomes, receberam menções honrosas.

Os autores distinguidos — prémios e menções honrosas – receberam cheques-oferta do MAR Shopping Matosinhos, e verão os seus trabalhos apresentados na exposição “Salvar o Planeta é uma Arte”.

“Lançámos este desafio aos alunos da ESAD com alguma curiosidade sobre que interpretações nasceriam desta experiência de se depararem com a enorme quantidade de lixo que o impacto do homem no planeta produz e de o transformarem em algo belo, mas que, ao mesmo tempo alertasse para os perigos que todos corremos com a poluição e as alterações climáticas. Foi agradável perceber que estes alunos estão cada vez mais envolvidos e comprometidos na preservação do ambiente”, sublinha Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

“O desafio ‘Proteger o planeta é uma arte’, lançado pelo MAR Shopping Matosinhos, deu oportunidade aos estudantes da pós-graduação em Ilustração e Animação Digital da ESAD Matosinhos de experienciar a realização de uma ilustração/escultura com materiais recolhidos pelos próprios nas praias e parques públicos, como representação evocativa das questões relacionadas com o consumo e o descarte dos materiais na natureza. As distintas abordagens não têm por intenção impor uma visão política, social ou económica do mundo, mas permitir a reflexão introspetiva a partir da sua contemplação. As dinâmicas de aprendizagem externas ao espaço escolar aproximam o ensino académico das questões sociais, demonstrando o potencial da ilustração como vetor de transformação cultural e ambiental”, assinala o designer João Lemos, professor e orientador do projeto.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas