Atualidade
Câmara de Barcelos gere maior orçamento de sempre em 2022
116 milhões de euros

A Câmara Municipal de Barcelos geriu, ao longo do ano passado, um orçamento de mais de 116 milhões de euros, o maior de sempre das contas municipais. Estes dados foram dados a conhecer, ontem à tarde, em reunião do Executivo camarário, que aprovou submeter o Relatório e Contas de 2022 à apreciação da Assembleia Municipal.
Da análise ao exercício de gestão do ano passado, sobressai que o Município barcelense obteve uma receita de perto 113 milhões, atingindo um grau de execução de 97%, e uma efetuou uma despesa de mais de 78 milhões de euros, com um grau de execução acima dos 67%.
Em termos comparativos, de 2020 para 2022, as receitas passaram de 77 milhões para 112 milhões e as despesas de 54 milhões para 78 milhões, o que significa que se atingiram os maiores graus de execução dos últimos três anos. As maiores fatias orçamentais couberam ao setor da Educação, que ultrapassa os 17 milhões de euros, e às transferências para as Juntas de Freguesia, num valor de 15 milhões de euros, a que acrescem cerca de 4 milhões já cabimentados no ano passado, e que acabaram por transitar para o corrente ano.
Decompondo a gestão orçamental de 2022, constata-se que as receitas totais atingiram 116 milhões de euros, dos quais 71 milhões são referentes a receitas correntes, 15 milhões são de despesas de capital e 30 milhões são de outras receitas.
Quanto às despesas, 67 milhões são de despesa corrente e perto de 49 milhões de despesa de capital.
No documento aprovado ontem, realça-se que o exercício de 2022 terminou com saldos superiores aos transitados do período anterior, atingindo um saldo global de mais 36 milhões de euros, e destaca-se uma poupança corrente de 19 milhões de euros.
Em termos de funções, as funções sociais assumiram um valor de mais de 38 milhões de euros, enquanto as funções gerais ascenderam a 11 milhões, as funções económicas cifraram-se em quase 8 milhões e para outras funções 13 milhões de euros.
Analisando a função social, que consome 54,34% dos gastos totais, verifica-se que o setor da Educação ultrapassa os 17 milhões de euros, os serviços culturais, desportivos e de lazer ascendem a 8 milhões e a habitação e serviços coletivos ultrapassam os 10 milhões de euros.
Sublinhe-se que, no decorrer do ano passado, a Câmara Municipal transferiu para as Juntas de Freguesia um valor superior a 15 milhões de euros.
Finalmente, um último dado, da gestão de 2022 resulta um resultado positivo de mais de 8 milhões de euros.
Lista completa de deliberações:
PROPOSTA Nº 1. Aprovar a Prestação de Contas do Exercício Económico do ano de 2022.
PROPOSTA Nº 2. Aprovar a atualização do Inventário do Património Municipal – Ano económico de 2022.
PROPOSTA Nº 3. Aprovar a 2ª Revisão Orçamental.
PROPOSTA N.º 4. Ratificar o despacho relativo à reorganização dos espaços de venda na Feira Semanal de Barcelos.
PROPOSTA N.º 5. Aceitar doação de parcela de terreno com 1.326,00 m2, a integrar o domínio público municipal.
PROPOSTA N.º 6. Aprovar a minuta de contrato de Comodato a outorgar entre o Município de Barcelos e a Sociedade Imobiliária Paradense, S.A.
PROPOSTA N.º 7. Autorizar a suspensão de mandato do Vereador Domingos Ribeiro Pereira.
PROPOSTA N.º 8. Aprovar a Ata em Minuta.
As deliberações 2, 5 e 8 foram aprovadas por unanimidade. As deliberações 1,3,4 foram aprovadas por maioria, com abstenção dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista. A deliberação 6 foi aprovada por maioria, com votos contra dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista. A deliberação 7 foi aprovada por maioria, com abstenção do PS e do vereador Alexandre Maciel.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca