Connect with us

Atualidade

Barcelos: Jovens deputados discutem projetos sobre património

1ª Assembleia Municipal Jovem de Barcelos

Publicado

on

“Debater, ter voz, participar na vida do Município”, esses são os grandes objetivos enunciados por Fernando Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, ao empossar a Assembleia Municipal Jovem do Concelho, numa sessão que contou com a presença de Mário Constantino, presidente do Executivo camarário, e das vereadoras Mariana Carvalho e Elisa Braga. 

No decorrer dos trabalhos, anteontem à tarde, no auditório Municipal de Barcelos, Fernando Pereira sublinhou a importância da Assembleia Municipal Jovem – “um projeto do Município” – na promoção da “cidadania ativa”, pelo que deve ser dada a possibilidade aos jovens de perceber quais são os seus direitos e os seus deveres, perceber como funciona o poder local, distinguir os órgãos executivos dos órgãos deliberativos”, e quais as funções de cada um. “Trata-se de um desígnio que o Município pretende implementar, que é o de fazer os jovens participarem nas políticas locais, daí a importância da Assembleia Municipal Jovem, um fórum que também tem a vantagem de aproximar os eleitos dos seus eleitores, promovendo assim uma ação política mais direta e de maior proximidade”.

Presidente da Câmara enaltece a Assembleia Municipal Jovem enquanto espaço de cidadania

O presidente da Câmara, Mário Constantino, também presente na sessão de anteontem, enalteceu a realização desta iniciativa, afirmando que “em boa hora, a Assembleia Municipal decidiu realizar sessões para jovens, com o propósito fomentar o diálogo entre a juventude e os políticos”. Mário Constantino fez uma breve resenha da atividade municipal e “do exercício que é necessário fazer para gerir um plafond financeiro num município como o de Barcelos, o maior em número de freguesias, num território com uma área de cerca de 400m2, o que faz com que as necessidades sejam muitas e haja dificuldades de equipar e fomentar o desenvolvimento de todas, para que o concelho tenha mais coesão social.

Afirmando que estas sessões da Assembleia Municipal Jovem “vão-nos permitir perceber também quais são os vossos desejos, as vossas ambições, os vossos projetos, as vossas ideias”, o autarca disse que “a Câmara a Assembleia Municipal deve ser visto cada vez mais como um espaço de interação e de exercício de cidadania”, desafiando os jovens a alertar para o que está mal, mas igualmente a apresentar ideias e a serem tolerantes”. 

O Património – projeto vencedor da 1ª Assembleia Municipal Jovem

Nesta 1º sessão, os jovens deputados municipais defenderam e votaram os seus projetos relativos ao tema “O Património”, trocando ideias, esgrimindo argumentos, tendo saído vencedor, votado por maioria, o projeto “ArqueoLab”, apresentado pelos representantes do Agrupamento de Escolas de Vila Cova.

O projeto vencedor visa a constituição de simuladores pedagógicos de arqueologia para jovens, capacitando-os para a necessária interpretação e valorização do território de Barcelos. O “ArqueoLab” visa, ainda, a constituição de equipas de colaboradores para a proteção, valorização e divulgação do património, bem com a organização de campanhas de escavação do património concelhio classificado ou em vias de classificação, em articulação com os serviços de arqueologia e academia.

O Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, informou que o projeto “ArqueoLab” será debatido na Assembleia Municipal do próximo dia 28, com os representantes dos diversos partidos políticos, sendo depois transformado numa “Recomendação” e apresentado à Câmara Municipal, no sentido de o Município o implementar.

Na segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem, que se vai realizar no dia 27 de abril, vão participar os alunos do terceiro ciclo, das escolas do concelho.

Projetos discutidos e votados na 1ª Assembleia Municipal Jovem

– “ArqueoLab” I Agrupamento de Escolas de Vila Cova

– “Continuar Isabelinha” I Agrupamento de Escolas Vale D´Este

– “Trilhando História” I Agrupamento de Escolas Vale do Tamel

– “Barcelos – A História de uma lenda” I Conservatório de Música de Barcelos

– “Lendas em cena” I Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos – ETG

– “Pontes intermunicipais de Culturalidade” I Escola Profissional Profitecla

– “Jogo da “Glória” dos Caminhos de Santiago” – Etapa de Barcelos I Associação Comercial e Industrial de Barcelos – ACIB.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas