Connect with us

Atualidade

Projunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição conhecido para a 1ª etapa do Junior Tour

Publicado

on

O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 15 e 16 de abril, no Porto e em Matosinhos, naquela que é a primeira etapa do Junior Tour 2023, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20.

Os melhores juniores nacionais vão rumar ao Norte de Portugal para darem o tiro de partida desta competição composta por três etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (13 e 14 de maio) e Santa Cruz (29 e 30 de julho).

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na Praia Internacional do Porto (a confirmar junto da organização no dia anterior).

Destaques Round 1 – Masculino

Heat 6: Francisco Mittermayer vs. Matias Lopes vs. Igor Silva vs. Santiago Graça

Heat 7: Martim Nunes vs. Gui Carvalho vs. Kekoa Hummel vs. Zé Champalimaud

Heat 9: Tiago Stock vs. Leonardo Silva vs. Joaquim Chaves vs. António Bandeira

Destaques Round 1 – Feminino

Heat 2: Maria Salgado vs. Sofia Matos vs. Miriam Julião vs. Carolina Marques

Heat 3: Érica Máximo vs. Matilde Pinto vs. Maria Dias vs. Ana Lima

O Junior Tour engloba a elite da nova geração do surf português, numa plataforma competitiva que reúne os mais novos em fase imediatamente anterior à carreira sénior e, assim, antes de se afirmarem nos palcos principais, tanto nacional como internacionalmente.

Junior Tour – Galeria de Campeões

2022 – Martim Nunes & Érica Máximo

2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes

2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot

2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento

2012 – Francisco Alves & Carina Duarte

2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte

2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

Sendo uma competição que segue os padrões de idades da World Surf League, depois de alguns anos de interregno onde internacionalmente a competição esteve dedicada aos surfistas de até 18 anos, o Junior Tour regressou às praias portugueses em 2022 com Martim Nunes e Érica Máximo a sagrarem-se campeões nacionais, sucedendo, assim, a alguns nomes que, atualmente, lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes.

Martim Nunes – Campeão Nacional Projunior 2022 refere que “foi muito bom alcançar este título na minha carreira porque nunca o tinha conquistado. Vi o meu esforço recompensado. Consegui mostrar o meu surf nas duas etapas do circuito e foi importante para as provas seguintes da Liga MEO Surf e nos Projuniores europeus. Para esta etapa do Porto vou focado no meu surf e quero competir bem, mas não estou a pensar no resultado ou no título. Quero controlar aquilo que consigo e mostrar bom surf.”

Já Erica Máximo – Campeã Nacional Projunior 2022 também revela que “foi muito importante conquistar o título de campeã nacional Projunior. Nunca tinha sido campeã nacional e isso foi um enorme boost de confiança para os campeonatos que se seguiram. Provou que somos capazes de vencer atletas que por vezes são melhores ou mais reconhecidos. Senti que, desde então, houve um maior reconhecimento das pessoas em relação ao meu surf e isso deixa-me feliz. Agora vou para o Porto para surfar boas ondas e defender o meu título”.

O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma coorganização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2023.

Marcelo Martins, da Organização Wave Series e Projunior Porto & Matosinhos, sublinha que “é sempre muito bom receber esta prova do Junior Tour, que traz às ondas do Norte os melhores atletas sub-20 vindos de todo o país. Para além de ser uma prova importante de qualificação nesta categoria, é um incentivo para os atletas mais jovens para se continuarem a superar e prosseguirem o seu trabalho de treino e preparação neste desporto, para melhorar continuamente o seu nível. É, também, um importante fator de motivação para os treinadores e para as equipas, que podem mostrar o seu trabalho e a evolução dos seus atletas.”

Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em www.ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

Integrada no cartaz do Porto & Matosinhos Wave Series 2023, a primeira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura Surf Center e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Gold Energy, da 58 Surf, da Ramirez, da Solinca, da Vitalis, do MEO, da Presto Pizza, do Edifício Transparente e do Hospital de Santa Maria – Porto.

Imagem: Matrena /AN Surfistas.

Atualidade

Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

Publicado

on

“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas