Connect with us

Atualidade

Turismo e Património cultural em debate na Portucalense

UPT organiza a conferência “Turismo na Atualidade” (10h00) e a mesa-redonda “Património Cultural e a Guerra em Debate” (15h00)

Publicado

on

A Universidade Portucalense (UPT) recebe, no próximo dia 28 de março, pelas 10 horas, a conferência “Turismo na Atualidade”, que tem como objetivo principal proporcionar um melhor entendimento sobre os processos de planeamento e gestão nas áreas do Turismo, Hotelaria e Restauração, Marketing Digital e Sustentabilidade e Alterações Climáticas, com enfoque especial na cidade do Porto.

O evento contará com a presença de especialistas das diferentes áreas, que partilharão as suas experiências e perspetivas, o que irá permitir uma melhor compreensão do contexto atual do setor do Turismo na cidade invicta.

Nesta conferência estarão, também, presentes mais de 70 alunos e diversos professores da Profitecla, parceira da UPT na organização desta ação, que irão assistir a palestras e debates sobre os desafios e oportunidades do setor do Turismo, as tendências de Marketing Digital e o papel da Sustentabilidade e das Alterações Climáticas no desenvolvimento turístico.

Durante a tarde, a partir das 15 horas, decorre a mesa-redonda “O Património Cultural e a Guerra em Debate”, onde se irá debater sobre as implicações do conflito armado no património cultural, a destruição ocorrida nos últimos anos, a (in)operância das convenções de salvaguarda, entre outros assuntos.

Os convidados desta conversa são Orlando Sousa, da Direção Regional da Cultura do Norte e ICOMOS, Tiago Lopes, Professor auxiliar do Departamento de Direito da UPT e comentador residente na CNN Portugal para a Diplomacia e Relações Internacionais, e Fernando Azevedo, da Direção Regional de Cultura do Norte e membro do Conselho de Administração da ICOMOS.

Os eventos, organizados pelo Departamento de Turismo, Património e Cultura da UPT, no âmbito do projeto Cultura@Portucalense, decorrem no auditório 201 da UPT.

PROGRAMA “Turismo na Atualidade”:

10h00 – Abertura

Isabel Vaz de Freitas – Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense

Bárbara Monteiro – Coordenadora do Curso Técnico de Turismo da Escola Profitecla Porto

Diogo Moleiro – Professor da Área Técnica de Turismo

Painel Hotelaria e Restauração

10h20 – Fernando Cunha – Diretor de Operações na Operations Manager MS Hotels

10h40 – Orlando Ribeiro – Diretor Geral dos Restaurantes Marca Brasão.

11h00 – Pausa

Painel Turismo Inclusivo

11h20 – Leila Portela e Prado, Tourism and Gender Equality Consultant, Founder Global Women in Tourism

Painel Marketing Digital

11h40 – Márcia Campos, Professora e Coordenadora do Curso de Marketing e Vendas na Escola Profissional de Espinho

Painel Sustentabilidade e Alterações Climáticas

12h00 – Ana Chaves, Gestora de projetos e informação de educação para a sustentabilidade da Câmara Municipal do Porto

Testemunhos de Ex-alunos da Profitecla

12h20 – Margarida Venda – finalista do Curso Técnico de Turismo

PROGRAMA “Património Cultural e a Guerra em debate”:

14h30 – Abertura do secretariado

15h00 – Mesa-redonda

Oradores:

Orlando Sousa, Direção Regional da Cultura do Norte e ICOMOS

Tiago Lopes, docente da Universidade Portucalense

Fernando Azevedo Pádua, Direção Regional da Cultura do Norte e membro do Conselho de Administração da ICOMOS

Moderação:

Isabel Vaz de Freitas, Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense.

Foto: UPT.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas