Connect with us

Atualidade

Barcelos: Câmara atribui mais 4,5 milhões de euros às freguesias

Programa Novos Caminhos já atinge 7 milhões

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos deliberou, ontem, atribuir mais de 4,5 milhões de euros às freguesias do concelho. Deste montante, cerca de 3,7 milhões destinam-se ao programa Novos Caminhos, 316 mil são direcionados a equipamentos desportivos, 243 mil para cemitérios, 163 mil para obras nas escolas, e 130 mil euros para outros investimentos.

Com mais estes 3,7 milhões destinados à pavimentação de caminhos em terra batida, o Município, desde meados do ano passado, já alocou ao Programa Novos Caminhos a extraordinária verba de 7 milhões de euros. Recorde-se que, no lançamento deste Programa, o presidente da Câmara, Mário Constantino, afirmou tratar-se de “um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida quotidiana das populações”. Na altura, o autarca considerou que, em pleno século XXI, “é inaceitável que as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”.

A execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida está a ser desenvolvida obedecendo a três grandes prioridades: eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; acabar com os caminhos de terra que sirvam unidades industriais e comerciais; e erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.

O prazo de concretização do Programa é de quatro anos, mas a forte adesão das Juntas de Freguesia está a contribuir para que haja já muitas obras concluídas e outras mais em execução.

Câmara apoia melhoramentos em equipamentos desportivos com 316 mil euros

Além do forte investimento em rede viária municipal, o Executivo camarário deliberou, na sua reunião de ontem, um conjunto outros subsídios, de onde sobressaem apoios para melhoria dos equipamentos desportivos. Assim, dos 316 mil euros para o setor, 100 mil foram concedidos à Junta de Freguesia de Macieira para colocação de relvado sintético no campo de futebol. À União de Freguesias de Negreiros e Chavão foi também destinado um subsídio de 100 mil euros, igualmente para a colocação de relvado sintético no seu parque de jogos. Por seu lado, a Junta de Freguesia de Martim foi contemplada com mais de 108 mil euros, destinados à colocação da cobertura da bancada do seu complexo desportivo. Ainda em apoios ao desporto, a Junta de Freguesia de Airó vai receber 7.500 euros como forma de apoiar a fase final de requalificação do seu complexo desportivo.

Obras em cemitérios e capelas mortuárias apoiadas com 243 mil euros

Prosseguindo a estratégia de colaboração com as autarquias locais, no sentido de requalificar/melhorar os cemitérios paroquiais e apoiar a construção de capelas mortuárias, a Câmara Municipal deliberou conceder 243 mil euros distribuídos da seguinte forma: para a junta de Freguesia de Barcelinhos, destinados à ampliação do cemitério – 87,500 euros; para a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta – 55,000 euros, destinados ao alargamento do cemitério de Carreira;  para a União de Freguesia de Areias de Vilar e Encourados – 65,616 euros, destinados à requalificação do cemitério de Encourados; e para a Junta de Freguesia de Cossourado – 34,650 euros, destinados à 3ª fase da construção da casa mortuária.

Subsídios para a Educação ascendem a 163 mil euros

Ainda na reunião desta segunda-feira, a Câmara Municipal destinou mais de 163 mil euros ao setor da Educação. Grosso modo, as verbas atribuídas destinam-se à requalificação do edifício da EB – Escola Básica da União das Freguesias de Alvito (São Martinho e São Pedro) e Couto, no montante de 148 mil euros. Acresce, ainda, a comparticipação, no valor de 10 mil euros, à Junta de Freguesia de Fornelos, para comparticipar na aquisição de uma viatura de transporte de crianças. Por seu lado, a Junta de Freguesia de Palme foi comparticipada com uma verba de 6.500 euros, destinada à requalificação do acesso à escola primária.

Obras diversas – 130 mil euros

Acresce a estes subsídios um valor que ultrapassa os 131 mil euros, destinado a obras diversas, tais como: construção de muros de suporte junto ao Rio Covo, na Várzea; pagamento de várias despesas no jardim de infância de Alvito; drenagem de águas pluviais na Rua da Roxa e Rua de Santa Marinha, na freguesia de Galegos São Martinho; construção de muro de suporte e alargamento da Rua do Barroco, na União de Freguesias de Silveiros e Rio Covo Santa Eulália; pavimentação do acesso ao Parque de Lazer, junto ao rio, em Areias de S. Vicente; e requalificação de passeios pedonais em Balugães.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas