Atualidade
Carnaval de Barcelos arranca amanhã

No caso de condução sem habilitação legal, trata-se de uma mulher de 74 anos. Foi abordada, e posteriormente detida, às 09h30m, na Rua João António Luíz Robim Borges, freguesia de Tavarede.
Avança amanhã, sexta-feira, pelas 10h30, o Carnaval Popular de Barcelos com o Desfile de Carnaval das Escolas e Animação de Rua, no Centro Histórico da Cidade, com a participação de 700 crianças.
A programação deste ano contempla 4 dias de muita animação. Ao todo, há três desfiles, dois bailes populares, um concurso de máscaras. Participam nos corsos 45 associações e estabelecimentos de ensino, com mais de 2000 figurantes.
Depois do Desfile das Escolas, o programa prossegue sábado, no Largo da Porta Nova, pelas 15h00, com os “Conjuros do Entrudo”.
No domingo, 19 de fevereiro, é a vez do Desfile de Cabeçudos e Gigantones sair à rua, com início às 15h00, também no Centro Histórico de Barcelos e, às 17h00, os “Conjuros do Entrudo”, no Largo Dr. José Novais.
Na segunda-feira à noite (20 de fevereiro), pelas 21h00, há lugar ao Concurso de Máscaras, na Avenida da Liberdade. Após o concurso e entrega de prémios, avança um grande baile popular com a atuação da banda Função Públika.
Finalmente, na terça-feira de Carnaval, pelas 15h00, acontece o grande desfile do Carnaval Popular, com início na Avenida João Duarte, passagem pela Avenida da Liberdade, terminando no Parque da Cidade. Os festejos terminam com um concerto de Carnaval pela Banda Dimensão Minhota, na Avenida da Liberdade.
Condicionamentos de trânsito:
Os festejos carnavalescos vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito. Assim, no dia 20/02 (segunda-feira) devido ao Concurso de Máscaras e Grande Baile Popular, o trânsito vai estar interdito na Av. da Liberdade, das 06h00 do dia 20/02 às 02h00 do dia 21/02. No dia 21/02(terça-feira) devido à concentração dos carros alegóricos, o trânsito e o estacionamento estarão proibidos, na Av. João Duarte, das 06h00 às 17h00. O Desfile do Carnaval Popular, com início às 15h00, obriga à interrupção de trânsito nos seguintes percursos: Av. João Duarte, Rua José Júlio Vieira Ramos, Rua D. Afonso, Av. Alcaides de Faria, Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Da Liberdade, Av. Dr. Sidónio Pais e Rua Cândido da Cunha (Parque da Cidade).
Desfile Infantil – sexta-feira – 17 de fevereiro – Participantes
Colégio Didálvi
Infantário Rainha Santa Isabel – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Centro Social de Silveiros – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Centro Infantil de Barcelos – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Conservatório de Música de Barcelos
Escola Básica António Fogaça
Centro Paroquial de Barcelinhos
Desfile Popular – terça-feira – 21 de fevereiro – Participantes
PESE – Associação de Pais da Escola de Sta. Eugénia
Associação Recreativa e Cultural da Várzea
Comissão de Festas N. Sra. do Rosário
Associação Perelhal Solidário – IPSS
Centro Zulmira Pereira Simões
ACRR – Associação Cultural e Recreativa de Roriz
Associação de Pais e EE da Escola EB1 S. Brás Barcelinhos
Associação de Pais da EB1 e JI de Fornelos
APPAR – Associação de Pais de Paradela
Ação Católica Rural de Carreira
Grupo Folclórico de Tregosa
Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Quintiães
FOCA – Associação de Pais de Carreira e Fonte Coberta
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Gilmonde
APEJIM – Associação de Pais da Escola e JI de Moreiros
Agrupamento de Escuteiros de Vila Frescainha S. Pedro – CNE 354
Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria
Mais Juventude – Associação de Alvelos
Associação de Pais e EE do JI e EB Cristelo
Agrupamento de Escuteiros da Pousa – CNE – N.º 937
Associação Desportiva de Carreira
Casa do Povo de Martim
Associação Recreativa e Cultural Águias de Alvelos
Associação de Pais e Amigos das Escolas Pré e Básica da Ucha
Agrupamento de Escuteiros de Alheira – CNE 422
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Gilmonde
Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e JI de Carvalhal
Centro Social da Cultura e Recreio da Silva
Associação de Pais e EE da EB1 e JI da Pousa
Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu
Círculo Católico de Operários de Barcelos
Grupo Desportivo e Cultural de Cristelo
Associação de Pais dos Alunos da EB e Secundária Vale do Tamel
Associação de Pais da Escola de Perelhal
Associação Remelhe Saudável
Associação de Pais de Alvelos
APEEEC – Associação de Pais e EE da Escola de Carapeços
Associação Desportiva e Recreativa Águias S. Mamede
Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos
Associação de Pais e EE do JI e EB1 de Milhazes
Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente
Futebol Clube Lírio do Neiva
Associação de Pais da Escola de Aldão e Casal do Nil
Centro Cultural de Barcelos – Banda Plástica
Agrupamento de Escuteiros de Macieira de Rates – CNE 561.

Imagem: CMB.
Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.
O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.
Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.
As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação