Connect with us

Atualidade

Oeiras: PSP resgata pessoas de habitação inundada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, em 07 de dezembro, pelas 22h00, na União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, resgatou três pessoas de uma residência que se encontravam retidas devido à subida dos níveis da água.

Após alerta comunicado pela Central de Comando e Controlo da PSP, os Polícias deslocaram-se ao local de ocorrência, em virtude de ser solicitada a sua presença por inundação em residência com pessoas no interior.

Quando tentavam chegar ao local, viram-se impossibilitados de o fazer pela via rodoviária que se encontrava inundada, deslocando-se, então, de forma apeada até à residência em questão. Chegados ao local da habitação, foi audível do interior da residência pedidos de socorro, encontrando-se a porta de entrada da habitação bloqueada derivado ao nível da água, e aparente obstrução pelo interior.

Na tentativa de acederem ao interior da residência, verificaram uma janela de pequenas dimensões destrancada, possibilitando a entrada de um dos Polícias, enquanto o outro Polícia permaneceu no exterior a impedir que a mesma se fechasse.

Já no interior da habitação, constataram que se encontrava praticamente submersa em água, estando o sistema elétrico inoperacional. No local, visualizaram um canídeo de grande porte com dificuldades em manter-se à tona da água e ainda um casal de idosos com um terceiro indivíduo retidos no sótão, impossibilitados de saírem da residência.

Não obstante as condições envolventes, bem como o facto do Polícia se encontrar com dificuldades em manter-se à tona, considerando a altura da água, com o auxílio de um parente que entrou posteriormente para ajudar, conseguiram retirar o canídeo da residência através da janela, desobstruindo, seguidamente, a porta de acesso à divisão. Uma vez que um dos indivíduos presentes na residência necessitava de cadeira de rodas para se mobilizar, o Polícia que se encontrava no interior retirou a cadeira de rodas para o exterior, regressando rapidamente para o interior da habitação, a fim de retirar as pessoas que ali se encontravam.

Com o auxilio de dois Bombeiros que conseguiram aceder à residência após a abertura da porta, foi possível transportar o referido indivíduo para o exterior, colocando-o em segurança, retirando-se seguidamente o casal de idosos do interior.

Quando já se encontravam todos fora da habitação, numa nova vistoria à residência, os Polícias depararam-se com um jovem com dificuldades a tentar retirar um saco de grandes dimensões para o exterior. Quando questionado, o mesmo informou tratar-se de sondas das quais a sua avó precisava derivado a problemas de saúde, pelo que o Polícia auxiliou o jovem a sair em segurança com o saco.

Graças à atuação dos Polícias foi possível retirar todas as pessoas em segurança da habitação, não se registando nenhum ferido desta situação.

Foto: PSP.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas