Connect with us

Atualidade

St. Dominic’s International School Portugal promove a inclusão e a tolerância entre culturas num evento de celebração à diversidade

Com alunos de cerca 50 nacionalidades e 12 religiões distintas, o colégio celebra, nesta terça-feira, o Peace in Diversity Day com uma programação alinhada com o lema da Aliança das Organizações da ONU: “Many Cultures. One Humanity”

Publicado

on

No dia 13 de dezembro, terça-feira, o St. Dominic’s International School acolhe um evento especial em homenagem ao Peace in Diversity Day. A ideia é celebrar a diversidade como um meio para alcançar um mundo mais justo e pacífico, através da promoção da inclusão, do respeito e da tolerância entre culturas distintas, valores que são intrínsecos ao ADN do St. Dominic’s. Localizado em Cascais, o colégio tem alunos de cerca de 50 nacionalidades, diversas línguas e, pelo menos, 12 religiões distintas.

Alinhado com o lema “Many Cultures. One Humanity”, da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), iniciativa da ONU que tem como missão promover o diálogo e o entendimento entre comunidades e tradições culturais e religiosas, o evento decorre entre as 9h00 e as 10h30 e contará com três partes. Numa primeira, vão haver performances a representar as diferentes culturas do mundo. De seguida, um orador conversa com os alunos sobre a importância da Educação na construção da paz e, no final, uma Oração universal pela Paz será realizada por líderes de diferentes religiões.

“Os nossos alunos vêm de diferentes partes do mundo, falam diversas línguas e apresentam tradições culturais ricas e diversas. Mas, nos nossos corredores e salas de aulas, reinam sempre o respeito e a tolerância. Orgulhamo-nos de promover a inclusão, a tolerância e o respeito por todos, pois é principalmente através da Educação que alcançaremos um mundo mais justo e pacífico”, afirma Stephen Blackburn, Diretor do St. Dominic’s International School.

Em Portugal, são cada vez mais as instituições de ensino que consideram oferecer o Diploma International Baccalaureate aos seus alunos. Criado em 1968, o IB foi estabelecido como uma alternativa para oferecer uma educação mais desafiante e abrangente, que capacitasse os alunos a entenderem e a gerirem as complexidades do mundo, e, ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas e atitudes para conseguirem agir e contribuir de forma responsável para o futuro, ultrapassando fronteiras disciplinares, culturais, nacionais e geográficas.

“Com quase 30 anos de experiência no Diploma IB, o St. Dominic’s International School Portugal detém o título de ser a escola referência deste ensino no país, como a mais antiga a apresentar o programa nos três ciclos em Portugal. Mais do que um curriculum enriquecedor em termos académicos, o St. Dominic’s destaca-se, atualmente, das restantes instituições de ensino por oferecer aos seus alunos competências e soft skills humanas necessárias num ensino verdadeiramente internacional e num mundo que se quer global”, afirma a escola.

Sobre a St. Dominic’s International School

Localizada em São Domingos de Rana, em Cascais, o St. Dominic’s International School (SDIS) é uma escola internacional altamente prestigiada. Fundada em 1965, é a mais antiga escola internacional em Portugal certificada para oferecer os três programas do International Baccalaureate, o que faz desde a década de 1990. Ao longo do tempo, o SDIS ficou conhecida por apresentar grande diversidade cultural e de inclusão, tanto em relação aos seus alunos quanto a professores.

Imagem: SDIS.

Atualidade

Barcelos promove 3º Encontro “POETA À SOLTA”

Publicado

on

O encontro já está marcado. A edição do “Poeta à Solta” deste ano vai acontecer a 18 e 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, e resulta de uma parceria do Município de Barcelos com o projeto editorial Officium Lectionis, com coordenação científica da Cátedra de Sophia (da Universidade Católica do Porto).

Esta terceira edição do Encontro Poeta à Solta, que vai evocar Luiz Vaz de Camões, o poeta da grande epopeia dos Descobrimentos, traz até Barcelos oito personalidades das letras portuguesas:  António Cândido Franco, Ilda Figueiredo, Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas, Ricardo Fonseca Mota, Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe.

Ainda no âmbito do 3º Encontro “Poeta à Solta”, é inaugurada no dia 18, às 19h00, a exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos, com curadoria de Felícia de Sousa. A exposição vai ficar patente na Biblioteca Municipal até 28 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h00 às 12h30.

Programa – Encontros de Poesia

A programação do 3º Encontro “Poeta à Solta” decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos, sexta-feira ao final da tarde e sábado ao longo do dia.

18 out.| sexta-feira

17h00 | Abertura

17h30 | Sessão com António Cândido Franco e Ilda Figueiredo \\ conversa e leituras  

19h00 | Inauguração da exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos \\ conversa e leituras

19 out. | sábado

16h00 | Sessão com Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas e Ricardo Fonseca Mota \\ conversa e leituras

17h45 | Intervalo

18h15 | Evocação da memória de Camões: Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe (conversa e leituras)

19h45 | Encerramento.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Adjudicada por 12,2 milhões de euros ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira

Publicado

on

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, a adjudicação e a minuta de contrato da empreitada “Lote 1 – Reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo” por um montante superior a 12,2 milhões de euros, obra financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, foi alvo de um concurso público internacional, e vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Recorde-se que, em finais de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de duas empreitadas para as escolas, no valor de 16 milhões, para o Lote 1 – Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e o Lote 2 – Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros.

O Lote 2, referente à Escola Dr. Pedro Barbosa, ascende a 5.304.245 euros, sendo que o prazo de execução da obra é de 450 dias (15 meses).

No caso desta escola, o programa executado foi de encontro às suas necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe-se ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

O concurso do PRR Escolas Novas ou Renovadas tem como objetivo a modernização e requalificação de estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, identificados como necessitando de intervenção prioritária, por todo o País. A nível nacional o valor afeto a este procedimento é de 450 milhões de euros. 

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com reabilitação da Casa dos Castilhos em Aguim

Publicado

on

O Município de Anadia lançou o concurso público para a reabilitação da “Casa dos Castilhos – Casa Abrigo”, no lugar de Aguim, com o preço base de 702.465,64€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 12 meses. A deliberação foi tomada na reunião de executivo no passado dia 10 de outubro.

O projeto prevê a execução de trabalhos de alteração e remodelação do edifício existente, tendo em vista a instalação de uma “Casa Abrigo”, mantendo toda a estrutura exterior e adaptando o interior ao novo programa a implementar. O objetivo é disponibilizar soluções de alojamento de emergência ou de transição destinadas a pessoas que se encontram em situações de risco ou de emergência.

A intervenção resulta de uma candidatura apresentada, ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual mereceu aprovação, por parte do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, e que irá financiar a realização do projeto.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas