Connect with us

Atualidade

Santa Maria da Feira: Presidente da AEP defende diminuição da carga fiscal

Publicado

on

Anteontem, dia 24 de novembro, o Rotary Club Douro e Vouga International, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Maria da Feira, promoveu um almoço para empresários subordinado ao tema “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas”, que teve como orador principal Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal.

Luís Miguel Ribeiro abordou os desafios da transição digital, climática e tecnológica e a necessidade de as empresas intensificarem a internacionalização, através da diversificação de destinos de exportação de bens e serviços.

Em relação ao mercado de trabalho, considerou que se deve privilegiar os acordos internacionais para captação de mão de obra especializada e defendeu a necessidade de “atrair imigração, desestimular a emigração e fazer regressar os emigrantes”.

Num país que intensifica o tecido empresarial constituído por microempresas, considerou que é importante aumentar a cooperação empresarial e associativa e incrementar os incentivos para inverter a desertificação do interior, fixando pessoas e emprego.

Sobre a carga fiscal, afirmou que é necessária uma diminuição geral, nomeadamente as tributações autónomas, como o IRC, a derrama e o reforço dos incentivos fiscais.  Explicou: “A redução da fiscalidade sobre o trabalho é a melhor forma de elevar o rendimento líquido disponível das famílias e apoiar a procura interna face à relevância do consumo privado na evolução do PIB, tendo em conta o peso dominante desta componente”.

Afirmou que na energia, mais de 90% das empresas pede a redução da fiscalidade e a eliminação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e mais de 95% quer apoios à eficiência energética e às empresas intensivas em energia.

Em matéria de fundos europeus, pediu uma maior celeridade, defendeu o apoio do PT2030 à reindustrialização e os apoios do Banco Português de Fomento.

Concluiu, aludindo a uma maior agilização da justiça e dos licenciamentos, a uma maior flexibilização das leis laborais e a uma maior acessibilidade dos fundos de investimento para todas as empresas e não apenas as PME.

O almoço “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas” decorreu no restaurante Lago, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas