Connect with us

Atualidade

Portugueses estão a organizar mais festas de Natal e gastam mais dinheiro

Elevada procura no setor ultrapassa valores pré-pandemia

Publicado

on

As celebrações natalícias com família e amigos são uma das tendências deste ano, conforme indica o aumento da procura por serviços associados a festas de Natal, que ascendeu aos 120% durante o mês de outubro, comparativamente com o mesmo período de 2019, revela a APP Fixando numa análise à atividade de mais de 6 mil utilizadores da APP.

“O ano passado, num período de recuperação pós-pandemia para o setor dos eventos, já registámos um aumento das celebrações mais numerosas. Este ano, a tendência é ainda mais evidente e ultrapassa largamente os valores pré-pandemia: há uma crescente vontade dos portugueses se reunirem em maior número, desde festas de trabalho, a celebrações familiares e com amigos”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.

Com o aumento generalizado dos custos inerentes a estas atividades, subiram também os preços praticados pelo setor, com um aumento, em média, de 12%, comparativamente com o ano passado.

Com os números agora divulgados, Alice Nunes prevê que estes prestadores de serviços faturem, através da Fixando, cerca de €1.637M durante o último trimestre do ano, face aos €1.123M faturados no mesmo período de 2019, ultrapassando, assim, os valores pré-pandemia.

Os dias 16 e 17 de dezembro, uma semana antes do Natal, são os mais procurados por quem está a organizar festas e eventos de Natal, com muitos clientes a sentirem já dificuldade em encontrar profissionais e empresas disponíveis para este fim de semana.

A mesma fonte destaca, ainda, alguns dos serviços para festas de Natal que registaram um maior aumento de procura em 2022, face aos últimos 3 anos, como o aluguer de viaturas (+97%), aluguer de cabines de fotos e vídeo (+89%), decoração de festas e eventos (+62%), cabeleireiros e maquilhadores (+61%), staff para eventos (+55%), aluguer de equipamento para festas (+43%) e quintas e espaços para eventos (+35%).

Os serviços que ficaram ‘fora de moda’ e que apresentaram quebras durante o mesmo período são a animação com mágicos (-77%), cantores (-64%), bandas de música (-51%) e palhaços (-42%).

De acordo com as empresas do setor, a principal diferença no tipo de pedidos que estão a receber este ano tem que ver com a dimensão dos eventos que estão a ser organizados.

“Este ano já existem pedidos para organização de eventos de empresas para centenas de funcionários, assim como no Natal familiar também já se consegue juntar toda a família, logo os pedidos são bastante superiores comparativamente com os anos anteriores”, explica Catarina Brito, da empresa de catering CHIFFON DA CATARINA.

António Almeida, do estúdio de fotografia ART $ WOLF, nota, também, este ano, o aumento de orçamento disponível e a vontade dos clientes de realizarem eventos com maior animação e diversidade.

“No momento em que vivemos e numa conjuntura particularmente difícil, vemos que, tanto empresas, como particulares, procuram celebrações em espaços originais e criativos e que lhes proporcionem momentos memoráveis”, conclui António Almeida.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas