Atualidade
Sete dicas para comprar na Black Friday

O Kuanto Kusta dá conselhos para aproveitar os descontos
1. Criar uma lista de produtos
A Black Friday é uma época muito propícia a compras desnecessárias e a falsos descontos e criar uma lista com o que queremos comprar é o primeiro passo para evitar compras por impulso. Assim, é possível preparar o processo de compra através da escolha de lojas e da comparação de produtos e preços. Aproveitar as wishlists disponibilizadas pelos sites das lojas, ajudará, também, a acompanhar a disponibilidade e preço dos produtos.
2. Escolher as lojas
Com uma lista de produtos, será mais fácil procurar e escolher lojas, físicas e online. No caso de lojas desconhecidas, de Portugal ou de outros países, deve-se procurar sempre obter um feedback sobre as mesmas. Isto, porque nesta altura do ano são criadas várias lojas fictícias para burlar consumidores e as lojas que aplicam técnicas para enganar os compradores são frequentemente identificadas na internet. Como tal, a atenção deve ser redobrada.
3. Comparar produtos
Conhecer o que queremos comprar é fundamental, não só porque podemos descobrir uma alternativa melhor para o que precisamos, mas também, porque é essencial quando chega o momento de comparar preços. É frequente que nestas datas os consumidores comparem o mesmo modelo de produto, mas com especificações diferentes. Por exemplo, o consumidor está a comparar o mesmo smartphone, mas com capacidades de armazenamento diferentes (32GB vs 64GB). É muito importante ter em conta todas as especificações de um artigo na hora de comparar produtos e preços.
4. Analisar os preços
Para além da prática comum de comparação de preços para encontrar o artigo mais barato, é muito importante analisar os preços com antecedência e perceber se um desconto se traduz efetivamente numa redução de preço significativa e se é ou não uma boa compra.
5. Comparar preços até nas lojas físicas
Uma das estratégias das lojas é colocar lado a lado produtos com características semelhantes, com uma estratégia de preço que leve a optar pelo produto que mais lhes interessa vender. Para que não restem dúvidas, deve-se usar sempre o smartphone e comparar os preços em outras lojas físicas e online.
6. Não fazer compras por impulso
Ao longo de todo o ano, inclusive na Black Friday, são desenvolvidas estratégias para fazer com que o cliente compre sem pesquisar informação e sem comparar preços. Por isso, deve-se evitar a todo o custo as compras impulsivas, implementando as dicas mencionadas anteriormente. Com isto, reduz-se a probabilidade de: comprar um produto desnecessário; comprar um produto a um preço superior ao habitual; ser enganado e adquirir uma cópia; ser vítima de roubo de dados.
7. Estar atento a fraudes
As dores de cabeça na Black Friday, infelizmente, são reais e cada vez mais comuns. Nas lojas online é essencial ler atentamente todos os detalhes relacionados com a compra, como estado do produto, condições e custos de envio, condições de devolução. Para além disso, é fundamental procurar informação sobre as lojas online e físicas onde nunca se tenha feito compras e ver os respetivos elogios e reclamações. Pode-se recorrer a opiniões de sites como o Portal da Queixa ou Deco, bem como às redes sociais. Ao fazer uma compra online é necessário garantir que esta é feita na página oficial da marca. É comum serem desenvolvidas cópias de sites de marcas ou lojas com reputação, com o objetivo de obter os dados pessoais e bancários. Tal como acontece com a cópia de sites, há quem crie e-mails, newsletters e mensagens idênticas aos que as marcas já enviam. Perante a receção de alguma informação que desperte curiosidade e interesse, deve-se aceder a um navegador, escrever diretamente o endereço do site na barra de endereços e entrar diretamente no site em questão. Assim, é reduzida significativamente a probabilidade de entrar num esquema fraudulento.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca