Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo assinala Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro

Publicado

on

Entre os dias 16 e 22 de setembro, Viana do Castelo celebra a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto variado de iniciativas que integra a gratuitidade nos autocarros elétricos neste fim de semana, exposição de bicicletas antigas no Interface de Transportes, novidades diárias sobre mobilidade, entre muito mais.

O programa arranca esta sexta-feira, 16 de setembro, com a conferência “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes (Estação Viana Shopping), que contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A conferência inicia pelas 16h30 e vai debater a “Mobilidade sustentável em Viana do Castelo”, com Soares da Costa (Câmara Municipal de Viana do Castelo), “Mobilidade urbana inclusiva”, com Paula Teles (MPT.PT), “A importância do comboio em tempos de crise climática”, com Pedro Moreira (Presidente da CP), e Castelo Branco com “Mobilidade elétrica” (Diretor da Mobilidade Inteligente EDP).

A 17 de setembro, a partir das 9h00, realiza-se a Caminhada pelo PR9 – Trilho dos Canos de Água. Às 10h15 desse dia, “Melhores Conexões – Combina e Move-te!” – Tour de bicicleta, de barco e comboio até Afife num percurso integrado.

Este sábado e domingo, das 10h00 às 18h00, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e ainda a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes.

No domingo há, ainda, às 12h00, uma Trotinetada – Concentração / passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. Nessa tarde, às 17h00, Lethes em Bruto – Performance de dança, usufruindo dos principais espaços e recursos da mobilidade, no mesmo local.

O programa inclui ainda a transmissão, no Facebook da Câmara Municipal, do Webinar #1 – “O (re)desenho do espaço público: impactos no desenvolvimento do centro urbano e periurbano”, com Paula Teles e Daniel Miranda, às 21h30 de 19 de setembro.

A 20 de setembro, à mesma hora, transmissão do Webinar #2 – “Mobilidade: Interferências na Reabilitação Urbana”, com Pedro Homem de Gouveia e Daniel Miranda.

A 21 de setembro, às 18h00, entre o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade desenrola-se Bici Mario Fone – 1 trompetista, 2 atores marionetistas, 2 bicicletas e muitos objetos e instrumentos que se juntam para transformar um simples momento num dia especial.

Nessa noite, repetição do Webinar #3 – “Dinâmicas urbanas e a influência para o espaço público e coletivo”, com Avelino Oliveira e Daniel Miranda, às 21h30, no Facebook do município.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e mostra de Veículos 100% Elétricos.

Nessa tarde, às 16h30, o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade recebem novamente Bici Mario Fone e, às 17h15, Lethes em Bruto. A encerrar o programa, às 18h00, comemoração do 17º Aniversário dos Autocarros Elétricos e ainda entrega de material informático à PSP para a colaboração na segurança rodoviária.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Barcelos promove 3º Encontro “POETA À SOLTA”

Publicado

on

O encontro já está marcado. A edição do “Poeta à Solta” deste ano vai acontecer a 18 e 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, e resulta de uma parceria do Município de Barcelos com o projeto editorial Officium Lectionis, com coordenação científica da Cátedra de Sophia (da Universidade Católica do Porto).

Esta terceira edição do Encontro Poeta à Solta, que vai evocar Luiz Vaz de Camões, o poeta da grande epopeia dos Descobrimentos, traz até Barcelos oito personalidades das letras portuguesas:  António Cândido Franco, Ilda Figueiredo, Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas, Ricardo Fonseca Mota, Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe.

Ainda no âmbito do 3º Encontro “Poeta à Solta”, é inaugurada no dia 18, às 19h00, a exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos, com curadoria de Felícia de Sousa. A exposição vai ficar patente na Biblioteca Municipal até 28 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h00 às 12h30.

Programa – Encontros de Poesia

A programação do 3º Encontro “Poeta à Solta” decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos, sexta-feira ao final da tarde e sábado ao longo do dia.

18 out.| sexta-feira

17h00 | Abertura

17h30 | Sessão com António Cândido Franco e Ilda Figueiredo \\ conversa e leituras  

19h00 | Inauguração da exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos \\ conversa e leituras

19 out. | sábado

16h00 | Sessão com Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas e Ricardo Fonseca Mota \\ conversa e leituras

17h45 | Intervalo

18h15 | Evocação da memória de Camões: Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe (conversa e leituras)

19h45 | Encerramento.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Adjudicada por 12,2 milhões de euros ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira

Publicado

on

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, a adjudicação e a minuta de contrato da empreitada “Lote 1 – Reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo” por um montante superior a 12,2 milhões de euros, obra financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, foi alvo de um concurso público internacional, e vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Recorde-se que, em finais de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de duas empreitadas para as escolas, no valor de 16 milhões, para o Lote 1 – Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e o Lote 2 – Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros.

O Lote 2, referente à Escola Dr. Pedro Barbosa, ascende a 5.304.245 euros, sendo que o prazo de execução da obra é de 450 dias (15 meses).

No caso desta escola, o programa executado foi de encontro às suas necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe-se ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

O concurso do PRR Escolas Novas ou Renovadas tem como objetivo a modernização e requalificação de estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, identificados como necessitando de intervenção prioritária, por todo o País. A nível nacional o valor afeto a este procedimento é de 450 milhões de euros. 

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com reabilitação da Casa dos Castilhos em Aguim

Publicado

on

O Município de Anadia lançou o concurso público para a reabilitação da “Casa dos Castilhos – Casa Abrigo”, no lugar de Aguim, com o preço base de 702.465,64€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 12 meses. A deliberação foi tomada na reunião de executivo no passado dia 10 de outubro.

O projeto prevê a execução de trabalhos de alteração e remodelação do edifício existente, tendo em vista a instalação de uma “Casa Abrigo”, mantendo toda a estrutura exterior e adaptando o interior ao novo programa a implementar. O objetivo é disponibilizar soluções de alojamento de emergência ou de transição destinadas a pessoas que se encontram em situações de risco ou de emergência.

A intervenção resulta de uma candidatura apresentada, ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual mereceu aprovação, por parte do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, e que irá financiar a realização do projeto.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas