Connect with us

Atualidade

Fundação Mestre Casais e CEiiA distinguem 14 jornalistas portugueses

Na 1ª edição dos prémios Jornalismo para a Sustentabilidade

Publicado

on

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelaram os vencedores da 1ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.

Após a análise de 80 candidaturas – 44 na categoria de Imprensa, 6 de Rádio, 15 de Televisão e 15 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:

Categoria Imprensa

1º Prémio (5.000 euros) 

Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes, Ruben Martins e Leonardo Negrão, pelo trabalho “Dez Horas e quatro comboios: a viagem possível entre Lisboa e Madrid”, publicado na revista Notícias Magazine

2º Prémio (2.500 euros)

Abel Coentrão e Adriano Miranda, pelo trabalho “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua”, publicado no jornal Público.

Categoria Televisão

1º Prémio (5.000 euros)

Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves, pelas reportagens intituladas “Destino: Europa – Contaminação”, transmitidas na TVI.

2º Prémio (2.500 euros)

Carlos Rico, Carlos Morais e António Soares, pelo trabalho intitulado “Alentejo, Azeite e Água”, transmitido na SIC.

Categoria Digital

1º Prémio (5.000 euros) 

Micael Ramos Pereira, pelo trabalho intitulado “Black Trail”, publicado na edição online do jornal Expresso.

2º Prémio (2.500 euros)

Luísa Pinto e Rui Barros, pelo trabalho intitulado “Habitação: do Protesto à Proposta”, publicado na edição online do jornal Público.

Por opção do júri, a categoria de Rádio não foi, este ano, premiada. Segundo a presidente do júri, Felisbela Lopes – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Filipe Duarte Santos, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo – “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam uma grande qualidade e um agendamento que prioriza inequivocamente as questões da sustentabilidade”.

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que a criação dos Prémios de Jornalismo, em parceria com uma instituição de referência como o CEiiA, reflete o compromisso da Fundação Mestre Casais com a ambição de um país mais sustentável, mas também mais informado através daqueles que, como os jornalistas, contribuem de forma isenta para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.”

“Para o CEiiA ser um dos promotores dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade é mais uma forma ativa de endereçar um dos temas mais desafiantes da atualidade, despertando consciências para a necessidade de juntos construirmos todos um futuro mais sustentável. Aliás, a atuação do CEiiA nos últimos anos tem dado especial atenção ao tema, em particular, no que diz respeito à procura de soluções que contribuam para as cidades atingirem as suas metas de neutralidade carbónica”, refere José Rui Felizardo, CEO do CEiiA.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no próximo dia 5 de setembro, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contará com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e de João Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática, na qualidade de orador convidado.

Imagem: DR.

[Ndr: Notícia atualizada – número de jornalistas premiados e seus nomes, mais foto destaque – a 06.09.2022, pelas 14h50]

Atualidade

Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”

Publicado

on

Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação. 

A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.

A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:

Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.

Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.

Foto: PSP.

Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.

Fotos: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago

Publicado

on

O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.

A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.

Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.

Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.

Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.

Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.

A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas