Connect with us

Atualidade

Distrito de Coimbra: PSP faz oito detenções entre 27 e 29 de agosto

Publicado

on

No dia 29 de agosto, pelas 01h00, em Buarcos, na Figueira da Foz, foi detido, pela PSP, um homem, de 58 anos, pela prática do Crime de violência doméstica.

Sendo fator da PSP o combate eficaz e primordial no combate a este tipo de crime, prontamente acorreu para o local. Aí chegada, e após contacto com a vítima, uma mulher de 58 anos, esta referiu que já há muito era vítima do crime em apreço, mas nunca o tinha denunciado.

Confrontado o suspeito, este, na presença dos Polícias, adotou uma postura muito hostil, com injúrias e ameaças dirigidas à vítima.

O homem foi detido e foi presente junto de autoridade judicial competente, desconhecendo-se, até ao momento, as medidas de coação aplicadas.

Uma por Tráfico de Estupefacientes

No dia 28 de agosto, pelas 20h10, no Largo das Ameias, em Coimbra, foi detido um homem, de 23 anos.

O indivíduo adotou um comportamento suspeito, o que motivou a sua abordagem.

Sujeito a uma revista de segurança, foi encontrado na sua posse um produto que, após teste de despistagem, deu positivo para Cocaína, num total de 14 doses individuais.

O homem foi detido e foi notificado para comparecer junto de Autoridade Judicial.

Uma por ameaças a agente de autoridade

No dia 28 de agosto, pelas 03h00, na Avenida 25 de Abril, na Figueira da Foz, foi detido um homem, de 25 anos.

Após ter notícia de uma desordem em frente a um estabelecimento de restauração e bebidas na referida artéria, a PSP de imediato se deslocou para o local, onde detetou um grupo de indivíduos que ali se encontravam a provocar desacatos.

O suspeito foi abordado e, no imediato, injuriou e ameaçou os Polícias, que lhe deram voz de detenção.

Uma por desobediência, resistência, coação e condução perigosa

No dia 28 de agosto, pelas 18h40, na Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, foi detido um homem, de 23 anos.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária na Avenida Emídio Navarro, foi efetuado o sinal regulamentar de paragem, tendo o suspeito desobedecido, iniciando a fuga, com uma condução perigosa e tentativa de atropelamento aos Polícias, desrespeitando a sinalização rodoviária, colocando em perigo os demais utentes da via.

Foi-lhe movida uma perseguição, tendo este sido intercetado, no local mencionado.

Confrontado com o descrito, o indivíduo referiu que se colocou em fuga por temer que iria ser alvo de uma contraordenação, dado que o escape do veículo onde o mesmo se fazia transportar, emitia muito ruído.

De salientar, ainda, que no percurso da fuga, o homem colocou também em risco vários transeuntes que se encontravam a efetuar a travessia de passadeiras, tendo também efetuado diversas manobras perigosas.

Perante os factos foi detido.

Duas por condução sem habilitação legal

Por terem sido intercetados a conduzir veículos automóveis sem habilitação legal para o efeito, foram detidos os seguintes indivíduos:

No dia 27 de agosto, pelas 10h30, na Rua Belisário Pimenta, em Coimbra, um homem de 27 anos;

No dia 29 de agosto, pelas 04h00, na Rua Professor Doutor Mota Pinto, em Coimbra, um homem de 23 anos.

Duas por condução sob o efeito do álcool

No dia 28 de agosto, foram detidos por condução sob o efeito do álcool os seguintes indivíduos:

Pelas 01h20, na Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, um homem de 68 anos. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS (taxa de álcool no sangue) de 1,35 g/l.

Pelas 06h10, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, em Coimbra, um homem de 47 anos. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma TAS de 2,00 g/l.

Foto: DR.

Atualidade

Concurso “Pequenos Grandes Poetas” congrega alunos de Barcelos em volta da poesia

Alunos de todo o concelho levam poesia ao Auditório da Biblioteca Municipal

Publicado

on

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, promove, no próximo dia 24 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a 11ª edição do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

A iniciativa, que conta com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, representados por 78 alunos, inclui a modalidade de poemas inéditos declamados pelos autores e a modalidade de declamadores.

O concurso inicia às 18h00 com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e, às 21h30, é a vez do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto Vivo e AICCOPN celebram contrato que colocará mais 11 habitações no mercado de arrendamento acessível

Publicado

on

Sete habitações de tipologia T0 e quatro T1, inseridas num prédio da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido. A aposta representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto.

O contrato foi assinado nas instalações da Porto Vivo, SRU, por Pedro Baganha, Vereador da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, estando a AICCOPN representada pelo seu Presidente, Manuel Reis Campos, que manifestou satisfação com o facto de poder integrar o Porto com Sentido.

“Poder contribuir para a promoção da oferta de arrendamento acessível no Porto é algo que muito orgulha esta associação, o que também se insere na prossecução das suas finalidades, enquanto entidade centenária nascida e sediada na nossa cidade do Porto”, referiu Manuel Reis Campos.

Para Pedro Baganha, “esta é uma aposta que faz sentido, verdadeiramente com sentido, como anuncia e cumpre o programa municipal na sua nomenclatura, e que, está a sedimentar-se enquanto resposta habitacional na cidade, conforme todos os dados indicam”.

Cerca de uma semana depois de atingir o número redondo de 300 fogos colocados no mercado de arrendamento acessível, dos quais 188 são por via do Porto com Sentido, a empresa municipal responsável por gerir esta vertente do mercado habitacional, prossegue o esforço no sentido de proporcionar respostas aos cidadãos que estejam à procura de casa na cidade.

A aposta do Município do Porto no alargamento do mercado de rendas acessíveis é parte fundamental de uma estratégia que pretende fomentar soluções habitacionais para os cidadãos.

Foto: AICCOPN.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas