Connect with us

Global

Trabalhadores da MONLIZ em greve e concentrados à porta da empresa

Ontem, dia 10 de agosto, convocadas pelo STIAC

Publicado

on

Por convocatória do STIAC – Sindicato Nacional da Indústria Alimentar, os trabalhadores da empresa MONLIZ realizaram, ontem, dia 10 de agosto, uma greve com concentração à porta da Empresa, em Alpiarça.

A MONLIZ é uma empresa de produtos alimentares do grupo ARDO, dedicada à congelação de frutos e produtos hortícolas.

A greve registou uma adesão de cerca de 50%, com paragem, por completo, das linhas de embalamento no turno de dia, segundo o STIAC.

“Lembramos que foi a primeira greve realizada na empresa e que os trabalhadores reivindicam, entre outros motivos, o fim da discriminação salarial, a negociação do contrato coletivo de trabalho para a indústria do frio, o cumprimento dos horários de laboração contínua, nomeadamente, dois dias de folga consecutivos e um fim de semana por mês e também a negociação do caderno reivindicativo para 2022 que contem atualizações salariais, atualizações no subsidio de turno e atualizações no subsidio de alimentação”, refere o Sindicato.

“Também a contratação coletiva é uma exigência dos trabalhadores, visto que a Convenção Coletiva para o setor do frio não tem qualquer revisão desde 2003”, continua.

Foi aprovada, e entregue, pelos trabalhadores em greve, uma Moção à administração da empresa. A Moção contém todas as reivindicações dos trabalhadores.

Foto: STIAC.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Detenção de suspeito por tráfico de estupefacientes na Baixa do Porto

Publicado

on

No dia 24 de abril, pelas 14h00, na Praça Almeida Garrett, Porto, foram detidos, pela PSP, dois homens, de 38 e 55 anos de idade, vendedor ambulante e desempregado respetivamente, ambos residentes no Porto.

Polícias do efetivo das Equipas de Policiamento de Visibilidade da 1ª Divisão, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, na referida praça, intercetaram os suspeitos, em flagrante delito, na posse de Cocaína, Haxixe e Liamba suficientes para cerca de 12, 23 e 16 doses individuais, que lhes foram apreendidos.

Os detidos vão ser, hoje, presentes junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Cinco detenções por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher e 04 homens, com idades compreendidas entre os 29 e 62 anos de idade, residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 246 artigos de vestuário e de marroquinaria suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas