Atualidade
MAR Shopping Matosinhos escolhido para ser palco do projeto “Conservar Afetos Femininos”

O MAR Shopping Matosinhos vai receber o Projeto CAF – Conservar Afetos Femininos, de 11 a 22 de agosto. Trata-se de um projeto de ligação entre a inovação social, a intervenção social local e o empoderamento feminino, que tem como objetivo homenagear a indústria conserveira matosinhense e “suas mulheres”. O espaço receberá iniciativas como apresentação de livros, exposições, tertúlias, apresentação e degustação do nobre produto que nasce nas conserveiras matosinhenses.
No âmbito do Programa Bairros Saudáveis, que procura fazer perdurar no tempo as memórias e as vivências, foi desenvolvido o Projeto Conservar Afetos Femininos, que regista e exalta o papel das mulheres na indústria conserveira, resultando na projeção das suas histórias de trabalho árduo e adversidades, assim como partilhas de saberes e de afetos.
As atividades propostas no decorrer deste evento visam fortalecer o sentimento de comunidade e a partilha de memórias, vivencias e experiências. Dentro da temática ambiental, em parceria com o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, o projeto promove ações de (in) formação às mulheres: Upcycling – reutilização criativa, alimentação sustentável e sem desperdício, educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.
Esta iniciativa conta com o apoio do Pelouro de Promoção e Apoio a Atividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico e Dinamização do Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos e visa promover a cidade, a sua história, o turismo industrial da indústria conserveira e um produto português de ímpar qualidade com forte tradição, uma vez que, historicamente, o município de Matosinhos assenta numa longa tradição de comunidade piscatória e indústria conserveira, em que a grande maioria das operárias do setor são as mulheres.
Foram selecionados três territórios de intervenção para este projeto: o Conjunto Habitacional Bairro dos Pescadores, o Conjunto habitacional Biquinha e o Conjunto habitacional Carcavelos. Os territórios escolhidos são, também, pautados pela presença de algumas crianças em idade escolar, daí que uma intervenção junto das mulheres, terá impacto na socialização de outras gerações. Por exemplo, ao valorizar as vivências das mulheres, será também combatido o isolamento dos idosos, também este, um problema estrutural dos territórios. Assim, existirá uma intervenção a três níveis: nível individual, coletivo e territorial.
O dia da inauguração contará, às 18h00, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta.
Para Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, “o nosso meeting place vai estar sempre aberto para projetos tão ricos como este. A aliança entre a valorização do património social, cultural e económico, representada pela indústria conserveira e o tributo à importância e força das mulheres é, para nós, verdadeiramente inspirador. E como parte da comunidade matosinhense é uma honra que esse tributo aconteça no MAR Shopping Matosinhos”.
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca