Connect with us

Atualidade

Rui Luís Brás e Rita Calçada Bastos encenam espetáculos do curso profissional de teatro

Os alunos finalistas do curso de Intérprete Ator/Atriz do IDS apresentam as suas peças de estágio em contexto de trabalho

Publicado

on

As turmas 11 e 12 do segundo ano do Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz do IDS apresentam as suas peças finais, nos próximos dias, em dois locais distintos de Lisboa.

Hoje e amanhã, a Casa do Coreto, em Lisboa, recebe a turma 11, com a peça “Nina ou Clarice”. A atriz, encenadora e professora Rita Calçada Bastos encena o espetáculo, a partir dos seus textos “Se eu Fosse Nina” e “Eu Sou Clarisse”.

A peça “Isoproprilprophemilbarbitur” vai ser apresentada pela turma 12 no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, entre hoje e domingo. O responsável pela encenação desta peça é o ator e professor Rui Luís Brás, a partir da obra de Karl Valentin.

Nina ou Clarice

Local Casa do Coreto (Rua Neves Costa 45, em Lisboa) | Horário dia 8 de julho, às 19h00 e às 21h00 e dia 9 de julho, às 17h00

Isoproprilprophemilbarbitur

Local Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz 11, em Lisboa) | Horário 8 e 9 de julho, às 21h30 e dia 10 de julho, às 17h00

Reservas: turma12ids@gmail.com

Cartaz (Imagem: DR)

Sobre o IDS – Uma Escola de valores movida pela solidariedade e inovação

O IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social é uma Escola Profissional que tem a missão de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho, através de uma diversificada oferta formativa gratuita, que aperfeiçoa as qualificações de cada um. Os cursos profissionais destinam-se a jovens que tenham concluído o 9º ano de escolaridade e contemplam áreas tão diversificadas como Intérprete Ator/Atriz, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Técnico de Serviços Jurídicos e novo curso profissional de Mediador/a Intercultural. Coordenado pelo professor Adérito Lopes, o reputado curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz qualifica futuros atores para conseguirem criar e interpretar personagens e garante estágios em companhias como A Comuna, bYfurcação, Centro Cultural Malaposta, Éter – Produção Cultural e a produtora SP Televisão.

Sitehttps://ids.edu.pt/

Página de Facebookhttps://www.facebook.com/atividades.ids.escolaprofissional/

Instagramhttps://www.instagram.com/ids.escola.profissional/?hl=pt

Imagens: DR.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas