Connect with us

Atualidade

Alto Comissariado para as Migrações e a Polícia de Segurança Pública assinam protocolo

Publicado

on

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinaram, esta terça-feira, dia 9 de novembro, um protocolo de colaboração que aprofunda e dá continuidade ao protocolo já assinado entre ambas as instituições em 2016.

Com este protocolo, as instituições promoverão, em todo o território nacional, uma colaboração ativa que se materializará na dinamização de diversas iniciativas, nomeadamente:

Por parte da PSP:

a)    Promoção da formação técnico-policial dos Polícias para o fenómeno da migração e para a necessidade de uma especial proteção destas populações, visando a garantia plena dos seus direitos, bem como, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, visando a melhoria da interação com estas comunidades, focada sobretudo na interculturalidade, história e cultura ciganas;

b)    Contribuir para combater todas as formas de discriminação em função da ascendência, nacionalidade, condição social, sexo, etnia, raça, língua, idade, religião, deficiência, convicções políticas ou ideológicas, orientação sexual, cultura e nível educacional;

c)    Identificar e formar Interlocutores Locais de Segurança, com o objetivo de sensibilizar e promover uma cultura inclusiva e de prevenção criminal no seio das várias comunidades envolvendo, para o efeito, a sociedade civil, nomeadamente as entidades locais com responsabilidades na integração das pessoas público-alvo;

d)    Sensibilizar a comunidade em geral e a comunidade educativa em particular para os direitos das pessoas público-alvo e para o dever de não discriminação;

e)    Promover a utilização do sistema de monitorização “Estou Aqui”, como forma de minimizar o risco de vulnerabilidades sociais identificadas;

f)     Promover e estabelecer parcerias com os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, no processo do acolhimento e integração, articulando a ação com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local;

g)    Promoção da divulgação do Programa Juntos Por Todos junto dos seus parceiros;

h)    Promoção da melhoria no atendimento, acolhimento e encaminhamento de migrantes, requerentes de proteção internacional e refugiados.

Por parte do ACM:

a)     Desenvolver e ministrar ações de formação nas matérias da interculturalidade, migrações e discriminação dirigidas aos Polícias;

b)     Identificar com a PSP Interlocutores Locais de Segurança;

c)      Identificar com a PSP Pontos de Contacto da sua estrutura para articulação direta com parceiros de relevo, designadamente Centros Nacionais e Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM e CLAIM), projetos do Programa Escolhas, Associações de Imigrantes, de refugiados e de comunidades portuguesas ciganas;

d)     Produzir, em articulação com a PSP, conteúdos informativos para disponibilização a pessoas migrantes, requerentes de proteção internacional, refugiadas e portuguesas ciganas;

e)     Divulgar, em articulação com a PSP, informação útil através dos seus dispositivos;

f)      Promover a divulgação do Programa Juntos Por Todos junto dos seus parceiros e pessoas público-alvo;

g)     Desenvolvimento, em conjunto com PSP, de ações de prevenção primária dirigidas aos destinatários da presente parceria.

A cerimónia de assinatura contou com a Presidente do Conselho Diretivo e também Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e do Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança, Superintendente-Chefe, Constantino José Mendes de Azevedo Ramos.

Foto: PSP

Fotos: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas