Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Allianz Ribeira Grande Pro com chamada para as 6h30 de amanhã

Publicado

on

O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, tem chamada marcada para as 06h30 desta sexta-feira, nos Areais de Santa Bárbara – 7h30 em Portugal Continental. Os melhores surfistas nacionais estão a postos para brilhar nas ondas dos Açores, numa etapa que, além de ser a última das três provas da Allianz Triple Crown, poderá coroar a campeã nacional feminina, com Teresa Bonvalot a precisar apenas de chegar à final para garantir o título de forma antecipada.

O Allianz Ribeira Grande Pro prepara-se, assim, para receber os melhores surfistas nacionais, num ambiente de grandes expectativas. A Teresa Bonvalot, Frederico Morais ou Vasco Ribeiro, juntam-se, ainda, vários talentos do surf local, com destaque para o “capitão” Jácome Correia, que já compete há vários anos na Liga MEO Surf.

Jácome Correia, [ndr: na foto de destaque] surfista açoriano e top 20 nacional, salienta que “é um enorme prazer receber a Liga MEO Surf em casa. Lembro-me que o primeiro campeonato que vi na vida foi uma etapa do Nacional de Surf também nos Areais de Santa Bárbara. Na altura, o surf, para mim, era uma brincadeira de fim de semana. Agora, fora de brincadeiras, também posso jogar aqui. Penso que o circuito deveria procurar mais as ilhas, inclusivamente outras ilhas onde o surf ainda não tem tanto peso. A vinda da Liga MEO Surf a São Miguel acaba por ser extremamente importante, pois já temos alguns atletas de formação e este evento, assim como os internacionais que cá existem, acabam por ter um papel essencial na formação desses jovens. Espero que todos desfrutem ao máximo da ilha, bem como das suas ondas e que mantenham o respeito pela nossa natureza intacta. Vai-me saber muito bem competir em casa, com a minha família a apoiar.”

Além de Jácome, o mais “internacional” e reputado surfista açoriano da atualidade, outros jovens talentos vão estar em ação, como são os casos de Manuel Morgado, Diogo Viegas, Peter Healion, Afonso Albergaria e os wildcards Francisco Benjamin e Pilar Filipe.

Francisco Benjamin, wildcard masculino do Allianz Ribeira Grande Pro, considera “que é muito importante ter uma etapa da Liga MEO Surf aqui nos Açores. Não só, por trazer cá os melhores surfistas nacionais, mas também por dar a oportunidade aos surfistas locais de entrar na água e treinar com estes grandes surfistas. Vai ser a minha estreia da Liga MEO Surf. É uma experiência nova, que vou encarar como uma aprendizagem, embora espere fazer um bom resultado.”

Por sua vez, Pilar Filipe está feliz por enfrentar as referências do surf nacional e mostrar todo o seu potencial nas ondas que bem conhece, numa prova em que vai estar a competir ao lado do irmão, Jácome Correia.

Pilar Filipe, wildcard feminino do Allianz Ribeira Grande Pro, espera que “esta participação seja uma boa experiência para mim, frente às melhores surfistas nacionais, sem colocar expectativas muitas altas. Sou amiga e fã da Teresa Bonvalot. Gostava muito que ela ganhasse a etapa e que entrasse num heat frente a ela. Já estive em vários campeonatos locais com a minha família, mas, desta vez, vai ser diferente, pois vai ser frente a atletas com quem nunca surfei. Também é bom estar em prova com o meu irmão, que é um grande exemplo para mim.”

Em relação às previsões para os três dias de prova, prevê-se que haja ondulação suficiente para as estrelas do surf nacional brilharem bem alto nas ondas açorianas. Francisco Morgado, diretor de prova, mostra-se otimista para este muito aguardado regresso da Liga MEO Surf aos Açores.

“As espectativas são boas para o Allianz Ribeira Grande Pro, neste regresso do circuito nacional aos Açores. Os dois primeiros dias de prova prometem ter condições satisfatórias nos Areais de Santa Bárbara. No último dia de prova há expectativas para a entrada de um novo swell, que pode ajudar a abrilhantar ainda mais a coroação dos campeões desta etapa”, sublinha Francisco Morgado.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeita a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 24 de junho

06H30 – Call primeiro dia para Round 1 Feminino ou Masculino (por confirmar)

9H00 – Palestra sobre a proteção dos oceanos e limpeza de praia conduzida por Jerónimo Martins e com cerca de 90 crianças de escolas do concelho da Ribeira Grande.

2º dia – Sábado, 25 de junho

07H00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)

3º dia – Domingo, 26 de junho

07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)

14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)

16h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)

17h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)

Em disputa, neste Allianz Ribeira Grande Pro, estará, também, a melhor onda da etapa, através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso, junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina, como feminina. Por fim, destaque, ainda, para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Ribeira Grande aos melhores surfistas locais.

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: até às 6h30 de sexta-feira

Imagem: ANS.

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e o apoio técnico do Azores Surf Club e da Federação Portuguesa de Surf.

Foto: Jorge Matreno /AN Surfistas.

Atualidade

Barcelos celebra Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus

Museu de Olaria com várias atividades ao longo do mês

Publicado

on

Visitas guiadas, oficinas de pintura, de azulejaria e de roda de oleiro são algumas das propostas do Município de Barcelos a realizar no Museu de Olaria de 11 a 18 de maio, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Azulejo, Dia Internacional dos Museus e “Bom Dia Cerâmica”.

Dia Nacional do Azulejo

Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, que se comemorou ontem, 06 de maio, o Município de Barcelos preparou duas atividades de divulgação desta manifestação arquitetónica tão característica do Património da Cidade. Assim, aproveitando um dia em que as pessoas têm mais tempo livre, no próximo sábado, 11 de maio, às 9h30, o Gabinete de Arqueologia e Património Histórico vai dinamizar um percurso de interpretação no âmbito do “Programa + Património”, com uma visita guiada ao painel azulejar de Eduardo Nery, instalado na fachada exterior do edifício do Museu de Olaria.

A participação na atividade é livre, mas carece de inscrição prévia, através de arqueologia@cm-barcelos.pt ou pelo telefone 915288428. No mesmo dia, entre as 10h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h00, tem lugar, no interior do Museu de Olaria, a oficina de azulejaria com Cristina Vilarinho.

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

Dias depois, de 14 a 18 de maio, também no Museu de Olaria destacam-se as atividades pedagógicas e oficinas práticas para o público escolar, sob o tema “O papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta e a compreensão cultural”.

A 18 de maio, dia em que se comemora o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus decorrem diversas atividades:  às 10h00 e às 15h00, visitas guiadas ao Museu de Olaria, destinadas ao público em geral, mas com inscrição e obrigatória e limitada através do email museuolaria@cm-barcelos.pt;  às 21h30, no âmbito da Noite Europeia dos Museus, decorre a cozedura de rakú de peças cerâmicas, com João Carqueijeiro, no jardim do Museu de Olaria, culminando o programa pelas 22h00, com mais uma visita guiada ao Museu.

Bom Dia Cerâmica

Ainda no dia 18 de maio, no programa “Bom Dia Cerâmica”, entre as 10h00 e as 12h00 e as 15h00 e as 17h00, há espaço para um momento de experimentação na roda de oleiro, dinamizado por Fernando Russo. A iniciativa destina-se ao público em geral e acontece no jardim do Museu de Olaria.

No dia 19 de maio, às 15h00, decorrerá uma oficina de pintura destinada a famílias, denominada “Cristas, o Galo Falante”.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Distrito de Faro: PSP faz nove detenções no passado fim de semana

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Faro informa que, no passado fim de semana, procedeu a um total de 9 detenções, pelos crimes de violência doméstica, tráfico de estupefaciente, condução sem habilitação legal e condução em estado de embriaguez, nas cidades de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Portimão e Lagos.

Duas destas detenções ocorreram nas imediações da Praia da Rocha, em Portimão, na sequência do reforço de policiamento por ocasião do festival musical “DnB Allstarts”. Com auxílio e monitorização do sistema CCTV público da cidade, foi possível identificar 11 cidadãos suspeitos de se dedicarem ao tráfico de estupefacientes, dos quais 5 foram constituídos arguidos e 2 foram detidos em flagrante delito, tendo sido constituído arguido, ainda, 1 cidadão pelo crime de detenção de arma proibida. Foram apreendidas cerca de 250 doses de anfetaminas, cocaína, liamba e haxixe, 4 engenhos pirotécnicos, 1 faca e 1355 euros que se suspeitam provenientes do tráfico de estupefacientes.

Já na cidade de Faro, foi detido um homem, em flagrante delito, pela prática do crime de violência doméstica. Na sequência de uma chamada para a PSP que dava conta de um crime de violência doméstica em curso, foram rapidamente mobilizados meios policiais que, à chegada ao local, presenciaram o suspeito a agredir a vítima, pelo que o detiveram prontamente. Foram apreendidos diversos meios de prova e, ainda, 3 armas de fogo, pertencentes ao suspeito.

Foram detidos, ainda, no mesmo período, nas cidades de V.R. St. º António, Faro, Olhão, Portimão, seis outros cidadãos por crimes rodoviários.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Universidade do Minho identifica leveduras e bactérias que degradam plástico

Equipa do CBMA propõe uma alternativa sustentável e promissora no combate à poluição

Publicado

on

Uma equipa do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho identificou um grupo de leveduras e bactérias capazes de degradar plástico. O resultado é muito promissor e potencia os microrganismos como alternativa sustentável no combate à poluição global dos plásticos.

O estudo iniciou em 2021 e derivou nomeadamente na tese de mestrado em Bioquímica Aplicada de João Gomes, que teve a orientação de Raúl Machado e de Isabel Soares-Silva, a parceria da empresa Vizelpas e financiamento europeu através dos projetos científicos Ecobib e River2Ocean.

Os plásticos são muito usados no mundo por serem resistentes e baratos, substituindo outros materiais, mas acumulam-se cada vez mais no ambiente, com efeitos negativos nos ecossistemas, na economia e na saúde, diz João Gomes. A sua investigação aplicou várias leveduras e bactérias para degradar polietileno, um dos principais plásticos do quotidiano e muito poluente, pois tem baixa biodegradabilidade. Concluiu-se que a Yarrowia lipolytica e a Pseudomonas aeruginos se fixavam à superfície do plástico, formavam biofilmes (primeira fase da degradação) e produziam enzimas que se “alimentavam” de plástico, decompondo-o.

Têm sido detetados microplásticos na placenta humana e no leite materno, mas também em alimentos como água, sal, mariscos, produtos acondicionados e bebidas engarrafadas, entre outros. A sua biodegradação “pode passar por microrganismos equipados com enzimas que quebram as ligações dos polímeros de plástico e os transformam em dióxido de carbono, água e biomassa microbiana”, afirma João Gomes. A equipa do CBMA quer agora aprofundar os mecanismos biológicos envolvidos na degradação do plástico e encontrar outros microrganismos que acelerem esse processo de degradação.

O plástico é amplamente difundido na sociedade moderna, tendo aplicações como indústria automóvel, eletrónica, construção civil, agricultura, embalamento, medicina e desporto, por exemplo. A sua produção e utilização exponencial gera milhões de toneladas de resíduos, que são tratados sobretudo por aterro sanitário, incineração e reciclagem, mas com custos enormes, exigindo-se assim novas tecnologias para o seu tratamento e eliminação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas