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Barcelos: Presidente da Câmara congratula-se com decisão do Governo em criar grupo de trabalho para o novo Hospital de Barcelos

Grupo já foi criado e sua constituição publicada em Diário da República

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O Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, congratula-se com a decisão da constituição do “grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e do grupo de trabalho para a elaboração de proposta de programa funcional”. Mário Constantino sublinha a “importância deste passo, um sinal claro de que, depois de 10 anos parado, há, pela primeira vez, o reassumir deste objetivo, tão importante para os concelhos de Barcelos e Esposende”.

A decisão da constituição deste grupo, para trabalhar sobre o projeto anterior e reformular o perfil assistencial e conteúdo funcional do futuro Hospital de Barcelos, foi hoje publicada em Diário da República.  Curiosamente, o despacho de constituição da equipa de trabalho, relativamente ao novo hospital, foi publicado quatro dias após o presidente da ARS Norte ter estado presente em Barcelos, numa audição perante a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal.

Depois de historiar o início do processo, cujo programa funcional e estudo de viabilidade económico-financeira remontam a 2008, o despacho explica que “não obstante o lapso de tempo decorrido e as alterações na rede regional de serviços de saúde, (…) considerando o teor da Resolução da Assembleia da República de 2021, que recomenda ao Governo que desenvolva os procedimentos necessários para a construção do novo Hospital de Barcelos, e considerando, por fim, a necessidade de dispor de elementos técnicos atualizados que confiram ao projeto a maturidade suficiente para uma eventual decisão de financiamento, importa proceder à constituição de novos grupos de trabalho para atualizar as características demográficas, necessidades de cuidados de saúde, perfil assistencial e dimensionamento das futuras instalações do novo Hospital de Barcelos (…)”.

Composição do grupo de trabalho

Assim sendo, o Ministério da Saúde determina “a constituição do grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento e do grupo de trabalho para a elaboração de proposta de programa funcional, estudo de viabilidade económico-financeiro, valor global do investimento e eventuais fontes de financiamento do novo Hospital de Barcelos”.

Este grupo de trabalho será composto por Carlos Alberto de Jesus Nunes, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte; Maria Clara Vieira de Castro Cabanas, vice -presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte; João Porfírio Carvalho de Oliveira, presidente do conselho de administração do Hospital de Braga, E. P. E.;  António Taveira Gomes, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E. P. E.; Joaquim Manuel Araújo Barbosa, presidente do conselho de administração do Hospital Santa Maria Maior, E. P. E.; Marta Cristina Marques Gomes, vogal executiva com funções de diretora clínica do Hospital Santa Maria Maior, E. P. E.; Fernando José Martins Tavares, coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.; José Vital Lacerda Teixeira, coordenador do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.; e Mário Constantino Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos.

Caberá a este grupo, a identificação das características e necessidades de cuidados em saúde da população da área de influência do Hospital Santa Maria Maior.

Entretanto, para a elaboração do programa funcional, estudo de viabilidade económico-financeiro, valor global do investimento e eventuais fontes de financiamento do novo Hospital de Barcelos farão também parte da equipa, Silvina Maria Ferreira Duarte, do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., e José da Silva Carvalho, do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P..

Os elementos que compõem os grupos de trabalho vão desempenhar funções em regime de acumulação, não lhes sendo devida qualquer remuneração adicional.

As propostas a elaborar pelos grupos de trabalho devem estar concluídas no prazo de 12 meses, sendo submetida, dentro desse mesmo prazo, a aprovação pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.

Os grupos de trabalho podem solicitar a colaboração e o apoio de outros técnicos ou personalidades de reconhecida competência, de forma pontual ou sistemática.

O apoio logístico, técnico e de secretariado necessário ao funcionamento dos grupos de trabalho é providenciado pela Administração Regional de Saúde do Norte, I. P..

Foto: CMB.

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Barcelos retoma o investimento em saneamento após 15 anos sem nenhuma obra

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Após 15 anos de interrupção, devido ao contencioso que a Câmara Municipal manteve com a empresa Águas de Barcelos, e que o atual Executivo Municipal conseguiu sanar, arrancou no início desta semana, na freguesia de Campo, a execução da primeira obra da rede pública de saneamento, integrada no Plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos.

Acompanhado pelos responsáveis da Concessionária do Serviço: administrador Luís Vasconcellos e diretor geral Hilário Seara, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esteve, ontem, no local onde estão a decorrer os trabalhos da empreitada, para marcar simbolicamente este momento de retoma do investimento na rede de saneamento.

“É com enorme satisfação que assinalámos o retomar de um investimento que nunca deveria ter sido parado, muito menos 14 anos consecutivos, o que resultou num lamentável atraso no acesso das populações a este serviço tão importante para os nossos munícipes”. O Presidente da Câmara assegurou que “esta será a primeira de muitas mais obras na rede de saneamento, o que vai permitir que o nosso concelho atinja melhores patamares de desenvolvimento”. Recorde-se que o Plano de Investimentos tem previstos mais 25 milhões de euros para extensão de redes de abastecimento de água e serviço de saneamento.

Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Silva, explicou a importância desta realização para os moradores daquela área, afirmando que “muitos construíram as suas casas e comércios com a garantia de que teriam rede de saneamento, mas tiveram de esperar mais de uma década para que a obra se concretizasse.  Felizmente que agora essa lacuna está a ser resolvida, o que nos deixa muito satisfeitos e felizes com este desfecho”.

A empreitada adjudicada pela Águas de Barcelos à empresa Martins e Filhos Lda., pelo valor de 140 mil euros, contempla o prolongamento da rede de saneamento na Rua do Casal e EM 543, na freguesia de Campo e deverá ficar concluída num prazo de 140 dias.

A extensão deste troço de rede de saneamento é de 1246m, estando prevista a construção de 50 novos ramais de águas residuais, estimando-se que sejam servidos mais 150 habitantes.

Esta empreitada representa um aumento de 11% na cobertura de rede de saneamento desta freguesia, atingindo assim os 90%, sendo que no âmbito deste projeto, numa segunda fase serão executados mais 800 metros de rede, os quais permitirão aumentar a cobertura do serviço de saneamento na freguesia de Campo para os 95%.

Foto: CMB.

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Anadia dedica semana à Juventude

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O Município de Anadia vai dedicar a semana de 23 a 28 de setembro à juventude, dinamizando um conjunto de atividades, culminando com o “Festival Anadia Jovem”.

A semana começa (23 de setembro) com o workshop “Finanças inteligentes: o teu futuro começa agora”, dinamizado por Ana Januário, economista e educadora financeira certificada. A atividade vai decorrer na Biblioteca Municipal de Anadia, a partir das 18h00, tendo como público-alvo adolescentes, jovens e jovens adultos. Pretende-se com esta iniciativa capacitar os participantes a compreender e a elaborar orçamentos realistas, considerando fontes de rendimento, despesas e metas de poupança. Por outro lado, incutir hábitos financeiros saudáveis, destacando a importância da poupança regular, bem como familiarizar e explicar conceitos como o IRS, Segurança Social e Recibos Verdes. Os interessados em participar devem efetuar as respetivas inscrições para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.

Na 3ª-feira, dia 24, o Cineteatro Anadia acolhe, entre as 8h00 e as 17h30, a Conferência “Começar Hoje”, com um variado leque de oradores, nomeadamente Jorge Faustino, Ricardo Carriço, Mariana Barbosa, Rui Bairrada, Rita Piçarra, Alexandra Lemos e Bárbara Tinoco. Evento transformacional em que os jovens têm contacto com profissionais com percursos fantásticos, num ambiente que proporciona a mudança e alinhamento de mindsets, levando os jovens a perceber realmente qual será o seu futuro profissional e a forma como podem lá chegar. Atividade destinada a jovens do 11º e 12º ano dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.

Na 4ª-feira, 25 de setembro, o Parque Urbano de Anadia acolhe, entre as 14h00 e as 19h00, desportos de aventura, nomeadamente escalada, slide e teia, e surf mecânico. Esta atividade é aberta à comunidade. Paralelamente, neste dia, elementos da Força Aérea Portuguesa estarão presentes no local para apresentação do vasto leque de formação e condições de ingresso neste ramo das Forças Armadas. Os jovens serão, ainda, contemplados com oferta de experiência em simulador de voo e/ou em sistemas de realidade virtual, numa tenda destinada para o efeito. Este dia contará ainda com animação musical a cargo do DJ Mr. White.

Na 5ª-feira, dia 26, a partir das 18h00, a Biblioteca Municipal de Anadia acolhe a masterclass “Falar em público e Técnicas de Apresentação”, dinamizada por Alexandra Ataíde, da Universidade de Aveiro. Pretende-se, com esta iniciativa, dar a conhecer a estrutura base numa apresentação; identificar técnicas de apresentação a aplicar na conceção de uma apresentação; aprender formas de conexão com a audiência; analisar com eficácia apresentações em público; aprender a planear uma apresentação em público de forma eficaz, assim como aprender estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público. As inscrições devem ser efetuadas para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.

A semana da Juventude culmina com o “Festival Anadia Jovem” que decorre na sexta-feira e no sábado, respetivamente 27 e 28 de setembro. À semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia. No primeiro dia do evento, a animação estará a cargo de Vaskiiito, Mizzy Miles, Sara Santini, DJ’s Pedro Moniz e André Cardoso. No segundo, o palco do Festival conta com a presença do Applause Band, Badoxa, Kiss Kiss Bang Bang, Mr. White e Tiede.

As entradas no recinto são gratuitas.

Foto: CMA.

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Força Aérea vigia Mediterrâneo até ao final do ano

“Elefantes” retomam operação em 5 de setembro

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A Força Aérea volta a destacar militares e um avião C-295M para a vigilância do Mediterrâneo, numa missão promovida pela Agência FRONTEX, que vai decorrer a partir da Base Aérea de Málaga, em Espanha. Esta missão, denominada Joint Operation Índalo 2024, tem como objetivo a salvaguarda da vida humana, a prevenção de migração ilegal e o tráfico de seres humanos, bens e armamento, combate ao tráfico de estupefacientes, controlo e fiscalização de atividades de pesca, controlo da poluição marítima, combate ao tráfico de estupefacientes e controlo do tráfego marítimo, através da vigilância da guarda de fronteiras e costeira.

Com partida para 5 de setembro, esta é a segunda fase da missão, depois de uma primeira fase que decorreu entre 20 de março e 10 de julho do presente ano. Recorde-se que, durante aquele período, a Força Aérea detetou perto de 18 mil embarcações, sendo que 14 delas representavam imigração ilegal, detetando 202 migrantes, e 428 relacionadas com atividades ilícitas, num total 320 horas de voo.

O destacamento da Força Aérea vai operar a partir da Base Aérea de Málaga até dia 27 de novembro.

Foto: FAP.

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