Connect with us

Atualidade

Anadia: Secretário de Estado da Agricultura inaugura Feira da Vinha e do Vinho 2022

Publicado

on

O Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, vai presidir à sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) de Anadia 2022, no próximo dia 22 de junho, pelas 18h00. O certame está inserido no Festival Anadia de Paixões, decorrendo, entre os dias 22 e 26 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Xutos & Pontapés (22), António Zambujo (23), Diogo Piçarra e Bispo (24) e Tony Carreira (25) são os principais cabeças de cartaz do Palco 1. A tarde do último dia está reservada aos mais novos, com as atuações de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com o desfile das Marchas Populares. Cinco dias de muita animação para todos os gostos e segmentos etários.

À semelhança das edições anteriores, as associações culturais do concelho irão também animar o certame. Tuna da Universidade Sénior da Curia, Orquestra Desigual da Bairrada, Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico da Pedralva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, InCantus Tocares e Cantares de Avelãs de Cima, e ADABEM Art’z Dance convida Escola de Dança do Club de Ancas irão passar pelo Palco Sentir Anadia, entre as 21h00 e as 22h00.

O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Existe ainda o bilhete geral, com um custo de 10,00€. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%, tanto no bilhete geral, como no diário. Os ingressos já se encontram à venda, podendo ser adquiridos no edifício da Câmara Municipal de Anadia, Posto de Turismo da Curia, Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, Biblioteca Municipal de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Museu do Vinho Bairrada e no Espaço Bairrada da Curia.

Jornadas técnicas debatem “A Sustentabilidade e o Setor Vitivinícola”

A anteceder a inauguração da Feira da Vinha e do Vinho, irão decorrer, neste mesmo dia 22 de junho, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, as Jornadas Técnicas subordinadas ao tema “A Sustentabilidade e o Setor Vitivinícola”, cujo encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura.

Esta iniciativa, dirigida a profissionais e estudantes ligados ao setor vitivinícola, é organizada pelo Município de Anadia, com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. A entrada é gratuita.

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, e da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. Segue-se a análise dos temas “Sustentabilidade e Economia Circular”, por Margarita Robaina – Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro; “Como as grandes empresas vitícolas estão a melhorar a sua eficiência na nutrição do solo e da planta”, por Pedro Tereso – Gestor Técnico da empresa AgroSustentável; e “Adega do futuro: digitalização de processos na adega”, por Rogério Nogueira – cofundador e CEO da empresa WineGrid. No final das intervenções está previsto um espaço para debate, a que se seguirá o encerramento pelo Secretário de Estado, Rui Martinho.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas