Atualidade
Lisboa: Polícias de folga intercetam três suspeitos após furto em estabelecimento
Mais ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 25 de maio, pelas 17h40, na freguesia de São Vicente, nesta cidade, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens, com 17, 18 e 19 anos, por serem suspeitos da prática do crime de furto em supermercado.
Os Polícias, que se encontravam de folga, aperceberam-se de três indivíduos que, aparentemente, estariam a combinar algo de forma suspeita, junto a uma loja de conveniência, o que despertou a atenção. De seguida, dois dos indivíduos entraram na referida loja e dirigiram-se ao funcionário, enquanto o terceiro aproveitou a distração provocada e subtraiu um artigo que se encontrava à entrada do espaço comercial.
Ao visualizar esta ação dos suspeitos, os Polícias, de imediato, contactaram o proprietário do estabelecimento que confirmou que acabara de ser furtado um par de auriculares do interior da sua loja. De imediato, os Polícias seguiram a direção tomada pelos suspeitos em fuga, vindo-os a intercetar em momento consequente, estando ainda na sua posse do artigo furtado.
Depois de cumpridas todas as formalidades legais tendentes à efetivação da detenção dos suspeitos, os mesmos foram constituídos arguidos, sujeitos a Termo de Identidade e Residência, sendo posteriormente presentes a Autoridade Judiciária.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 26 de maio, pelas 09h15, na freguesia Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um homem, de 18 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de produto estupefaciente.
No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos transportes públicos e, bem assim, na luta contra a criminalidade violenta e grave, os Polícias aquando do patrulhamento na Estação do ML do Martim Moniz, avistaram o suspeito a tentar eximir-se à abordagem, invertendo o sentido da marcha.
Após ser abordado, este demonstrou bastantes sinais de nervosismo, sendo questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, entregou voluntariamente várias embalagens contendo Cocaína equivalente a 25.7 doses individuais e Haxixe equivalente a 4.24 doses individuais.
O detido foi presente para 1º interrogatório no Tribunal da Comarca de Lisboa, para aplicação da medida de coação.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 25 de maio, pelas 18h40, procedeu à detenção de um homem, de 47 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse objeto proibido.
O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado pelos Polícias depois de, no rastreio da sua bagagem de cabine, se perceber poder existir um objeto proibido.
Aquando da abordagem, foi possível à PSP apreender uma munição calibre 7.62 mm
Questionado o suspeito sobre a posse da referida munição, declarou ser sua, que a tinha encontrado na via pública e que nunca mais se lembrou que a portava na mala.
Ao cidadão foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo notificado para ser presente a 1º interrogatório judicial na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.
No dia 24 de maio, apreendeu, a um cidadão com 47 anos, uma máquina fotográfica digital no valor de € 600.
A denunciante, em comportamento descuidado, deixou a sua máquina fotográfica dentro de bolsa própria, num WC em zona pública do aeroporto Humberto Delgado.
Ao perceber que não a tinha, contactou a PSP que, depois de diversas diligências, conseguiu chegar ao suspeito que a levava consigo, envolta em um casaco, debaixo do braço.
A máquina fotográfica, depois de recuperada, foi entregue à sua proprietária, que afirmou não desejar procedimento criminal contra o suspeito.
O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
No dia 26 de maio, procedeu à detenção de um homem, de 68 anos, por suspeito da prática do crime de posse de arma proibida.
O suspeito desentendeu-se com outro cidadão, porque ambos queriam o mesmo lugar de estacionamento no parque do Aeroporto, local onde se injuriaram e ameaçaram fisicamente. Os Polícias foram chamadas ao local e, ao abordar o suspeito, o mesmo afirmou que tinha um bastão extensível para sua defesa e que desconhecia ser um objeto proibido. O referido bastão foi apreendido.
Ao cidadão foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e presto termo de identidade e residência, foi presente a 1º interrogatório judicial na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça, para aplicação de medida de coação.
Foto: DR.
Atualidade
Este Natal compre Local
Campanha da MEO Empresas leva clientes aos ‘pequenos grandes negócios’
A menos de um mês para o Natal, e numa altura em que os portugueses começam a preparar as compras para o tradicional encontro de família, a MEO Empresas dá continuidade ao desafio lançado em 2023: ‘Este Natal compre local’.
Todos nós conhecemos a expressão “pequenos negócios”. Aquelas lojas onde compramos o nosso bolo preferido, o cabeleireiro que nos conhece tão bem quanto um amigo. A florista que sabe exatamente as flores preferidas da mãe, ou ainda, o senhor da tasca que nos pergunta se queremos o “habitual”.
É graças a estes negócios que nos sentimos uma parte de uma comunidade, porque quando precisamos de algo, há sempre alguém que nos atende ao virar da esquina. É isso que os torna grande negócios.
E para que possam continuar a crescer, a MEO Empresas apoia os pequenos grandes negócios. Apoie-os também e, este Natal, compre local.
Imagem: MEO.
Atualidade
Barcelos recebe festival de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza
O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, está de volta para a 8ª edição, de 30 de novembro a 1 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.
Durante o próximo fim de semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe novamente dois espetáculos selecionados para representar a Galiza e o Norte de Portugal.
No sábado, pelas 21h30, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no domingo, pelas 15h30, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.
O certame engloba, também, a atribuição dos Prémios Palco de Terra. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.
Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.
Imagem: TB.
Atualidade
“Viana Coração do Natal” de 6 de dezembro a 5 de janeiro com uma centena de atividades
Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.
Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade.
Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada. Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense (12.000 sacos de pano).
Os bilhetes para a Pista de Gelo (eco) e para o Minicomboio estarão à venda no Museu do Traje, por um custo de 1 euro por equipamento. As animações estão programadas para crianças dos 3 aos 12 anos e vão funcionar sexta e sábado das 12h00 às 22h00 e, de domingo a quinta, das 15h00 às 19h30.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que tem existido “esforço e dedicação para preparar este período especial, envolvendo a cidade com o ambiente e espírito natalício”, num investimento direto que, este ano, ascende a 400 mil euros por parte da autarquia.
“Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade”, garantiu.
Também o Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, assegura que a parceria entre o município e a AEDVC “corre muito bem desde 2019 e tem trazido muita gente à cidade”. Este ano, a cidade conta com mais de 30 ruas, seis praças e quatro rotundas iluminadas, abrangendo, em jeito de novidade, o Largo Maestro José Pedro, o Jardim D. Fernando e a Avenida Campo do Castelo, dando resposta aos pedidos dos comerciantes.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que, este ano, o Mercado de Natal acontece em três espaços da cidade, convidando à circulação de vianenses e visitantes: Porta Mexia Galvão, Largo Maestro José Pedro e Praça da Liberdade, com cerca de três dezenas de artesãos do concelho vianense.
No dia 6 de dezembro, inaugura a exposição “O Presépio tradicional” no Antigos Paços do Concelho, que ficará exposta até final do ano.
De 6 de dezembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Todos os dias, de 6 a 23 de dezembro, existem Atividades Infantis de Natal, distribuídas entre os três espaços (consultar programa completo), cativando os mais novos e convidando a momentos em família.
O programa inclui diversos momentos de Animação de Rua, com a participação de grupos e coletividades locais. Na sexta-feira, dia 6, as arruadas arrancam com a Filarmónica de Vila Nova de Anha, pelas 18h00, seguindo-se um momento musical com Viana D’Arcus nos Antigos Paços do Concelho, às 18h30.
Sérgio Carvalhosa, Tuna de Veteranos, Escola de Música de Perre, Banda de Gaitas de Cardielos, Azeituna, DIXIE Band (ZEPAM) e Hinoportuna são nomes que integram esta programação natalícia.
Sábado, 7 de dezembro, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz.
Sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h00 e 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Seiva Trupe com “Himalaya: A Invenção do Sol”.
Sábado, dia 14, às 15h00, o Feirão do Mel promete animar a Praça da República. Nesse dia, entre as 14h30 e as 16h30, o convite, também na praça rainha, é para a atividade “Carta ao Pai Natal – escreve a tua”.
Nesse fim de semana, dias 14 e 15, das 15h00 às 16h00, será também dinamizado o workshop “Funny Cook – Os miúdos também cozinham!”, na tenda da Praça da Liberdade.
No sábado, 14, às 21h00, e domingo, 15, às 17h00, a Igreja de São Domingos recebe Concertos de Natal com Orquestra Sinfónica | ARTEAM e Coro VianaVocale.
Sábado, dia 14, às 21h30, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Na semana de 16 a 23 de dezembro, o Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA, sempre das 15h00 às 20h00.
Nos dias 17, 22 e 23, sempre às 17h00, O Bicho Papelão promove o teatro “O Primeiro Natal do Pai Natal e Corre Corre Cabacinha” pela cidade.
Sexta-feira, dia 20, Oldies But Goldies – Dos 60 aos 90, com DJ Vítor Coutinho, das 21h00 às 23h00, no Largo Maestro José Pedro (ou Praça da Liberdade).
Na tarde de sábado, 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30. A Chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. Nessa noite, às 21h30, o Teatro Municipal recebe 5.º JAZZ, projeto musical em quinteto instrumental, com piano, bateria, baixo, guitarra e saxofone/clarinete.
No domingo, 22, às 16h00, Canções de Natal (A Casa-Viana) na Praça da República.
Terça-feira, 24 de dezembro, das 10h00 às 20h00, a Praça da República é palco do popular evento “Viana, Moscatel e Banana”.
Dias 27 e 28 de dezembro, das 21h00 às 23h00, a Praça da Liberdade acolhe Moonrise.
A Passagem de Ano está a ser programada para o Centro Cultural. O novo ano arranca como habitualmente, a 1 de janeiro, às 17h00, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, volta a promover o concurso “Viana é Natal”. Este concurso tem como objetivo a promoção e a revitalização do comércio local em Viana do Castelo, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes.
Terá início a 30 de novembro e término a 07 de janeiro de 2025, podendo participar todas as pessoas singulares que façam compras nos estabelecimentos aderentes. Serão atribuídos 12 prémios, num total de 1.500€ em Vales de Compras, num sorteio a realizar no dia 09 de janeiro de 2025, pelas 15h00, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República.
É, ainda, promovido o habitual concurso de montras de Natal, que irá distribuir três prémios no valor total de 650 euros. A partir de 6 de dezembro, será também garantida a sonorização das ruas, promovendo o espírito natalício com músicas festivas.
Foto: CMVC.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação