Atualidade
Maior edição de sempre do Évora Wine junta mais de 200 vinhos, um recorde de 40 produtores e arranca já quinta-feira
Evento leva à Praça do Giraldo, em Évora, o que de melhor o Alentejo tem para oferecer, dos vinhos à gastronomia, passando pela cultura e turismo
Já só faltam dois dias para o arranque da 7ª edição do Évora Wine (26, 27 e 28 de maio), evento que vai contar com um recorde de 40 produtores vitivinícolas e 200 vinhos em prova na mítica Praça do Giraldo, em Évora. A iniciativa que junta vinhos, gastronomia, cultura e turismo de todas as sub-regiões do Alentejo conta receber mais de 7 mil visitantes naquela que será a maior edição de sempre do evento.
Depois das iniciativas de quinta-feira – que funcionarão com um pré-convívio – a sessão de abertura está agendada para sexta-feira, dia 27 de maio, às 18h00, na Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora), e contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
O Évora Wine tem entrada livre e o copo com suporte (bolsa) para um mais cómodo transporte tem o custo de 9 euros, para um só dia, ou de 15€ para ambos os dias em que decorre o evento.
A 7ª edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.
Programação Évora Wine 2022:
Quinta-feira – 26/05
17h00 – Andanças do Vinho e do Petisco
Restaurante D´Ibérica (Rua do Raimundo nº 33, 7000-661 Évora)
20h00 – Jantar “Celebrar o Alentejo”
Quinta Nova do Degebe – Galhetas (Estrada do Redondo, 7005-210 Évora)
Apresentação do trailer do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”, cujo lançamento vai ser realizado no dia 27 maio, no fórum da FEA.
Entrega dos Prémios “Por todo o Alentejo” por Francisco Mateus, Vítor Silva e Carlos Pinto Sá.
Entrega dos prémios “Melhores Vinhos do Alentejo”, pela Confraria dos Enófilos do Alentejo.
Destaque para o lançamento do livro “Tabernas do Alentejo – arte e ciência”, assinado por Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto. Este lançamento realiza-se a 27 maio, na abertura do Évora Wine, na Rota dos Vinhos do Alentejo.
Atuação de Carla Saramago e, ao piano, André Domingos.
Sexta-feira – 27/05
15h30 – Palestra sobre Sustentabilidade, com Francisco Mateus
Fórum da Fundação Eugénio de Almeida (Páteo de S. Miguel, Apartado 2001, 7001-901 Évora)
16h00 – Sessão oficial de apresentação do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”
Fórum da Fundação Eugénio de Almeida (Páteo de S. Miguel, Apartado 2001, 7001-901 Évora)
*lugares limitados
18h00 – Sessão de inauguração do Évora Wine
Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora)
Apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”
18h00 – Abertura de portas do Évora Wine
Praça do Giraldo, Évora
Provas de vinhos e petiscos alentejanos
Atuações de Cante Alentejano: Os Almocreves, Jazz: com Rodrigo Lino e da Banda Dose Dupla.
19h30 – Showcooking a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Praça do Giraldo, Évora
Sábado – 28/05
16h00 – Transmissão do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”
Auditório Grande do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora (R. do Cardeal Rei 6, 7000-645 Évora)
18h00 – Évora Wine
Praça do Giraldo, Évora
Provas de vinhos e petiscos alentejanos
Atuações de Grupo Sevilhanas, Fado: Jorge Gato acompanhado por Filipe Núncio e da Banda Pedro, Raquel, Francisco & Friends.
19h30 – Showcooking a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Praça do Giraldo, Évora
Foto: EW.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
manuel pedrico
Maio 24, 2022 at 9:38 am
curiosidade