Atualidade
Instituto Confúcio da Universidade do Minho apresenta exposição “Chapas Sínicas”
Registos oficiais de Macau (1693-1886) estão na Memória do Mundo da UNESCO. Mostra tem a parceria dos Serviços de Documentação e o apoio da Torre do Tombo

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) e os Serviços de Documentação e Bibliotecas promovem a exposição “Chapas Sínicas”, até 31 de maio, na Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga, e de 6 a 30 de junho, na Biblioteca Geral do campus de Azurém, em Guimarães. A iniciativa tem entrada livre e o apoio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
As “Chapas Sínicas” são 3600 registos oficiais de Macau durante a Dinastia Qing (1693-1886) e estão registadas na Memória do Mundo da UNESCO desde 2017, sob proposta dos arquivos da Torre do Tombo e de Macau. Esta exposição foca dois séculos de ligações harmoniosas entre chineses e portugueses, como a correspondência diplomática contra a pirataria no delta do rio das Pérolas, e o papel de Macau na interação Oriente-Ocidente. As “Chapas Sínicas” devem o nome ao carimbo usado na correspondência e incluem mais de 1500 ofícios em chinês, cinco livros traduzidos para português das cartas do Leal Senado de Macau e quatro volumes de documentos diversos.
Concurso, conferência e concerto
Entretanto, o ICUM organizou, há dias, a final online da “2ª Competição dos Tons”, com vinte alunos de Chinês de dez escolas de Braga, Porto, Famalicão e Lousada, apurados em eliminatórias nos últimos meses. As provas incidiram na reprodução do som de certas vogais chinesas, além da leitura de uma sílaba, caractere ou palavra e de uma frase em chinês, tendo em conta a pronúncia e tom. Os prémios incluíram material didático de língua chinesa como um dicionário ilustrado e um livro. A iniciativa visou estimular aptidões e o interesse dos alunos para a língua e a cultura chinesas.
O ICUM promoveu, ainda, no Museu Nogueira da Silva, em Braga, a conferência “A laca chinesa e a presença portuguesa na Ásia nos séculos XVI e XVII”, com Ulrike Körber, do Instituto de História da Arte. Naquele espaço houve, também, um concerto de música tradicional chinesa, apresentado por Wang Weiping (pipa, percussão, voz), François Picard (flauta de bambu, harmónica) e David Badagnani (harmónica, charamela, flauta dupla, percussão). Foi interpretada uma coleção de partituras chinesas publicada em 1770, recentemente redescoberta, que se destaca pela variedade de estilos e por ter carateres chineses a representar as notas musicais.

Fotos: UMinho.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca