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“88 Vozes sobre Inteligência Artificial”: um livro Iscte Executive Education, nas livrarias a 10 de outubro

Oitenta e oito personalidades de todos os quadrantes da nossa sociedade partilham as suas ideias sobre o que esperar da Inteligência Artificial, ajudando a responder à pergunta que está na ordem do dia: o que fica para o homem e o que fica para a máquina?

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A inteligência artificial tem sido uma área de pesquisa e desenvolvimento crescente, onde universidades, empresas e tantos outros players têm dado contributos decisivos para que estejamos, já hoje, a viver uma verdadeira revolução. E, ou nos juntamos a ela, ou nos juntamos a ela.

Mas qual será o verdadeiro impacto da inteligência artificial nas nossas vidas? Como garantir que a inteligência artificial será ética e segura? Como devemos lidar com as mudanças no mercado de trabalho? Foi a este desafio para reflexão lançado pelo Iscte Executive Education que responderam 88 personalidades de todos os quadrantes da nossa sociedade: da economia ao direito, das artes à arquitetura, da gestão ao empreendedorismo, da educação ao trabalho, da academia à indústria, da tecnologia à segurança.

“88 Vozes sobre Inteligência Artificial” chega às livrarias portuguesas hoje, 10 de outubro de 2023, e é o quinto livro da série que o Iscte Executive Education tem vindo a publicar com a Oficina do Livro e a LeYa, sucedendo a “67 Vozes por Portugal”, “101 Vozes pela Sustentabilidade”, “71 Vozes pela Competitividade” e “77 Vozes pela nossa Saúde”.

Com editação de Francisco Camacho e coordenação de Mónica Bello, estes livros dão voz a centenas de profissionais, como presidentes de empresas, professores universitários, governantes e ex-governantes, cientistas, economistas, técnicos especializados ou artistas, que partilham a sua experiência, o seu conhecimento e as suas propostas de soluções para o futuro das diferentes áreas a que se dedicam.

O que fica para o Homem e o que fica para a máquina?

  • “As adaptações que terão de ocorrer nas nossas escolas, em geral, e nas nossas universidades, em particular, são enormes.” Luís Todo Bom, Gestor de empresas, professor convidado do Iscte Executive Education
  • “A história tem mostrado que a cada grande avanço tecnológico não se geram multidões de desempregados irrecuperáveis. Criam‑se novas necessidades, produtos e serviços, e portanto novas atividades e profissões.” Isabel Ucha, Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon
  • “O entusiasmo que a IA desperta não deve toldar a capacidade de questionarmos os seus e os nossos limites.” David Justino, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Sociologia da NOVA FCSH
  • “Não podemos perder a capacidade de sonhar, para a substituir pela capacidade de programar.” Ana Isabel Moita, Head of Marketing Europe & New Markets, Sonae Sierra
  • “Amanhã poderemos viver num mundo futurista mas criado pelas máquinas, obedecendo aos seus estímulos e desígnios. É possível evitar tal distopia? É duvidoso.” Leonel Moura, Artista plástico
  • “É urgente encontrar mecanismos que garantam o rumo certo, mitiguem riscos e evitem abusos.” Micaela Seemann Monteiro, Chief Medical Officer for Digital Transformation na CUF
  • “Será necessária uma carta universal dos direitos e deveres da IA.” João L. Cordovil, Coordenador científico do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
  • “A IA é agora uma realidade. E sim, um risco. Mas um risco a que a ciência e a Humanidade já não podem escolher não se sujeitar.“ Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal
  • “Como educador e cidadão vejo um risco verdadeiramente assustador que não podemos correr, que é o de acreditarmos que a IA dispensa a aprendizagem e o saber.“ João Paulo Costeira, Professor no Instituto Superior Técnico
  • “O problema radicará na inteligência artificial ou, mais uma vez, basear-se-á na nossa visão redutora da inteligência?” Emília Ferreira, Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea
  • “Se é verdade que a IA continuará a desenvolver-se e a facilitar a nossa vida, há domínios onde não vai chegar, como o bom senso, a incerteza, as emoções ou as decisões éticas.“ Rui Leão Martinho, Economista e gestor
  • “O impacto da IA nas nossas vidas faz-se já sentir, mas promete ser ainda muito maior, oscilando entre o ‘bom, o mau e o vilão’.” Susana Aires de Sousa, Professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
  • “O futuro não é o carteiro que toca sempre duas vezes. O futuro não é sequer educado.“ Edson Athayde, CEO e diretor criativo da FCB Lisboa
  • “Mais do que aprender o ‘último grito da moda’, importa adquirir a capacidade de aprender.” Inês Lynce, Presidente do INESC-ID e codiretora do Programa Carnegie Mellon Portugal

Colaboraram neste livro:

Afonso Fuzeta Eça

Afonso Oliveira

Afonso Salema

Ana Figueiredo

Ana Isabel Moita

Ana Lúcia Martins

Ana Madureira

Ana Maria de Almeida

Ana Maria Simões

Ana Rita Bessa

André Martins

André Matos

Anna Ciaunica

Arlindo Oliveira

Bernardo Pontes

Bruno Carnide

Bruno Casadinho

Bruno Mateus Padinha

Bruno Mourão

Carlos Hernandez Jerónimo

Catarina Carvalho

César Araújo

David Justino

Dulce Mota

Edson Athayde

Emília Ferreira

Ernesto Costa

Eugénio Oliveira

Fernando Matos

Gonçalo Areia

Gonçalo Caseiro

Goreti Marreiros

Hélder Rosalino

Inês Lynce

Isabel Ucha

Joana Mendonça

João Abrantes

João C. Ferreira

Joaquim Carvalho Vale

João Jesus Caetano

João L. Cordovil

João Paulo Carvalho

João Paulo Costeira

João Rocha

Jorge Santos

José Crespo de Carvalho

José Esfola

José Manuel Ferreira Machado

Kunal Gupta

Leonel Moura

Luís B. Elvas

Luís Nunes

Luís Sarmento

Luís Todo Bom

Luísa Proença

Mafalda Miranda Barbosa

Manuel Monteiro

Mariana Coimbra

Mário A. T. Figueiredo

Mário Campolargo

Micaela Seemann Monteiro

Miguel Ferreira

Miguel Sobral

Nuno Moura

Nuno Saramago

Paulo Amorim

Paulo Castro

Paulo Quaresma

Pedro Brito da Cruz

Pedro Santos Azevedo

Pedro U. Lima

Ricardo Lourenço da Silva

Rodrigo Adão da Fonseca

Rodrigo Pinto Pinheiro

Rogério Canhoto

Rui Leão Martinho

Rui Pedro Duarte

Rui Serapicos

Rui Vinhas da Silva

Susana Aires de Sousa

Tânia Dimas

Tiago Baptista

Tiago Barroso

Tiago Sacchetti

Tim Fu

Vasco Portugal

Vasco Teixeira

Imagem: DR.

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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

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O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

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A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

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Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

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O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

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