Atualidade
Voleibol: “Aprender (também) é divertido!”

O Colégio de Santa Eulália, em Sanguedo, Distrito de Aveiro, foi recentemente palco de uma aula especial «Master Voleibol», lecionada por Hugo Silva, Treinador Principal da Seleção Nacional de Seniores Femininos.
Neste momento de formação e de divulgação do Gira-Volei, o Selecionador Nacional contou com a colaboração das atletas da Seleção Nacional Ana Afonso, do GC Vilacondense, e Maria Reis Lopes, do PV 2014/Academia de Voleibol Colégio Efanor, bem como, de Maria Topa, do Clube Desportivo de Fiães, e de João Campos, Coordenador Nacional do Projeto Gira-Volei.
O objetivo era levar toda a alegria do Gira-Volei para o Colégio e incentivar à prática desportiva e da modalidade nestas idades mais jovens. Para além da interação entre os elementos da Seleção Nacional e os alunos, a quem foram oferecidos kits Gira-Volei com mochila e camisolas, o estabelecimento de ensino ficou devidamente apetrechado para a prática de Voleibol, com a oferta de materiais como bolas e redes.
No final, todos pareceram querer repetir a enriquecedora experiência.

Madalena Malta, Diretora do Colégio Santa Eulália e Castiis, salienta que “neste Colégio gostamos muito de desenvolver o desporto e por isso este é um momento alto para nós nesse âmbito. Estou muito agradecida aos elementos da Seleção Nacional por terem vindo mostrar aos nossos meninos esta modalidade. A prática desportiva nestas idades é fundamental. Para além do facto de os alunos gostarem muito, é essencial pela atividade física, pela socialização, já que trabalham muito em grupo. A questão do saber ganhar, do saber perder também é muito importante, pois são valores fundamentais para a vida das pessoas“.

Ana Afonso e Maria Reis Lopes, atletas da Seleção Nacional, afinam pelo mesmo diapasão: “O facto de os alunos poderem interagir com atletas da Seleção Nacional e terem esta visão da nossa parte sobre o que é ser uma atleta de alta competição é muito importante para reforçar neles o interesse pela modalidade, até porque alguns já gostam muito de Voleibol. Eles estavam muito interessados, faziam-nos muitas perguntas, sobre como era o nosso dia a dia, a alimentação, o descanso, e acabou por ser uma oportunidade para aprenderem o bocadinho que nós podemos ensinar. Não foi muito difícil para nós interagirmos com eles, pois eles acabam por nos deixar muito à vontade com as perguntas que fazem. E nós o que fazemos é incentivá-los a gostar do desporto em si. Achamos que este tipo de interação com miúdos, com jovens é muito interessante e igualmente importante para passarmos a ideia de que o Voleibol é um bom desporto de equipa para eles praticarem“.

João Moreira, Coordenador de Educação Física do Colégio de Santa Eulália, refere que “esta iniciativa foi mais do que excelente, foi formidável, incrível, segundo as palavras das crianças, que simplesmente adoraram estes momentos. E nós, professores, também. Aqui é que se começam a criar os embaixadores saudáveis. E é nesta faixa etária, sobretudo nos mais jovens, que estamos a mudar e a criar os estilos que sejam mais ativos e isso é o mais importante. Como professor de Educação Física, já conhecia o Gira-Volei e isso foi uma das razões pela qual estávamos muito interessados em trazer cá o Voleibol”.

Maria Topa, atleta do CD Fiães, sublinha que “comecei a jogar Voleibol no início deste ano. Experimentei esta modalidade porque achava diferente e interessante. Creio que tudo começou quando eu estava com o meu Pai a ver um jogo de Voleibol e achei muito interessante… e decidi arriscar! Foi muito bom poder estar aqui com atletas da Seleção Nacional. Seria um sonho concretizado poder um dia representar o nosso País. Foi um privilégio poder estar com o Selecionador e com as atletas da Seleção Nacional, falar com eles e tirar algumas fotos todos juntos“.

O Colégio de St. ª Eulália é uma referência pela “forma inovadora como são desenhadas e operacionalizadas as atividades pedagógicas mediadas pelo e com o digital”, tendo já sido distinguido pela Google For Education como «Reference School Google For Education» em Portugal.
Fotos: FPV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca