Connect with us

Atualidade

Vila Franca de Xira: Detidos por ameaça e posse de arma proibida

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 19 de dezembro, pelas 03h35, na freguesia do Sobralinho, procedeu à detenção, em flagrante delito, de dois homens, de 24 e 22 anos, por serem suspeitos da prática dos crimes de ameaça e posse de arma proibida.

Aquando da deslocação de um Polícia para um serviço de remunerado, vislumbrou uma viatura, em que o condutor efetuava uma condução imprudente e perigosa, circulando em contramão e sem luzes. Uma vez que se encontrava devidamente fardado, tentou dar ordem de paragem, fazendo-o de modo percetível, com o intuito de cessar aquela conduta e salvaguardar a segurança dos demais utentes da via.

O condutor, ao aperceber-se do Polícia, além de ignorar as suas indicações, prosseguiu com a mesma conduta, bem como, em ato contínuo, o passageiro da viatura, colocou a mão de fora da viatura e efetuou alguns disparos para o ar.

De imediato, o Polícia solicitou apoio policial, sendo possível intercetar a referida viatura e proceder à detenção dos seus dois ocupantes e localizar e apreender uma arma de fogo.

Efetuadas diligências posteriores, foi possível apurar que nenhum indivíduo possuía licença de uso e porte de arma.

O condutor da viatura, além de circular com a carta de condução apreendida, após efetuado o teste de alcoolemia, apresentou também uma taxa crime.

No decorrer das diligências, foram apreendidos os seguintes artigos: 1 revólver, calibre .32; 24 munições e dois invólucros percutidos; 1 viatura; 2 casacos; e 1 carta de condução (apreendida);

Ambos os detidos recolheram às celas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, vindo a ser presentes a 1º interrogatório Judicial, no Tribunal Judicial de Loures, onde mantiveram as Medidas de Coação de Termo de Identidade e Residência, ficando a aguardar ulteriores trâmites processuais.

Ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, no dia 19 de dezembro, pelas 11h50, procedeu à detenção de um homem de 34 anos, por ser suspeito da prática do crime de falsificação. A PSP verificou que o suspeito, passageiro de um voo ao ser controlado num dos postos de fronteira, continha o visto no Passaporte, supostamente adulterado.

Depois de diferentes diligências feitas pelos Polícias, bem como análise documental, verificou-se efetivamente que o visto tinha sido adulterado, apresentado uma data de validade diferente da qual apresentava quando foi emitido.

O suspeito, após confrontado com a factualidade, referiu que o havia comprado pela quantia de 1500 euros.

Foi-lhe dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo presente a 1º interrogatório junto dos Serviços da Comarca de Lisboa – Juízo Local Pequena Criminalidade – Serviço MP. Julgamento adiado para data posterior.

No dia 20 de dezembro, pelas 11h25, procedeu à detenção de uma mulher, de 40 anos, por ser suspeita da prática do crime de uso de documento falso.

A suspeita, passageira de um voo, tentava embarcar com um Título de Residência supostamente falso.

Depois de diferentes diligências feitas pela PSP, bem como análise documental, verificou-se efetivamente que o documento era falso.

A suspeita após confrontada com a factualidade, referiu que foi um amigo que lhe cedeu o documento alheio.

Foi-lhe dada voz de detenção, foi constituída arguida e prestou termo de identidade e residência, sendo presente a 1º interrogatório junto dos Serviços da Comarca de Lisboa – Juízo Local Pequena Criminalidade – Serviço MP. Julgamento adiado para data posterior.

No dia 20 de dezembro, pelas 18h20 e 18h30, procedeu à detenção de dois homens, de 20 e 44 anos, por serem suspeitos da prática do crime de uso de documento falso.

Os suspeitos, tentavam embarcar num voo, com Passaportes, supostamente falsos.

Depois de diferentes diligências feitas pela PSP, bem como análise documental, verificou-se efetivamente que os documentos eram falsos.

Os suspeitos após confrontado com a factualidade, um deles referiu que havia comprado o passaporte pela quantia de 2000 euros na Albânia e o outro comprou em Espanha.

Foi-lhes dada voz de detenção, foram constituídos arguidos e prestaram termo de identidade e residência, sendo presentes a 1º interrogatório junto dos Serviços da Comarca de Lisboa – Juízo Local Pequena Criminalidade – Serviço MP. Julgamento adiado para data posterior.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 19 de dezembro, pelas 16h40, na freguesia de Rio de Mouro, procedeu à detenção de um homem, de 33 anos, por existir sobre o mesmo um Mandado de Detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária de Rio de Mouro, os Polícias avistaram o suspeito a deambular, demonstrando de imediato um comportamento duvidoso e de inquietação, assim que se apercebeu da presença daqueles, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção para cumprimento de pena, por um crime de falsificação ou contrafação de documento, um crime de condução sem habilitação legal, para pagamento de mil duzentos e cinquenta euros, convertidos em cento e sessenta e cinco dias de prisão subsidiária.

O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade.

No dia 19 de dezembro, pelas 15h45, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 26 anos, por existir sobre o mesmo um Mandado de Detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação do Metropolitano de Lisboa na Bela Vista, os Polícias avistaram o suspeito junto a um estabelecimento ali existente, que ao se aperceber da presença dos mesmos, em passo de corrida, deslocou-se para a plataforma daquela Estação, motivo esse que levou à sua interceção e abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de violência doméstica contra cônjuge ou análogos, para cumprimento de dois anos e quatro meses de prisão efetiva.

O arguido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, para cumprimento de pena.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Publicado

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Publicado

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Publicado

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas