Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo promove Semana da Saúde Mental de 27 de outubro a 5 de novembro

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 27 de outubro a 5 de novembro, a Semana da Saúde Mental, evento que inclui atividades diversas, entre palestras, workshops, partilhas de boas práticas, performances, conversas, entre outros, para a comunidade e/ou para profissionais da área.

O programa arranca a 27 de outubro, pelas 21h00, na Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areosense (SIRSA), com “Dar palco à saúde mental”, ação aberta a toda a comunidade que vai contar com a participação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e da Companhia de Artes Performativa “Em Movimento” da delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo.

No dia 29 de outubro, às 15h00, a Fundação AMA acolhe “Estúdio experimental artístico: Liberdade, experimentação e direitos humanos”, com o projeto Manicómio. Nesse mesmo dia, das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe um workshop para profissionais, tendo como público-alvo Assistentes Sociais e Educadores/as Sociais, dedicado ao debate sobre Intervenção social e a doença complexa, com a oradora Joana Coelho, assistente social do Serviço de Cuidados Paliativos da ULS São João.

A 30 de outubro, também das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana recebe novo workshop para profissionais, com a temática “Intervenção familiar e sistémica com pessoas LGBTQIA+”, tendo como público-alvo profissionais que intervenham em contexto clínico com famílias, por Jorge Gato, psicólogo, Terapeuta Familiar e Sistémico e investigador no Centro de Psicologia da U. Porto.

A 4 de novembro, às 10h30, o auditório IPVC (a designar) recebe uma ação aberta aos estudantes do Instituto Politécnico, a sessão “Bula Mental”, com Joana Gama (Antena 3).

Nesse mesmo dia, às 18h00, o Centro de Negócios e Congressos (Antigo Pavilhão da AIMinho) recebe uma mesa redonda dedicada à Rede Municipal de Psicologia: boas práticas e modelos de ação, com a participação de António Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Eduardo Carqueja, Presidente da Direção da Delegação Regional do Norte – Ordem dos Psicólogos Portugueses, e Ricardo Rego, Vereador da Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O programa encerra a 5 de novembro, às 21h00, na Escola Superior de Saúde – Auditório Professora Bandeira Correia, com “Dar palco ao humor na saúde mental”, evento aberto ao público, que contará com Eduardo Carqueja, psicólogo da ULS São João, Mercedes Mariño, psiquiatra na ULS Alto Minho (a confirmar), Isabel Rosado, Co-founder & CEO – Palhaços d´Opital, e o Vereador Ricardo Rego.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Câmara de Barcelos assina protocolo de cooperação com Unidade Local de Saúde de Braga

Criada equipa comunitária de saúde mental para Barcelos e Esposende

Publicado

on

O Município de Barcelos e a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E., assinaram, ontem, um Protocolo de Cooperação no âmbito da prestação de cuidados de saúde mental. No ato, que decorreu esta manhã no Fórum Braga, participaram o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, o Vereador dos pelouros da Saúde e Ação Social, António Ribeiro, e dois representantes da Unidade Local de Saúde de Braga – E.P.E – Entidade Pública Empresarial, Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração, e Américo dos Santos Afonso, Vogal Executivo da Instituição.

A assinatura deste Acordo de Cooperação aconteceu no mesmo dia em que se celebrou o Dia da Saúde Mental. A assinatura do documento marca o início da primeira Equipa Comunitária de Saúde Mental para Barcelos e Esposende.

O protocolo assinado insere-se num esforço contínuo de educação e sensibilização da população para a importância da saúde mental, promovendo a formação de colaboradores, o combate ao estigma e a inclusão social das pessoas com doenças mentais. Este é um passo decisivo para a construção de um futuro onde os cuidados de saúde mental estão ao alcance de todos, com respostas ágeis e de qualidade na comunidade.

As partes signatárias deste Acordo comprometem-se, entre outros aspetos, a implementar programas de educação para a saúde, combater o estigma social e promover a integração das pessoas com doença mental na comunidade e no mercado de trabalho. De forma a prevenir e resolver problemas sociais, fica também a obrigação das partes em garantir a articulação com organismos públicos e entidades privadas que promovam a integração, a saúde mental e o acompanhamento junto da população ativa com doença mental.

Ressalta também, deste Acordo de Cooperação, a criação de respostas sociais cujo foco seja o desenvolvimento de competências sociais, em Centros de Atividades e de Capacitação.

Recorde-se que Barcelos é a 1ª Capital Mundial de Saúde Mental, e agora reforça o seu papel de liderança na promoção de políticas de saúde mental, contribuindo para a replicação deste modelo de cooperação a nível nacional.

A criação destas Equipas Comunitárias de Saúde Mental visa maximizar as respostas ao nível dos cuidados de proximidade, permitindo uma melhor articulação entre os serviços de saúde e as estruturas municipais. Estas equipas, formadas por profissionais especializados, atuarão diretamente junto da comunidade, promovendo a prestação de cuidados de saúde mental através de abordagens colaborativas e interdisciplinares, potenciando sinergias entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários. Através deste protocolo, será possível melhorar a resposta aos utentes nos concelhos de Barcelos e Esposende, facilitando o acesso a serviços de saúde mental de forma mais ágil e próxima da população.

Já este ano, Barcelos tinha dado um passo pioneiro ao criar a primeira Rede Municipal de Saúde Mental de Portugal. Esta rede, articulada com os serviços de saúde e infraestruturas municipais, tem como objetivo proporcionar um acompanhamento integrado às pessoas com doenças mentais, promovendo uma abordagem mais próxima e eficaz, tanto ao nível terapêutico como ao nível da reabilitação e integração psicossocial. A rede tem vindo a funcionar como um exemplo inovador e poderá servir de modelo para a criação de redes semelhantes em todo o país.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Santa Marta de Penaguião recebe mais um Trilhar

Publicado

on

O Município de Santa Marta de Penaguião prepara-se para receber mais um Trilhar.

Desta vez será o Trilhar O Marão que, devido aos incêndios recentes que afetaram a região e com o objetivo de garantir a segurança de todos os participantes, o evento “Trilhar o Marão”, inicialmente previsto para os dias 26 e 27 de outubro, será realizado apenas no domingo, dia 27 de outubro.

“Convida-se todos os amantes da natureza e do desporto de aventura a desafiarem os seus limites e a unirem-se a nós neste trilho único pela majestosa Serra do Marão. Este percurso oferece uma experiência física e técnica muito exigente, com terrenos íngremes e desafiantes, ideal para quem procura superar novos obstáculos. Salientamos, no entanto, que este trilho não é recomendado para pessoas com vertigens!”, afirma a organização.

Inscrições até dia 24 de outubro: https://lap2go.com/pt/event/trilhar-marao-smp-2024

“Se procuras aventura, vistas de cortar a respiração e uma ligação profunda com a natureza, o ‘Trilhar o Marão’ é o desafio perfeito para ti”, deixa o Município.

Imagem: CMSMP.

Continuar a ler

Atualidade

Valença debate o presente e o futuro do Rio Minho

Publicado

on

“Conversas em Torno do Rio Minho” é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).

Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.

Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e científica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.

A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspetiva do público geral e das associações locais de pescadores.

O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.

O primeiro painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.

O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.

A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Onde Se Inscrever?

A participação no seminário é gratuita, está aberta a todos os interessados, mas implica uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas