Connect with us

Cultura

Viana do Castelo: Maratona Cultural angariou 5.000 euros a Favor do Povo Ucraniano

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou, hoje, ao cantor popular Augusto Canário, e ao Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, o cheque solidário, no valor de 5.000 euros, que resultou da Maratona Cultural a Favor do Povo Ucraniano. A verba angariada com o evento solidário foi emitida à ordem da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará o devido encaminhamento para a causa ucraniana.

O autarca agradeceu, em nome do Município e dos colaboradores, a Augusto Canário por ter tido esta iniciativa solidária. “Felicitámo-lo pela generosidade e pela demonstração de humanismo que, de forma imediata e com grande lucidez, lhe permitiu pensar em unir esforços para apoiar o povo ucraniano”, frisou o edil.

Luís Nobre assegurou que o artista, “com o seu envolvimento e capacidade de organização, despertou consciências para unir a comunidade em prol desta causa”. “Esta é também uma forma de fazermos pressão para que a Rússia permita que o povo da Ucrânia volte a viver em paz”, realçou o autarca.

Augusto Canário agradeceu a todas as entidades e empresas envolvidas na promoção desta maratona cultural, “mas, fundamentalmente, a todos aqueles que quiseram participar e que apareceram para atuar ou cantar e a todos aqueles que compraram bilhete e, assim, foram solidários”.

“Queremos retribuir à humanidade o que a humanidade nos dá e, neste caso, quisemos ajudar um povo que está a ser massacrado”, considerou o artista.

Já o Presidente da Junta de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, afirmou ser “um orgulho” ter como “embaixador” um artista que “está sempre disponível para causas diversas”.

O evento, organizado por Augusto Canário, Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e Câmara Municipal, aconteceu no passado sábado, na Praça da Liberdade, e apresentou um leque de artistas vindos de todo o país para apresentar música tradicional e clássica, DJ’s, folclore, cantares ao desafio, poesia, fado, entre muito mais.

Recorde-se que, em março passado, a Câmara Municipal aprovou um Fundo de Apoio Humanitário ao Povo Ucraniano no valor de 100 mil euros. De acordo com a proposta apresentada pelo autarca vianense, esta verba será utilizada para os apoios “que serão necessários a curto prazo, nomeadamente do plano de acolhimento”.

A autarquia também se mostrou disponível para receber até 100 refugiados vindos da Ucrânia, em articulação com as autoridades nacionais, tendo já recebido várias dezenas de cidadãos.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Atualidade

Fortaleza de Valença: Reconstrução do Baluarte de São José Avança para Fase Final

Publicado

on

Os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença, encontram-se numa fase decisiva, com a reconstrução em curso do segundo troço da estrutura, que ruiu a 1 de janeiro de 2023.

A intervenção decorre sob rigorosa monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.

A recuperação desta estrutura histórica chega agora à sua fase final, através de um cuidadoso trabalho de recuperação que respeita integralmente as características originais da construção setecentista.

Os trabalhos avançam com o rigor que um monumento classificado exige. Neste momento, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura. Também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina.

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, tem acompanhado pessoalmente a evolução dos trabalhos, sublinhando a importância desta intervenção: “Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado.”

Esta intervenção irá repor a totalidade da estrutura original, mantendo intacto o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar portuguesa. A Fortaleza de Valença, testemunho singular da nossa história, verá assim assegurada a sua preservação e transmissão como legado cultural às gerações futuras.

Foto: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos serve sabores de bacalhau em 41 restaurantes num fim de semana gastronómico imperdível

Publicado

on

De 16 a 18 de maio, Barcelos transforma-se na capital da gastronomia com mais uma edição do Fim de Semana do Bacalhau, que este ano conta com a adesão de 41 restaurantes espalhados por todo o concelho.

Ao sabor da tradição e da criatividade, o “fiel amigo” vai à mesa em múltiplas versões, desde o clássico bacalhau com broa, ao grelhado na brasa, assado no forno, gratinado ou à caçarola – sem esquecer as versões mais ousadas que prometem surpreender até os paladares mais exigentes.

A iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, convida à redescoberta da gastronomia local, enquanto dinamiza os estabelecimentos de restauração e valoriza a identidade cultural do território. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, o objetivo é atrair mais clientes aos restaurantes e, simultaneamente, potenciar a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Para além da boa mesa, o programa inclui também, no sábado, dia 17, um percurso pedestre gratuito — “Do Vale do Neiva ao Monte da Carmona” – integrado no Touring 2025, que alia natureza, história e tradição num mesmo trilho.

Seja para os amantes de bacalhau ou para os que procuram experiências autênticas, este é um fim de semana para saborear Barcelos em toda a sua essência.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Maná (Barcelos);  Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde);  Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Solar de Vila Meã – Restaurante Barro (Silveiros); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas