Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: “Jornadas Viana Práxis” debatem reabilitação do espaço público

Publicado

on

Em fevereiro e março, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove as “Jornadas Viana Práxis”, com a programação a incluir um ciclo de webinars e um seminário para analisar diversos temas relacionados com a reabilitação do espaço público e o desenvolvimento urbano sustentável.

Em alternativa à primeira edição do “Viana Práxis – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo”, realizado em 2021, que reconheceu boas práticas na reabilitação do edificado por parte da iniciativa privada, a nova edição do “Viana Práxis” materializa-se, em 2022, numas jornadas, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e a participação pública sobre a reabilitação do espaço público.

As especificidades do centro histórico e do espaço periurbano e a correlação entre ambos serão o mote para debater temas como o (re)desenho do espaço público, a mobilidade, as dinâmicas de organização urbana e utilização de espaços coletivos, questionando qual a sua influência para a sustentabilidade e qualidade de vida, e quais os contributos da tecnologia, da inovação e da ciência para os desafios do desenvolvimento urbano.

A iniciativa inclui a realização de três webinars transmitidos em direto na página do Facebook da autarquia, nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, entre as 17h30 e as 19h00, e conta com a presença de prestigiados especialistas nestas áreas. A moderação fica a cargo de Daniel Miranda, consultor e membro-fundador da Associação Portuguesa Para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), que fará a relação entre os vários temas analisados pelos oradores convidados; Paula Teles, docente e consultora autárquica em dezenas de municípios; Pedro Homem de Gouveia, coordenador do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e da Rede de Cidades e Regiões Europeias dedicada à Mobilidade Inovadora e Sustentável  (POLIS); e Avelino Oliveira, consultor e docente de arquitetura e das áreas de urbanismo.

As “Jornadas Viana Práxis” culminam com um seminário em formato presencial, no dia 2 de março, entre as 9h30 e as 17h30, no Auditório Lima de Carvalho, em Viana do Castelo, no qual serão apresentadas diversas perspetivas multidisciplinares de investigações da Universidade do Minho, Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e diversos pontos de vista de outros especialistas, tais como Vítor Monteiro, docente e dinamizador das Smart Cities; David Pontes, diretor-adjunto do jornal “O Público” e moderador das Conversas Urbanas, entre outros.

A participação no seminário é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória, através do e-mail vianapraxis@cm-viana-castelo.pt

Imagem: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas