Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho organiza Congresso sobre ecossistemas terrestres e aquáticos

Evento de três dias junta 60 participantes de nove países, em Braga

Publicado

on

A Universidade do Minho (UMinho) – através da Escola de Ciências, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) – realiza, até esta quarta-feira, dia 18 de maio, o 9º Congresso Internacional Plant Litter Processing in Freshwaters (PLPF9), no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.

A iniciativa conta, desde segunda-feira, com cerca de 60 participantes de nove países, como EUA, Panamá, Suíça, Espanha, França, Alemanha, Brasil, Suécia e Portugal. O congresso visa estimular a discussão científica sobre os desafios globais relacionados com a degradação dos ecossistemas, a mudança climática, a perda de biodiversidade e a água segura e acessível para todos. Estas metas vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A sessão de abertura teve a presença da pró-reitora para a Investigação da UMinho, Sandra Paiva, do presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, da diretora do CBMA, Fernanda Cássio, e da diretora do IB-S, Cláudia Pascoal.

O programa desta quarta-feira destaca, às 17h15, uma mesa redonda com Jane Marks, da Universidade do Norte do Arizona (EUA), Christopher Swan, da Universidade de Maryland (EUA), Mark Gessner, do Instituto IGB Berlim (Alemanha), Andreas Bruder, da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes (Suíça), Manuel Graça, da Universidade de Coimbra, e Cláudia Pascoal e Fernanda Cássio, ambas da UMinho.

O evento faz parte do projeto “Streameco – Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas: do gene até ao rio”, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo programa Compete/Portugal 2020 da União Europeia. O site oficial é www.plpf9.org .

Foto: UMinho.

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe Pit Bull abandonado em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, efetuou a captura de um canídeo, de raça Pit Bull Terrier, que se encontrava supostamente abandonado.

O canídeo foi avistado a vaguear na via pública, junto ao Bairro do Património, nesta cidade de Leiria, por um cidadão que, ao aperceber-se que o animal já permanecia na via pública há dois dias e por tratar-se de um animal de raça potencialmente perigosa sem açaime, pondo em causa a segurança das pessoas, decidiu dar o alerta para a PSP.

Após a sua captura, e desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas para identificação do seu proprietário, constatou-se que o animal não possuía o respetivo chip, conforme legalmente exigido.

O cão foi transportado para o Canil Municipal de Leiria, onde permanecerá pelo prazo legal de 15 dias para ser reclamado pelo seu proprietário ou possuidor e, não o sendo, será objeto de adoção.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido suspeito com centenas de doses de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 29 de julho, pelas 12h57, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 33 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.

O suspeito tinha na sua posse: 102 doses de Haxixe; 596 doses de Ecstasy; 4,37 doses de Cocaína; 440,00 euros em notas do BCE; 1 balança de precisão; 3 canivetes com resíduos de estupefaciente; diversas seringas; e diverso material para preparação, divisão e acondicionamento do produto estupefaciente.

O detido, já com vários antecedentes neste segmento criminal, recolheu às salas de detenção desta Polícia a aguardar a sua apresentação à Autoridade Judiciária, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas