Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho envolvida na reforma curricular do ensino básico e na formação avançada de médicos na Guiné-Bissau

Grupo da Universidade participou no encerramento do projeto de formação de médicos e acompanhou a evolução da reforma do ensino básico

Publicado

on

No âmbito do projeto “IANDA – Reforço do Sistema de Saúde da Guiné-Bissau”, e sob coordenação técnica e científica da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho), 24 médicos guineenses terminaram, na última semana de abril, a sua “Formação Médica Avançada” nas áreas clínicas de anestesiologia, cirurgia geral e ginecológica. Este programa pretendeu dotar as unidades hospitalares de médicos com competências acrescidas em áreas críticas na prestação de cuidados de saúde à população, conduzindo a uma melhoria gradual dos índices de qualidade dos cuidados de saúde prestados, com impacto ao nível da diminuição das taxas de mortalidade e morbilidade.

Esta formação teve a duração de 13 meses, sendo que 10 destes foram cumpridos na Guiné-Bissau e três em Portugal, em estágios observacionais em contexto clínico que envolveram seis hospitais portugueses. Este modelo integrou a realização de um pré-curso de proficiência de língua portuguesa e informática médica e de uma formação online teórica médico-cirúrgica.

Os 24 médicos envolvidos no programa foram orientados por médicos especialistas de hospitais portugueses numa ação formativa que ajudou a reforçar a capacidade local de formação médica, reconhecendo de forma progressiva a competência dos clínicos guineenses, abrindo portas a futuras formações de especialização. Em simultâneo, foi, ainda, garantida formação a seis médicos na área da medicina interna. De acordo com o coordenador do projeto na Escola de Medicina, professor Pedro Morgado, “o projeto permitiu uma aprendizagem multidirecional em que todos, médicos portugueses e guineenses, saem altamente valorizados para o trabalho a desenvolver juntos das populações de ambos os países”.

Na sessão de encerramento do Projeto, em que intervieram o Ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba, o Embaixador de Portugal, José Rui Velez Caroço, o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a Diretora do Programa Parcerias com África da Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Hermínia Cabral, foi valorizada a qualidade da parceria e a importância dos resultados obtidos para a melhoria do sistema de saúde da Guiné-Bissau e da prestação de cuidados de saúde à população.

O Ianda Guiné Saúde – Reforço do Sistema de Saúde da Guiné-Bissau é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau

Um grupo da UMinho liderado pelo Reitor cumpriu, na última semana de abril, uma ação de acompanhamento da experimentação dos materiais pedagógicos elaborados no âmbito da Reforma Curricular do Ensino Básico (RECEB) da Guiné-Bissau. A ação teve lugar em escolas-piloto deste projeto que foi iniciado em 2015/16 e do qual a UMinho é parceira, com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, a UNICEF e o Banco Mundial, tendo colaborado ativamente em diversas ações. Ao longo dos anos, o projeto envolveu cerca de 40 docentes do Instituto de Educação, Instituto de Ciências Sociais, Escola de Ciências e Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.

O trabalho, em curso, da equipa da UMinho contemplou a elaboração, em colaboração com o Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), de um documento orientador da RECEB, que apresenta a filosofia subjacente à reforma e os planos de estudos para os três ciclos do ensino básico, de programas para as cinco disciplinas do 1º ciclo e para as oito disciplinas do 2º ciclo e de conteúdos para os respetivos manuais escolares, destinados aos alunos, e guias dos professores. Os manuais e os guias do professor do 1º ciclo começaram a ser testados em escolas piloto em 2022/23, tendo duas dessas escolas sido visitadas pela comitiva, que dialogou com dirigentes escolares, professores e alunos sobre a RECEB e os materiais do 1º ciclo produzidos no seu âmbito.

Este projeto tem promovido a formação pedagógica de mais de 150 professores, diretores de escola, inspetores e outros agentes educativos, bem como a formação científica de cerca de 3000 professores. O projeto iniciado em 2015/16 viu recentemente o seu âmbito ser alargado à educação pré-escolar e a programas de educação destinados a crianças que não completaram os seis anos de escolaridade obrigatória e que estão fora do sistema educativo.

No âmbito desta iniciativa, foram visitadas duas escolas de formação de educadores e de professores do 1º ciclo que têm colaborado no RECEB. A comitiva da UMinho manteve, ainda, reuniões com parceiros e responsáveis da educação na Guiné-Bissau, ficando patente nas mesmas a satisfação com o trabalho realizado e a vontade de continuarem a desenvolver trabalhos em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade do Minho.

Segundo a coordenadora do RECEB na UMinho, professora Laurinda Leite, o projeto tem colocado grandes desafios à equipa da UMinho, mas, também, permitido a realização de muitas aprendizagens, sendo a chegada da Reforma às salas de aula da Guiné-Bissau um motivo de grande satisfação para todos os intervenientes no projeto, pois vai contribuir, decisivamente, para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 naquele país, aumentando a qualidade da educação facultada às suas crianças.

Foto: UM.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas