Atualidade
Universidade do Minho e ARQUS dão as boas-vindas à Universidade de Maynooth como membro da Aliança Europeia

A Universidade de Maynooth, na Irlanda, junta-se, agora, à Aliança ARQUS no seu esforço de construção de uma Universidade Europeia orientada para o futuro, aberta, integrada e focada na investigação, com vista à construção de uma excelência transformadora com e para todos. Como membro da ARQUS, a Universidade do Minho (UMinho) “saúda este alargamento do grupo e espera que a nossa academia possa vir desenvolver um trabalho proveitoso com o novo parceiro”.
A ARQUS conclui, assim, a sua estratégia de alargamento que, desde janeiro de 2022, passou pela entrada na Aliança das universidades do Minho e de Wroclaw (Polónia). A incorporação de novos membros “visa reforçar a natureza pan-europeia da ARQUS e promover um impacto sistémico inclusivo, com base no valor acrescentado trazido por instituições de perfil semelhante, mas oriundas de novas esferas geográficas, culturais e linguísticas”, sublinha a aliança.
Reconhecida internacionalmente, e localizada a 25 km de Dublin, a Universidade de Maynooth foi a instituição com mais desenvolvimento na Irlanda no último ano, ocupando o 1º lugar nacional no The Young University Rankings 2022. A sua liderança no domínio da transformação digital e dos dados, das alterações climáticas e sustentabilidade e da integração europeia foram identificadas pela Aliança como áreas prioritárias de investigação. Além disso, ao sediar a Scholars at Risk Europe e coordenar a ajuda para estudantes e investigadores ucranianos acederem ao ensino superior irlandês, demonstrou o seu compromisso com o aumento da participação cívica e da inclusão.
A Universidade de Maynooth celebrou o seu 25º aniversário a 16 de junho de 2022. No entanto, as suas origens remetem ao Royal College of St. Patrick, fundado em 1795, sustentando-se, assim, num património de mais de 200 anos de experiência de ensino. Com 15.000 alunos de mais de 100 países, Maynooth possui uma oferta ampla de licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas das humanidades, ciências naturais, engenharia e ciências sociais, além de diversos programas e parcerias internacionais.
Este novo membro partilha, igualmente, uma vasta experiência com os oito parceiros da ARQUS na prossecução de projetos colaborativos e um perfil comum como instituição altamente internacionalizada, desenvolvendo investigação de ponta e com um profundo envolvimento regional. A Universidade de Maynooth junta-se, assim, a mais de 320.000 estudantes, 24.000 académicos e investigadores e 17.000 profissionais na missão de trabalhar na transformação do ensino superior europeu, na investigação e na inovação através de uma cooperação profunda e de uma integração progressiva, na prossecução de um futuro equilibrado e sustentável.
A ARQUS vê a entrada da Universidade de Maynooth “como muito promissora para esta nova fase da Aliança”, seguindo um provérbio irlandês que sugere – “Ní neart go cur le chéile” – que “Há força na unidade” ou que “Juntos somos melhores”.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca