Atualidade
TSD-Braga apelam a um acolhimento de ucranianos “com dignidade e respeito no trabalho”
Capacidade empresarial/industrial do distrito de Braga faz com que possa ser dos que mais disponibilizará ofertas de emprego

Em nota enviada às redações, datado de ontem, os Trabalhadores Social Democratas (TSF), Secretariado Distrital de Braga, deixam um apelo a todas as empresas que recebam refugiados ucranianos para que saibam respeitar os direitos laborais e humanos dessas pessoas.
A estrutura do PSD começa por considerar a invasão russa à Ucrânia como “injustificável, completamente ao arrepio do Direito Internacional e numa lastimável violação dos direitos, liberdades e garantias de um povo, que tem o direito a aspirar pertencer às organizações que bem entender, a manter invioláveis as suas fronteiras e a sua integridade territorial”.
Elencando os já mais de 3 milhões de pessoas exiladas e refugiadas, “que têm fugido, mormente, para países europeus”, não sendo Portugal exceção, “tendo já concedido mais de 12 mil pedidos de proteção a cidadãos Ucranianos e, até, a alguns dissidentes russos”.
Assim, em sequência da última reunião do Secretariado Distrital de Braga dos TSD, realizada a 17 de março, este “decidiu pronunciar-se publicamente no sentido de condenar – sem qualquer hesitação ou subterfúgio – a invasão da Ucrânia pela ‘Rússia de Putin’, e incentivar as formas de apoio e solidariedade (com critério) às vítimas desta guerra sem sentido, centrando as suas preocupações nas condições laborais que serão apresentadas aos refugiados Ucranianos, no nosso distrito”.

Destacando a “força produtiva” do distrito de Braga, e salientando ser “natural que este seja um dos distritos a disponibilizar uma maior oferta de emprego”, os TSD-Braga “depositam um voto de confiança nos empregadores e nos trabalhadores deste tecido empresarial/industrial”, ressalvando, no entanto, que “será fundamental que seja respeitada a vulnerabilidade destas pessoas, constituídas, maioritariamente, por mulheres e respetivas crianças, sem esquecer – sempre que possível – a especificidade das suas competências”. E continua: “Por outro lado, nunca deve ser esquecida a dignidade nas condições de trabalho oferecidas e na correspondente remuneração!”
Sendo uma estrutura de trabalhadores e para trabalhadores, os TSD-Braga não deixam de particularizar a sua atenção nestes: “O papel dos trabalhadores, como futuros colegas, é, cimeira e igualmente, fundamental no processo de acolhimento e acompanhamento de todos, e deve ser relevado e louvado, assim como, o de todos os trabalhadores que prestarão serviços a estas pessoas, que não são menos importantes. Todos, sem exceção, merecem o nosso apreço e louvor!”, destaca.
Por fim, os TSD-Braga afirmam que, “dentro das suas possibilidades”, irão “monitorizar este processo e esperam que os gabinetes de acompanhamento criados pelo Governo sejam rigorosos na sua missão e que saibam encontrar nas Autarquias Locais o parceiro privilegiado, como forma de garantir o sucesso para todas as partes”, concluem.
Foto: DR.
Imagem: TSD-Braga.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares