Connect with us

Atualidade

Torres Vedras: Detido por posse de armas

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de fevereiro, pelas 17h00, em Torres Vedras, procedeu à detenção de um homem de 34 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de tráfico de estupefaciente e posse de arma proibida.

No decorrer da fiscalização a um estabelecimento comercial, os polícias encontraram produto suspeito de ser estupefaciente na posse do seu proprietário, mais concretamente, 91,5 doses individuais de cocaína, 4,92 doses individuais de haxixe e 71,81 gramas de liamba.

Posteriormente, foram realizadas diligências adicionais no estabelecimento, bem como na viatura e residência do suspeito, sendo possível apreender 1 espingarda calibre 12; 1 revólver calibre 38; 19 cartuchos calibre 12; 1 pistola antiga de municiamento pela boca; 2 navalhas; 1 punhal; 2 facas de cozinha; 1 balança de precisão; 1 x-ato; e 3 telemóveis.

O detido recolheu às salas de detenção do COMETLIS para ser presente no Tribunal Judicial da Comarca de Torres Vedras, a fim de ser ouvido em 1º interrogatório judicial, sendo restituídos à liberdade com termo de identidade e residência.

Foto: PSP.

Atualidade

Barcelos: Município lança Cartão Jovem no decorrer do 1º Fórum da Juventude

Publicado

on

O Município de Barcelos aproveitou o 1º Fórum da Juventude, realizado na passada sexta-feira à noite, para apresentar o novo Cartão Jovem. A partir de agora, os jovens barcelenses, entre os 12 e os 29 anos, já podem usufruir de um conjunto alargado de vantagens que potenciam a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto e o fitness, a cultura, a educação, a ocupação de tempos livres, o lazer e o bem-estar, as tecnologias de informação, entre outras. 

A adesão dos jovens a este cartão é gratuita e acontece de forma digital sobre o formato de uma aplicação de telemóvel. Se estás interessado, inscreve-te aqui.

O Cartão Jovem Municipal tem a particularidade de poder ser utilizado não só no concelho de Barcelos como em todo o país e restantes territórios europeus. Ainda em início de lançamento, já há 50 empresas que aderiram a este projeto, havendo muitas mais que já manifestaram interesse em aderir a esta iniciativa.

O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card), proporcionando aos seus titulares mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4 000 são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas.

A cerimónia de assinatura deste protocolo entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Movijovem realizou-se na passada sexta-feira, no âmbito do 1º Fórum da Juventude de Barcelos, e contou com a presença da Vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, e do Vice-Presidente da Movijovem, Tiago Rego.

Na ocasião, Tiago Rego congratulou o Município de Barcelos por se associar a esta rede, afirmando “o desafio está feito, o convite é claro e resta-me agradecer ao Município por se ter juntado a nós, um município sem sombra de dúvidas – virado para a juventude”.

Por seu lado, Mariana Carvalho, Vereadora da Juventude, referiu “este é mais um passo que damos na valorização de políticas públicas para a juventude do nosso concelho. Ao mesmo tempo em que se dinamiza o comércio local, fomentando a aquisição de bens pelos jovens, criamos parcerias fantásticas que irão promover o nosso território e o que de melhor temos no concelho para oferecer”. Mariana Carvalho finalizou lembrando que, com este Cartão Jovem Municipal, “passamos a integrar uma vasta rede de apoios aos jovens”.

1º Fórum da Juventude

Contando com cerca de 70 participantes, o 1º Fórum da Juventude constituiu uma excelente oportunidade para que os jovens do concelho avançassem e discutissem propostas inovadoras para incluir no Plano Municipal da Juventude de Barcelos.

O tema global do Fórum versava a Emancipação Jovem – A Fixação dos Jovens em Barcelos, procurando perceber como a Câmara Municipal pode contribuir para a fixação de jovens no concelho de Barcelos.

1º Fórum da Juventude de Barcelos

Estando presente a Vereadora, Mariana Carvalho, o Diretor Regional do IPDJ, Vítor Baltazar Dias, e o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, André Cardoso, os participantes distribuíram-se por 8 temas de discussão: Cidadania e Voluntariado, Estilos de Vida Saudável, Direitos Humanos, Saúde Mental, Emprego e Inovação, Educação e Formação, Cultura e Criatividade, Diversão e Comunidade.

No final da noite, houve tempo para a apresentação das conclusões, pelos porta-vozes de cada uma das mesas, seguindo-se, como já foi referido, o lançamento do Cartão Jovem Municipal de Barcelos.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “Beethoven no Feminino”

Com direção de Teresa Riveiro Böhm

Publicado

on

O protagonismo das mulheres na música de tradição clássica foi diminuto durante séculos. Sabe-se que tal nunca se deveu a falta de talento ou aptidão, antes a condicionamentos de ordem social, moral e política.

A este respeito, o século XX trouxe mudanças extraordinárias, em muitas áreas. Curiosamente, a música clássica é hoje exemplo interessante, em matéria de representatividade de género. Assim acontece neste programa.

Num diálogo com a Sétima Sinfonia de Beethoven, a Orquestra Metropolitana de Lisboa leva a palco a maestrina Teresa Riveiro Böhm para interpretar uma recriação da célebre melodia do segundo andamento daquela sinfonia, com assinatura da compositora sueca Britta Byström. A flautista Janete Santos junta-se em palco para tocar um Concerto que Anne Victorino d’Almeida compôs também na década passada.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “Beethoven no Feminino”, dirigida pela maestrina Teresa Riveiro Böhm, acompanhada pela flautista Janete Santos.

Apresentarão A Walk to Beethoven, de Britta Byström; Concerto para Flauta e Cordas, de Anne Victorino d’Almeida; e Sinfonia N.º 7, de Ludwig van Beethoven.

O concerto decorrerá dia 17 de março, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA. Adquira os bilhetes aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Distrito de Lisboa: Fiscalização de licenças de uso e porte de arma resulta em apreensões

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures e com a colaboração do Núcleo de Armas e Explosivos, executou nos dias 13, 14 e 17 de fevereiro, nas zonas de Odivelas, Portela de Sacavém e Camarate, um conjunto de operações de fiscalização de proprietários de armas de fogo que visaram a deteção e apreensão de armas que se encontravam em situação irregular.

No âmbito destas operações, foram fiscalizados oito proprietários de armas de fogo, resultando na elaboração de oito autos de notícia por contraordenação e a apreensão de 3 espingardas semiautomáticas de calibre 12; 5 espingardas de canos sobrepostos de calibre 12; 1 carabina de 9mm; 2 espingardas de canos justapostos de calibre 12; e 1 pistola de calibre .22, afeta a tiro desportivo.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas