Connect with us

Atualidade

St. Dominic’s International School Portugal é referência nacional no diploma International Baccalaureate

Com uma longa tradição no ensino internacional, o St. Dominic’s recebeu o primeiro encontro ibero-americano do International Baccalaureate

Publicado

on

O colégio internacional foi, recentemente, o anfitrião do primeiro encontro ibero-americano do International Baccalaureate. A estreia deste evento assinala e consolida o papel fundamental que a St. Dominic’s International School tem na aplicação deste diploma. Com quase 30 anos de experiência e uma taxa de sucesso no Diploma que ronda os 35 pontos absolutos – sendo que a média internacional se situa nos 32 pontos, esta instituição de ensino é hoje uma das principais referências e um caso de sucesso único em Portugal.

Criado em 1968, o diploma IB foi estabelecido como uma alternativa para oferecer uma educação mais desafiante e abrangente, que capacitasse os alunos a entenderem e a gerirem as complexidades do mundo, e ao mesmo tempo dotá-los de ferramentas e atitudes para conseguirem agir e contribuir de forma responsável para o futuro. Na base deste ensino, entende-se que as pessoas que estão equipadas para fazer um mundo mais justo e pacífico precisam de uma educação que ultrapassa fronteiras disciplinares, culturais, nacionais e geográficas.

Em Portugal, são cada vez mais as instituições de ensino que consideram oferecer este diploma aos seus alunos. Dados apontam que este é um curriculum não só enriquecedor em termos académicos, como também no desenvolvimento de competências e soft skills humanas, cada vez mais necessárias num mundo que se quer global. Para a grande maioria dos encarregados de educação, esta é uma forma dos seus educandos evoluírem e acompanharem um mundo em constante mutação, podendo até concluir os seus estudos em instituições de ensino de prestígio, fora ou dentro de Portugal. São já vários os estudos provenientes de Oxford University e Cambridge University que indicam o alto nível de preparação com que os alunos chegam ao ensino superior. Ao todo, existem no país 14 escolas que oferecem o diploma IB, sendo que apenas três oferecem o programa em todos os ciclos; St. Dominic’s é uma delas.

O evento contou com a presença de Maripé Menéndez, Head of Development and Recognition IberoAmerica do IBO, e Maripaz Aguilera, Diploma Programme Coordinator; Rodrigo Queiroz, Presidente da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, e, ainda, com alguns dos principais colégios de ensino privado onde se aplica o diploma IB.

Para Stephen Blackburn, Diretor do St. Dominic’s, “este tem sido um caminho muito gratificante. Podermos estar hoje aqui reunidos com os nossos colegas e ver o impacto positivo que o IB tem a nível académico e pessoal nos nossos alunos, mostra-nos que o IB vai para além de um diploma, de um programa. O nosso foco são os nossos alunos, o seu desenvolvimento como um todo.”.

“A forma como aplicamos o IB é única. Aquilo que nos distingue das restantes instituições de ensino é o facto de sermos inclusivos. Não excluímos ninguém. Temos uma abordagem muito holística, não nos focamos apenas no aspeto académico, mas sim no indivíduo; ou seja, fazemos questão que os nossos alunos desenvolvam competências sociais, como o pensamento crítico, a comunicação, a resolução de conflitos/problemas, entre outras. Existe uma preocupação genuína em contribuir para o desenvolvimento de um aluno que se preocupa com o que há em seu redor, que seja ativo na sua comunidade, que se envolva em causas, que seja uma criança bondosa e que saiba refletir”, diz Catarina Formigo, Administração da St. Dominic’s International School.

Maripaz Aguilera, Diploma Programme Coordinator explica que “são vários os estudos de Oxford University e Cambridge University que indicam que os nossos alunos estão muitíssimo bem preparados para o futuro, e não estamos a falar apenas da componente académica. O desenvolvimento pessoal tem um papel muito importante. Para nós educadores e professores, é essencial conseguirmos um equilíbrio saudável. Estamos a falar de crianças entre os 3 e os 18 anos. A nossa abordagem e a forma como aplicamos o curriculum faz toda a diferença.”

Foto: SDIS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas